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Como o user onboarding gera valor e auxilia no sucesso do cliente

Muitas empresas realizam diversas estratégias visando alcançar novos clientes e fazer o seu produto ser conhecido por mais pessoas. Nessa tentativa, sem user onboarding alguns produtos lançados virtualmente acabam chegando até o possível cliente sem nenhuma instrução.

O user onboarding tem sido amplamente utilizado em empresas de SaaS, Software as a Service, com o objetivo de amparar o cliente no início do contato com o seu produto e prepará-lo para atingir o sucesso.

Para continuarmos nosso artigo vamos, primeiramente, entender melhor alguns conceitos essenciais.

Saiba agora o que é user onboarding

O recém criado termo user onboarding faz referência ao processo de aumentar a percepção do valor de um produto pelo usuário ainda mesmo em seu primeiro contato.

Muitas vezes algumas empresas vivenciam a desagradável queda no número de clientes que passam por toda a sua jornada de compra no funil de vendas.

O cliente tem o conhecimento do produto oferecido, essa é a primeira etapa do funil, ele identifica que tem um problema, mas pode nem considerar o seu produto como solução.

Podemos entender o user onboarding em softwares pensando em uma loja física.

Quando queremos consumir algo e nos deslocamos até uma loja pela primeira vez, não saberemos onde está a sessão que desejamos, o lugar que o produto está localizado, nem aonde realizar o pagamento.

Precisamos de um mínimo de orientação para atingir nosso objetivo de compra.

Além do mínimo necessário, receber essa atenção faz com que nos sintamos mais confortáveis em investir em nosso relacionamento com a loja, que será inevitável.

Portanto, user onboarding é justamente uma introdução das possibilidades de uso que o usuário tem em um software logo em seu primeiro contato com o mesmo.

O seu serviço é algo completamente novo para o seu futuro cliente. Ainda que ele esteja familiarizado com o tipo de software, ele não conhece a plataforma da sua empresa.

Por isso o user onboarding é tão importante. Para guiar o usuário durante o seu primeiro contato e tornar essa experiência agradável fazendo com que ele continue na sua jornada de compra.

Boas práticas de user onboarding

Algumas empresas até utilizam user onboarding, mas sem ter um processo bem definido e acabam perdendo clientes como se não utilizassem essa prática.

Por esse motivo é essencial ter um user onboarding estruturado e eficaz. Como fazer isso? Daremos 6 dicas a seguir.

  • Faça ser fácil desde o início

No mundo de hoje as pessoas gostam de praticidade. É importante para o cliente que a entrada inicial no seu software seja simples.

Caso contrário, você pode sofrer com a perda de clientes logo no início do contato. Saiba exatamente o que você precisa do seu cliente para não fazer perguntas desnecessárias.

  • Tenha um CTA atrativo

Call to action, CTA, é o convite feito ao leitor para que o mesmo realize alguma ação.

Ele pode estar presente em diversas partes do seu processo de user onboarding convidando o leitor para interação e auxiliando a guiá-lo de forma mais clara.

  • Reduza o tempo

Como dito anteriormente, as pessoas prezam pela praticidade. Além disso, algumas não se sentem confortáveis informando muitos dados logo de cara.

O log-in social, vinculado a uma rede que o seu usuário já possui, é uma saída eficaz para essa questão. Não é necessário mais dados do que aqueles que você já tem em rede e é mais rápido.

  • Faça as boas vindas adequadamente

Quando entramos em um lugar, seja físico ou virtual, gostamos de ser acolhidos. Por isso, seja cordial na recepção.

Uma maneira de realizar essas boas vindas é através de um e-mail simples, receptivo e que ofereça um direcionamento a mais, caso necessário ou desejado.

  • Ofereça conteúdo

O cliente está conhecendo o seu software e nesse momento, oferecer conteúdo é importante por demonstrar conhecimento a respeito do que é oferecido.

Essa prática passa segurança, além de tornar a sua plataforma mais interessante pela geração de valor que o conteúdo traz.

Até aqui já deu para entender que o user onboarding é sobre guiar o cliente diante das funcionalidades do seu software. O que é muito importante.

User onboarding e o sucesso do cliente

Para entendermos a relação entre esses dois termos, precisamos entender o conceito por trás deles. Já sabemos mais sobre o user onboarding, mas e o sucesso do cliente?

O sucesso do cliente, em poucas palavras, é a priorização das metas dos clientes pela sua empresa. Para que, ao alcançá-las, a sua empresa também tenha sucesso.

Se o seu cliente está bem, você está bem. Essa é uma premissa que nunca mudará.

No sucesso do cliente, o foco é nele. As ferramentas utilizadas vão auxiliar a sua empresa a manter o cliente satisfeito tendo os seus objetivos cumpridos.

O user onboarding vai ser parte essencial para o sucesso do seu cliente. Através desse guia que mostrará o caminho para a melhor utilização das funcionalidades do seu software, o seu cliente fará maior proveito delas.

Fazendo maior proveito dessas funcionalidades , o cliente irá usufruir de todos os benefícios que o seu serviço oferece, o que auxiliará diretamente a atingir os seus objetivos.

Atingindo os seus objetivos através do user onboarding proporcionado pelo seu software, o seu cliente se tornará um promotor que vai falar bem do seu negócio e indicá-lo para amigos e familiares.

Sem o user onboarding, o cliente pode ficar perdido na sua plataforma, o que faz com que ele não compre o seu produto pela falta de percepção de valor no mesmo, e ainda atue como detrator.

Com o user onboarding, o cliente tem uma experiência agradável com o seu serviço, além de conhecê-lo melhor, o que contribui para a sua conversão e fidelização.

Como exemplo de empresas de user onboarding, temos a Conpass. Que é uma empresa que disponibiliza serviços de user boarding para gerar valor ao seu produto e contribuir para o sucesso do seu cliente e, consequentemente, seu também.

E pra você entender ainda mais sobre o que é user onboarding o CEO do Conpass, Ivan Biava, gravou um exclusivo para o Desk Manager.

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Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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