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Utilizando a Pesquisa de Satisfação para fidelização de Clientes!

Muitas empresas apresentam sérios problemas quando o assunto é fidelização de clientes. Por falta de conhecimento aprofundado de seu público-alvo ou mercado em que atuam, os gestores não conseguem implantar uma estratégia eficiente para solucionar esse impasse. No entanto, uma solução bastante prática como a pesquisa de satisfação poderá abrir novos horizontes para a organização superar a dificuldade e encantar muitos clientes. Entenda o processo a partir de agora!

Entenda a pesquisa de satisfação:

A fidelização de clientes pode ganhar destaque e gerar grandes resultados com uma ferramenta simples. A pesquisa de satisfação é uma estratégia e deve ser montada com cuidado objetivando o foco principal da necessidade enfrentada. Veja como você pode fazer a sua!

1. Identifique necessidades

Antes de iniciar a sua pesquisa de satisfação é preciso ter conhecimento profundo do produto ou serviço que oferece, o mercado em que atua, os consumidores e o seu público-alvo. Com esse horizonte expandido, você poderá identificar dificuldades enfrentadas para aliar estratégias que sirvam de soluções para todos.

Busque também encontrar dentro da empresa, quais são os possíveis gargalos que estão impedindo que a estratégia de fidelização de clientes tenha êxito. Pode ser o atendimento, alguma falha do produto ou serviço, meios de comunicação, a forma como se comunica com os clientes e muitas outras barreiras.

2. Elabore um questionário eficiente

É preciso muito cuidado na elaboração das perguntas que vão compor uma pesquisa de satisfação. As questões devem ser focadas para realizar o objetivo de encontrar as respostas certas que permitirão identificar as barreiras que impedem a construção de um relacionamento e confiança com o cliente.

Descubra qual a imagem que a sua empresa passa para eles, qual o valor percebido do produto ou serviço oferecido, o que eles gostariam de encontrar na sua organização para considerá-la favorita ou preferencial. As perguntas devem ser poucas e curtas, porém objetivas. Lembre-se que a intenção aqui não é identificar necessidades do cliente, mas a dificuldade que ele tem de se aproximar da sua empresa.

3. Desenvolva um plano de ação

Nesse momento, a pesquisa de satisfação se torna definitivamente uma ferramenta muito eficiente para a fidelização de clientes. Com os dados coletados, você pode manipulá-los para gerar informações determinantes que guiarão a estratégia rumo ao sucesso do negócio.

Localize problemas incomuns mencionados na pesquisa e desenvolva um plano estratégico de ação voltado para a solução desses problemas. Assim, o cliente poderá mudar a forma como enxerga a empresa e se aproximar com maior facilidade devido à confiança que será restabelecida.

4. Utilize ferramentas de apoio

Outro fator muito importante a ser considerado na hora de utilizar a pesquisa de satisfação como estratégia para a fidelização de clientes é a utilização de uma ferramenta de apoio, que será fundamental para organizar os dados coletados e apresentar as informações necessárias de forma prática e coerente.

Resultados melhores e muito mais rápidos podem ser obtidos utilizando uma ferramenta da Desk Manager, que apresenta a opção de desenvolvimento de pesquisa de satisfação para otimizar a estratégia e trazer resultados satisfatórios para a empresa.

Quando desenvolvida com ajuda profissional, a pesquisa de satisfação tende a ser considerada uma estratégia de fidelização de clientes ainda mais eficiente.

Agora, gostaríamos de saber. Você já fez pesquisa de satisfação em algum momento? Compartilhe a sua experiência com agente!

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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