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Vamos colaborar ou cooperar?

Muitas pessoas confundem os termos “cooperação” e “colaboração” no meio empresarial, já que elas não sabem que essas palavras representam algo diferente. A confusão é comum, pois há certa dificuldade em compreender a diferença e a relação entre ela. Mas não se preocupe, hoje nós iremos explicar todo o conceito de colaboração e cooperação, e o que esses termos estão relacionado às empresas.

Logo a seguir, você vai saber como funciona um meio cooperativo e um meio colaborativo, além de entender como eles estão ligados entre si. Ao final, mostraremos o diferencial de um funcionário cooperador e de um funcionário colaborador para que seja possível identificar qual é o melhor para e companhia. Vamos lá?

A importância dos ambientes colaborativos e cooperativos

Em uma empresa, um ambiente colaborativo proporciona ferramentas, processos e espaços físicos que favorecem a interação e integração entre as pessoas. Nesse ambiente, a área de trabalho não possui divisórias separando a equipe, o que permite um maior contato entre as pessoas que compartilham a mesma percepção das metas que precisam ser alcançadas. Os resultados são divididos igualmente entre todos.

A cooperação, por outro lado, está mais ligada à relação entre as pessoas. Quando há a cooperação entre os funcionários na empresa, eles conseguem ouvir uns aos outros, respeitar as ideias, compartilhar pensamentos e as decisões são realizadas em conjunto. Nesse ambiente cooperativo, todos os comportamentos são mostrados e aceitos por todos, formando-se um hábito comum que flui de maneira natural sendo compartilhado no âmbito geral.

Isso não significa que uma empresa precisa escolher entre um ambiente colaborativo ou cooperativo. São duas políticas complementares. No entanto, a cooperação vai além dos limites da organização, sendo levada para outros ambientes.

Funcionários colaborativos e cooperativos

De maneira simples, podemos definir o termo “colaborar” como “ajudar” e “auxiliar”, por exemplo. Nesse sentido, nas empresas, os funcionários são comumente chamados de colaboradores, ou seja, aqueles que as ajudam a conseguir os resultados desejados. No processo de colaboração, cada indivíduo contribui com o seu trabalho como parte do esforço para ajudar a equipe no geral. Não há a necessidade de haver discussão entre os envolvidos para se chegar nos resultados que a empresa necessita.

Quando esses funcionários colaboradores superam as metas estabelecidas pela companhia, são comprometidos com a instituição, são motivados e procuram sempre ir além daquilo o que é solicitado, gerando resultados excepcionais, eles passam a ser cooperadores. Um cooperador também trabalha em conjunto com mais indivíduos, envolvendo-se em uma correspondência recíproca para atingir um objetivo comum.

Como conseguir cooperadores?

Com essa explicação, fica fácil perceber que as empresas precisam ter funcionários que também sejam cooperadores em sua equipe. Para conseguir isso será necessário ter líderes dentro da companhia que estimulem a cooperação entre as pessoas.

Além disso, para transformar colaboradores em cooperadores, a comunicação entre as pessoas é essencial – sempre com ações que sejam fáceis de serem compreendidas. Os líderes que são bons comunicadores têm a facilidade de gerar cooperação à equipe, unindo ações, pensamentos e sentimentos das pessoas no geral.

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Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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