WhatsApp Business 2021: como utilizá-lo em prol da sua empresa
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WhatsApp Business 2021: como utilizá-lo em prol da sua empresa

Célio Fabiano
Célio Fabiano

Não é novidade que os clientes têm preferido se comunicar com as empresas de forma virtual. Por isso, contar com o WhatsApp Business se tornou uma necessidade para pequenos, médios e grandes negócios.

Atualmente, ele é um dos principais canais de comunicação entre as empresas e os clientes, principalmente devido à migração de muitos negócios para o ambiente digital, o que também é uma consequência direta das restrições causadas pela pandemia da COVID-19.

Neste artigo, vamos explicar o que é o WhatsApp Business, como você pode utilizá-lo para atender os consumidores e alavancar as suas vendas e quais são as suas principais vantagens. Continue a leitura para saber mais!

O que é o WhatsApp Business?

Hoje em dia é bem difícil encontrar uma pessoa que não tenha WhatsApp, né? Ele se tornou um importante canal de comunicação tanto para uso pessoal, quanto para  empresarial.

Nesse contexto, surgiu o WhatsApp Business, que é a versão comercial do aplicativo. Essa ferramenta de atendimento apresenta várias funcionalidades interessantes para as empresas, além de ter uma ótima aceitação por parte dos clientes.

O WhatsApp Business funciona da mesma forma que o WhatsApp comum. Logo, serve para que as pessoas possam se comunicar dentro do aplicativo.

No entanto, para as empresas, ele possibilita a inserção de catálogos, verificação de métricas, envio de mensagens automáticas, entre vários outros recursos bem interessantes.

Mas não basta baixar o aplicativo sem saber utilizá-lo da forma correta. Pensando em facilitar o seu aprendizado, a seguir, daremos algumas dicas sobre esse assunto.

Como usar o WhatsApp Business de forma estratégica?

Para que você consiga aumentar as suas vendas com o WhatsApp Business e, assim, conquistar e fidelizar mais clientes, é importante entender melhor como usar esse aplicativo. Veja as principais dicas logo abaixo!

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Tenha um número exclusivo para o WhatsApp Business

Você está pensando em usar o seu número pessoal para instalar o WhatsApp Business? Então é melhor mudar de ideia, porque isso pode atrapalhar mais do que ajudar.

O ideal é ter um número exclusivo para usá-lo. Dessa forma, você consegue ter mais organização, além de passar uma imagem mais profissional para o seu público.

Crie o perfil profissional

Um recurso interessante do WhatsApp Business é a possibilidade de inserir várias informações relevantes para os seus clientes.

Então, na hora de criar o perfil profissional no aplicativo, não deixe de incluir:

  • Foto de perfil;
  • Endereço físico, se houver;
  • Site oficial da empresa, caso exista;
  • Setor do negócio;
  • E-mail para contato;
  • Horários e dias de funcionamento.

Assim, os seus clientes vão conseguir encontrar informações importantes sobre a empresa de modo bem rápido, o que também ajuda a passar maior credibilidade.

Se você quiser, é possível inserir um catálogo com os produtos ou serviços da sua empresa. Esse é mais um recurso muito útil do aplicativo, que também facilita bastante a vida do seu cliente.

Isso é ainda mais importante, caso você não tenha um site e, por isso, não conta com um lugar para expor os seus produtos ou serviços. Então, invista nessa funcionalidade.

Para criar o catálogo, você precisa incluir cada item de forma individual, lembrando de colocar foto, preço, descrição do produto ou serviço e um link para a página dele no seu site, caso exista.

Desse modo, a venda fica muito mais dinâmica, já que o consumidor pode, rapidamente, escolher o item que desejar e já finalizar a compra.

Personalize mensagens de saudação e ausência

Vamos supor que uma pessoa tenha entrado em contato com você fora do horário de atendimento. Para não deixá-la “no vácuo”, você pode personalizar uma mensagem de ausência, inserindo a informação que deseja passar. Como por exemplo:

“Oi! Que bom que você mandou mensagem. Nosso horário de atendimento é de x a y, de segunda a sexta e de x a y, aos sábados. Não se preocupe, vamos  responder o mais rápido possível”.

Então, toda vez que alguém entrar em contato fora do horário, essa mensagem será exibida. O mesmo pode ser feito para mensagens de saudação dentro do horário comercial.

Com isso, os clientes não sentem que foram ignorados pela sua empresa. É importante lembrar que a velocidade é um assunto muito importante quando se trata de atendimento via WhatsApp.

Portanto, evite, ao máximo, demorar para responder um cliente que enviou alguma mensagem dentro do horário de funcionamento da sua empresa.

Fale a língua do seu público

Geralmente, via e-mail ou telefone temos a tendência de ser mais formais, não é mesmo? No entanto, pelo WhatsApp, é comum que a comunicação informal seja predominante.

Por isso, é fundamental conseguir identificar a linguagem usada pelo seu cliente e falar de “igual para igual”. Dessa forma, você consegue se aproximar dele e gerar maior conexão.

Sendo assim, crie um diálogo personalizado e amistoso, lembrando que isso não significa que você deve ignorar o profissionalismo necessário nessa comunicação.

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Analise as métricas

Uma das funcionalidades mais relevantes para as empresas, é a possibilidade de analisar métricas dentro do WhatsApp Business.

Por meio dele, é possível ver relatórios sobre as conversas com os consumidores, nos quais constam a quantidade de mensagens enviadas, lidas, entregues, entre outros.

Essas métricas vão ajudar a sua empresa a identificar se as estratégias aplicadas dentro do WhatsApp estão sendo eficientes ou não, gerando insights importantes sobre a comunicação com os clientes.

Conte com um sistema Help Desk

Está achando confuso atender seus clientes através da ferramenta? Se você tem vários colaboradores focados no atendimento, como todos terão acesso a um único WhatsApp?

Se esse é o seu caso, você precisa de um sistema de Help Desk, que concentrará todos os atendimentos, incluindo os que chegarem via WhatsApp, em uma única plataforma, facilitando o fluxo.

Não conhece essa funcionalidade? Experimente gratuitamente o Desk Manager, um software de atendimento 100% brasileiro e super completo.

Benefícios de usar o WhatsApp Business

Como você pôde notar, o WhatsApp Business traz muitas vantagens para empresas que estão no ambiente digital. Com ele, o seu negócio é capaz de gerar leads mais qualificados, facilitando a conversão de vendas.

Nesse sentido, caso o aplicativo seja usado da maneira correta — como um verdadeiro sistema de atendimento ao cliente — você consegue alavancar as suas vendas, já que o atendimento e o catálogo on-line agilizam bastante todo esse processo.

Além disso, o WhatsApp Business permite que os seus colaboradores possam atender melhor os seus clientes, de forma mais humanizada e ágil, oferecendo também o suporte pós-venda, que é tão necessário para fidelizar os consumidores.

Portanto, o WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação muito importante para as empresas que desejam se aproximar do público e aprimorar o relacionamento com ele.

Se você quiser saber mais sobre o universo do WhatsApp Business, veja o nosso artigo sobre o WhatsApp Comercial e comece a utilizá-lo da forma correta.



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