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Ticket médio: o que é, como calcular e como aumentar o seu valor

Você sabe o que é ticket médio? Quando falamos em atendimento, venda de produtos e prestação de serviços, sem dúvidas, essa é uma das métricas mais importantes que temos. E, como toda métrica, o ticket médio deve ser acompanhado constantemente.

O acompanhamento adequado das métricas da sua empresa é essencial para que se tenha um real entendimento de quais resultados o seu negócio está apresentando.

Sem as métricas, e a posterior análise das mesmas, seria impossível dizer, com precisão, quais são os pontos de melhoria no serviço que tem sido oferecido.

Assim, sem ter indicadores demonstrativos, você pode ter clientes insatisfeitos com o produto, com o serviço, até mesmo com o tratamento oferecido, e nunca saber.

Não fazer o acompanhamento das métricas da sua empresa é um erro muito grande : você não saberá, ao certo, se o seu negócio está conseguindo alcançar os objetivos e metas que foram traçados.

Nesse sentido, o ticket médio atua como um importante indicador do seu empreendimento, além de auxiliar na tomada de decisões e definição de novas estratégias de mercado.

Se você não sabe com certeza o que é ticket médio, não se preocupe. Aqui, iremos falar sobre esse conceito, explicar como o ticket médio deve ser calculado e como o seu valor pode ser aumentado.

Continue a leitura!

O que é ticket médio?

O ticket médio é muito falado em ambientes de negócio nos quais empreendedores procuram novas formas de fazer com que o seu produto, ou serviço, seja cada vez mais valorizado. Mas afinal, o que é ticket médio?

O ticket médio corresponde ao valor médio que cada cliente seu investe naquilo que você oferece dentro da sua empresa.

Não importa em qual ramo do mercado você atua: seja na prestação de serviços, na venda de mercadorias, em um espaço físico ou virtual. O ticket médio sempre poderá ser um indicador do seu negócio.

Essa métrica irá mostrar a você qual tem sido o valor médio que os seus clientes estão gastando dentro da sua empresa.

Dessa forma, você poderá saber se o seu público está desprendendo uma boa quantidade nos seus produtos, ou serviços, ou não.

Através do ticket médio, você pode avaliar as ações que a sua empresa está tomando e como o mercado está reagindo a elas.

Será que o seu público está aderindo à ideia agregada ao que você está oferecendo? Será que o valor de venda está elevado em relação ao que os seus clientes estão dispostos a pagar?

O ticket médio será um norteador para todas essas questões. A análise de seu resultado irá responder a essas e muitas outras perguntas com as quais nos deparamos ao administrar uma empresa.

Viu? Não tem mistério. O ticket médio é o cálculo encontrado do valor médio que cada um dos seus clientes gasta no seu empreendimento.

Logo a seguir, iremos mostrar como calcular o seu ticket médio e, assim, o entendimento desta métrica será bem mais facilitado.

Aprenda a calcular o seu ticket médio

Nesse momento, iremos ensinar a você como calcular o ticket médio do seu empreendimento. Você verá que, assim como o conceito dessa métrica, o seu cálculo não é nada complicado.

Esse é mais um motivo que faz essa métrica ser tão simples e eficaz e, por isso, você não pode deixar de utilizá-la dentro do seu negócio.

Existem duas maneira de calcular o ticket médio da sua empresa.

  1. Ticket médio = faturamento bruto da empresa em R$ / volume de vendas
  2. Ticket médio = total de vendas em R$ / número de clientes

A segunda forma de calcular o ticket médio é a mais usual.

Vamos pensar em um exemplo mais prático para que você entenda ainda melhor como calcular o seu ticket médio.

Vamos supor que você teve um valor de vendas, no mês vigente, de R$ 25.000,00. Em contrapartida, esse valor foi o resultado das compras de 75 clientes.

Dessa forma, utilizando a segunda maneira de calcular o ticket médio, o valor do seu ticket médio será 25.000/75. Ou seja, R$ 333,33.

Quando falamos nessa métrica, não podemos determinar um valor ideal de maneira negligente. O valor ideal de um ticket médio dependerá de qual tipo de atividade a sua empresa desempenha.

Logo, o ticket médio na faixa de R$ 333,33 pode ser um valor positivo, ou negativo. Tudo irá depender do tipo de atividade exercida, do segmento no qual a empresa está inserida, dos objetivos e metas da mesma.

Dessa forma, para que você tenha consciência do seu ticket médio, se ele é bom ou não, é preciso conhecer o seu mercado e ter, com clareza, os seus objetivos definidos.

É comum uma empresa realizar o cálculo do seu ticket médio e não gostar do seu resultado encontrado.

Para mudar esse cenário, a empresa, então, tentará aumentar o valor do seu ticket médio.

Como fazer isso? Essa é uma das grandes perguntas feitas por quem utiliza tal métrica e, hoje, nós iremos te mostrar algumas formas de fazer com o que o valor do seu ticket médio aumente.

Saiba como aumentar o seu ticket médio

Assim como a definição de um ticket médio ideal, a maneira pela qual você tentará aumentar esse valor dependerá de diferentes fatores, sendo o principal deles a sua realidade específica, o mercado com o qual você trabalha e o seu público.

Contudo, existem algumas atitudes que podem ser analisadas de maneira mais genéricas e são elas que iremos apresentar a você. Continue a leitura!

Agregue valor ao seu produto ou serviço

Agregar mais valor ao que você oferece aos clientes é um dos aspectos mais importantes quando falamos em ticket médio.

É necessário que você mostre ao cliente que aquilo que você está oferecendo é único. Ele precisa entender que o seu produto, ou serviço, é indispensável para ele.

É necessário que o cliente acredite na qualidade do que está sendo oferecido e enxergue o seu serviço como a solução para o que ele precisa.

Vender uma solução é muito mais atrativo e, dessa forma, o cliente entenderá o valor do seu produto.

Quando o cliente enxerga valor no seu produto, dificilmente, ele irá contestar o preço do mesmo. E, dessa forma, você aumentará o seu ticket médio com facilidade.

Ofereça diferentes possibilidades e seja mais flexível

Ser mais flexível com o seu serviço é uma prática que, com certeza, irá deixar o cliente mais satisfeito.

Em alguns momentos do nosso cotidiano, a flexibilidade é necessária. Seja na posição de cliente ou de empresa contratada.

Nesse sentido, caso o seu cliente solicite alguma alteração, até mesmo no seu portfólio, ou no processo de prestação de serviço, ou venda de um produto, considere essa solicitação. Não a descarte imediatamente.

Essa flexibilidade mostrará ao cliente que você, ou seja, a empresa, possui uma real preocupação com o que é melhor para ele.

Como consequência, o cliente ficará muito mais satisfeito, se tornando, assim, um cliente fiel da sua marca.

Realize um bom atendimento

Pode parecer que o atendimento não tem relação alguma com ticket médio, mas essa relação existe e é bem importante.

A maneira como o cliente é atendido interfere diferentemente na percepção que o mesmo possui da sua empresa. Logo, interfere, também, na decisão que ele terá em comprar o que você oferece ou não.

Para falarmos em aumento do seu ticket médio, precisamos falar da satisfação dos clientes.

Os seus clientes encontram o que precisam quando procuram a sua empresa? Eles ficam de fato satisfeitos ou irão preferir comprar com o seu concorrente?

Buscar maneiras de aumentar o ticket médio é essencial para aumentar as vendas e, consequentemente, aumentar a margem de lucro do seu negócio.

E para que o aumento do ticket médio seja possível, uma premissa básica é oferecer um bom atendimento. Para te auxiliar nessa competência, nós temos um e-book que irá te ensinar os passos práticos para o bom gerenciamento de uma equipe de atendimento. Para adquiri-lo, basta clicar aqui.

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Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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