O técnico de suporte de campo é um profissional de TI de extrema importância para o mercado nos dias de hoje. Sua importância se dá não somente para empresas dessa área, Tecnologia da Informação, mas para qualquer empresa que faz uso de tecnologias.

Com as mudanças que permeiam nossa sociedade, sabemos que grande parte dos empreendimentos se encaixam nesse requisito devido à transformação digital.

O que você sabe sobre o técnico de suporte de campo? No artigo de hoje iremos te apresentar quem é esse profissional tão necessário nos dias de hoje. Continue a leitura para saber mais!

Ebook--O-guia-completo-para-gerenciar-uma-equipe-de-suporte-1

Quem é o técnico de suporte de campo?

Bom, para começarmos nossa conversa, é bom explicarmos quem é qualificado para ser um técnico de suporte de campo.

Para ser um técnico de suporte de campo  pode ser preferível (vista que estes profissionais têm mais afinidade com tecnologia) ter formação em Sistemas de Informação ou graduação em Informática.

Ainda, é possível que esse profissional possua formação em Engenharia da Computação ou Rede de Computadores.

Todos esses cursos oferecem a bagagem de conhecimento muito boa para que uma pessoa trabalhe como técnico de suporte de campo.

Esses são cursos de nível superior que graduam o profissional para que o mesmo esteja habilitado a trabalhar neste cargo com mais assertividade.

Contudo, é possível que sejam feitos outros cursos e outras especializações que também transmitem o conhecimento que um técnico de suporte de campo deve ter. Como exemplo podemos citar cursos técnicos de informática.

Para chegar ao cargo de técnico de suporte de campo, é usual que o profissional antes tenha, normalmente, atuado como Analista de Suporte, Técnico em Informática e/ou Analista de Suporte Técnico.

Então, o que faz um técnico de suporte de campo?

O técnico de suporte de campo é responsável por prestar todo o suporte necessário para os usuários que não podem ser ajudados remotamente, por exemplo, um computador que não liga, sem acesso a internet, ou qualquer outro tipo de atendimento que necessite de alguém presencialmente no local.

O dia a dia desse profissional consiste no atendimento de chamados para suporte em relação a falhas nos sistemas e hardwares utilizados ou, somente, orientações de como fazer o uso adequado do software em questão.

De maneira resumida, essa seria a principal função do técnico de suporte. Mas também podemos destacar outras funções igualmente importantes. Veja a seguir:

  • Atualização dos sistemas e softwares;
  • Manutenção dos softwares e hardwares dos usuários;
  • Instalação de sistemas operacionais;
  • Checagem dos sistemas (tanto do seu funcionamento normal, quanto de possíveis falhas e vulnerabilidades);
  • Realização de backups de arquivos e dados importantes para o próprio usuário e funcionamento do sistema.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Essas atividades do técnico de suporte de campo buscam garantir que os requisitos  utilizados pela operação estejam sempre performando da melhor maneira.

Sabemos que diversos dispositivos  podem apresentar falhas ou interrupções no funcionamento. O técnico de suporte de campo deve, justamente, garantir que esses problemas sejam mínimos e, quando forem inevitáveis, sejam solucionados o mais rápido possível.

Assim, podemos afirmar que o trabalho de um técnico de suporte de campo consiste em garantir o funcionamento pleno dos softwares e hardwares da empresa para a qual ele trabalha.

Se você já está acostumado com algumas nomenclaturas na área de TI, deve ter ouvido falar a respeito do analista de suporte, ou técnico de suporte.

Esses cargos possuem semelhanças com o técnico de suporte de campo, mas não são a mesma coisa. Você sabe qual a diferença entre esses profissionais? Se não, fique de olho que iremos te explicar logo a seguir.

Técnico de suporte de campo vs Analista de suporte

Basicamente, ambos profissionais irão desempenhar a mesma função de prezar pela infraestrutura de TI.

Entretanto, existe uma diferença primordial entre o técnico de suporte de campo e o analista de suporte.

O primeiro que citamos, realiza o suporte indo ao campo. Ou seja, ele vai até a empresa, até o usuário do sistema ou hardware, para realizar o suporte e solucionar a situação indesejada.

O analista de suporte também pode realizar o suporte presencialmente, mas isso não é comum. O mais comum que o suporte seja prestado de maneira remota.

Os analistas de suporte, usualmente, realizam atendimentos através de sistemas de controle de chamados, o que também conhecemos como sistemas de help desk.

Esse sistemas são responśaveis por receber chamados dos usuários, em que é realizado o registro do problema que estão enfrentando.

Quem recebe esse chamado, quem realiza o seu registro e abre um ticket de atendimento é o analista de suporte.

Por meio das ferramentas corretas, o analista tentará resolver essa situação de maneira remota.

Ainda, é possível destacarmos a existência de analistas de suporte de nível um e de nível dois. A diferenciação desses níveis se dá de acordo com o nível de dificuldade, ou complexidade, que o problema relatado no chamado apresenta.

Ebook--O-guia-completo-para-gerenciar-uma-equipe-de-suporte-1

Por que o técnico de suporte de campo é tão importante para o mercado de hoje?

Bom, até aqui, você pôde entender melhor o que faz um técnico de suporte de campo e qual a diferença desse profissional para um analista de suporte. Agora, queremos falar um pouco sobre a importância desse profissional para o mercado atual.

Como mencionamos no início, diversas são as empresas que fazem uso constante de tecnologias no seu dia a dia.

Uma empresa que depende de softwares ou hardwares próprios para o seu funcionamento, precisa oferecer boas condições de trabalho para os seus colaboradores.

Caso suas máquinas ou sistemas apresentem problemas de funcionamento, os seus colaboradores não poderão desenvolver suas atividades da melhor forma.

Assim sendo, é importante que empresas que se encaixam nesse cenário possuam o suporte de TI para situações indesejadas.

Ao contar com a ajuda do profissional de TI, os problemas relacionados ao uso de softwares, programas específicos e hardwares de uma empresa serão solucionados com maior agilidade.

Precisamos destacar que, em algumas situações, o suporte remoto pode não ser suficiente.

Ainda mais quando problemas são apresentados em relação aos hardwares, a visita de um técnico de suporte de campo será essencial.

Com o auxílio do técnico em campo, situações desse tipo podem ser facilmente solucionadas enquanto que com o suporte remoto isso poderia nem mesmo ser possível.

Portanto, a presença de um técnico de suporte de campo na sua equipe pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para se destacar no mercado e oferecer um atendimento de excelência.

Para a sua equipe de TI ser completa, melhor será contar com os dois profissionais que mencionamos nesse texto: o técnico de suporte de campo e o analista de suporte. Agora que você já conhece mais sobre o técnico de suporte de campo, que tal ficar por dentro de o que faz um bom analista de suporte? Confira nosso artigo sobre o assunto e forme a sua equipe de maneira completa para alcançar melhores resultados.

CTA-DM-2-6