/ Gestão

Um bom gestor deve ser também um bom ouvinte

Além de uma boa comunicação e relacionamento com clientes, gestores precisam manter a equipe unida. Talvez a melhor forma de fazer isso é melhorando a comunicação e percebendo o que os colaboradores estão sentindo. Ou seja, observar o ambiente para depois falar de maneira apropriada, controlar as emoções, falar de maneira clara, não tagarelar ou falar demais, mas principalmente saber ouvir.

A empatia é uma qualidade que um bom gestor precisa aprimorar. Colocando-se no lugar de cada colaborador e sabendo ouvir seus anseios e problemas, gerir uma equipe fica muito mais fácil e prazeroso. Lembre-se que você é a ponte entre os executivos da empresa e o corpo técnico. Abaixo, separamos algumas dicas de como o gestor pode melhorar a comunicação com a equipe.

5 dicas para melhorar a comunicação

1. Saiba ouvir e dialogar

Como já falamos acima, saber ouvir é a chave para uma comunicação eficaz e sem obstáculos ou ruídos. Por meio do diálogo aberto, o gestor consegue influenciar seus colaboradores, seja com uma orientação básica sobre uma tarefa a ser cumprida, seja uma discussão sobre estratégias organizacionais. Para que o diálogo seja realmente aberto, os colaboradores precisam sentir que são atualizados sobre mudanças, status da empresa, progresso e planos futuros.

Você pode fazer esses comunicados por meio de reuniões, boletins, mural ou via e-mail. Para uma integração ainda maior, incentive comentários, opiniões, respostas, perguntas — deixe bem claro que todos têm voz e suas opiniões serão bem-vindas e analisadas. Sabendo que tem um papel fundamental no dia a dia da empresa, o colaborador tende a se comunicar mais e lutar pelo sucesso com mais vontade.

2. Fortaleça relações

Não se restrinja a melhorar a comunicação entre membros da mesma equipe. Estimule a interação e engajamento entre todos os colaboradores que trabalham na empresa. Quando as pessoas que trabalham na organização sentem que seus interesses são defendidos e levados em consideração pelo gestor, tornam-se mais propensas a se sentirem conectadas. Uma ideia para fortalecer as relações é criar oportunidades para os colaboradores se encontrarem fora da sede da empresa. Planeje uma festa de confraternização ou mesmo um happy hour após o expediente. Além de ajudar na criação de laços de companheirismo entre a equipe, esse tipo de ação pode facilitar o engajamento e uma comunicação mais forte e aberta.

3. Peça feedback

Você sabe se a equipe leu o comunicado lançado esta semana? Perguntou a eles o que acharam da proposta? O feedback pode ser usado para responder essas perguntas básicas e outras mais sensíveis. Faça perguntas e certifique-se de que os funcionários entenderam o conteúdo, deixando bem claro que existe mais um canal de comunicação para comentários ou dúvidas.

4. Motive

Saiba o que é importante para o seu pessoal e só depois pense em fatores, palavras e premiações motivadoras. Como nem todo mundo é motivado pelas mesmas coisas, é recomendado que o gestor motive cada colaborador individualmente a comparecer ao trabalho todos os dias não só por obrigação, mas pelo prazer de realizar um bom serviço e enfrentar desafios.

5. Seja amigável

Esqueça aquela postura de chefe mandão. Um gestor precisa ser um líder, visto como um aconselhador. Mas claro, não exagere. Gestores não são amigos dos colaboradores, mas alguém que eles admiram e respeitam. Há uma sutil, mas importante diferença entre ser amigável e ser amigo dos funcionários. Cuide para que essas relações profissionais não atrapalhem a tomada de decisão mais adequada para a empresa.

Em resumo, a falta de diálogo com a equipe pode ser a responsável por uma baixa produtividade e por comprometer bastante o desenvolvimento desses profissionais. Um gestor deve ser um bom ouvinte e entender os desejos e expectativas da equipe, onde pretende chegar, planos, erros da administração, diferença de opiniões sobre prioridades, etc.

Você já ouviu sua equipe hoje?

CTA-DM-3-1

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

Leia Mais