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10 razões para oferecer suporte remoto aos seus clientes

Conectar-se com os clientes não significa que você precisa estar cara a cara. Os consultores muitas vezes podem agradar seus clientes e cuidar dos negócios por meio de suporte remoto.

Para consultores e profissionais de TI ajudarem vários clientes, o modelo padrão de visitas presenciais não só pode ser cansativo, como também pode se tornar caro e menos eficiente.

É por isso que adicionar suporte remoto às suas opções pode ser um benefício real para o seu negócio.

Seus clientes não apenas apreciarão as opções adicionais, mas também descobrirão que é bem mais conveniente e traz outras opções para o trabalho.

Se você ainda não está convencido, dê uma olhada nestes dez motivos pelos quais você deve começar a oferecer suporte remoto aos seus clientes.

1. Eficiência

Não há como evitar o fato de que, se você tiver que se dirigir a todos os clientes, estará gastando um tempo precioso (tempo que poderia ser faturável) no trânsito.

Otimizar o tempo de trabalho é um desejo de todos os empresários e, certamente, não vai ser gastando tempo no trânsito que isso vai acontecer.

Claro que você precisará explicar aos seus clientes como o suporte remoto funciona, mas na maioria das vezes isso é um processo indolor (obviamente, há aqueles clientes que simplesmente não entendem o que significa "abrir o seu navegador").

2. Custo efetivo

Fazer suporte remoto significa que você não está gastando com combustível ou adicionando desgaste ao seu veículo. Isso também significa menos chances de acidentes durante a condução e, portanto, taxas de seguro mais baratas.

O suporte remoto pode economizar seu orçamento de várias maneiras: permitindo que você almoce em casa, gaste menos com roupas e até pedágios.

3. Bem-estar ecológico

Mais uma vez voltamos ao uso do veículo.

Ao fazer o suporte remoto, você não está dirigindo. Quando não está dirigindo, você evita lançar ainda mais gases que potencializam o efeito estufa.

Ter uma pegada global mais verde pode ajudá-lo de várias maneiras. Primeiro, você economizará (como já havíamos dito). Em segundo lugar, sua reputação de ser um negócio com consciência ambiental o precederá — ajudando assim a conquistar mais clientes.

4. Facilidade no suporte

Quantas vezes você foi encontrar algum cliente e não conseguiu resolver o problema por falta de recurso?

Seja devido a um mau momento, falha na Internet ou qualquer outra coisa, há casos em que você chega ao local do cliente e percebe que seria melhor atendê-lo remotamente.

Quando surge essa ocasião, ela pode significar você trabalhando mais que o necessário para resolver um problema simples (ou pior, trabalhando sob uma pressão que você não precisa).

Evite isso oferecendo suporte remoto para os clientes sempre que possível.

5. Multitarefa

Quando você trabalha remotamente, pode fazer o maior número de trabalhos possíveis. É possível ter, por exemplo, seis sessões remotas ao mesmo tempo.

Se cada um desses compromissos levar uma hora para ser resolvido, serão necessárias seis horas faturáveis em uma hora.

Esse tipo de situação, é claro, deve ser tratado com cuidado. Você não pode "segurar" um cliente por uma hora quando o trabalho levaria muito menos tempo se você não tivesse mergulhado duas vezes.

Se tratado corretamente, o suporte remoto permite que você faça muito mais em menos tempo.

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6. Pós-expediente

O suporte remoto também permite que você trabalhe após o expediente. Isso, claro, não é para todos os casos. Mas há certas situações em que o trabalho após o expediente é a única maneira de fazer alguma coisa.

Para esses casos, você ficará feliz em oferecer suporte remoto.

Há numerosos casos em que cliente tem um problema, mas não pode parar para resolvê-lo durante o horário de trabalho. Para esses casos, o suporte remoto é a solução perfeita.

7. Home office

Por quê? E por que não? Trabalhar no seu próprio ritmo, em um ambiente seguro e conhecido, com a geladeira logo ali para quando bater aquela fome... o que há para não gostar?

É fato que quando se trabalha em um ambiente confortável, se trabalha melhor. A injeção de serviços remotos em seu modelo de negócios é a maneira mais fácil de fazer com que o modelo de trabalho home office funcione para você.

8. Resposta rápida

A diferença entre entrar em seu carro para chegar a um determinado local e discar um número de telefone pode ser crucial.

Isto é ainda mais crucial quando você está lidando com máquinas que falham ou clientes que exigem retorno imediato.

Seus clientes irão apreciar muito os tempos de contato super rápidos e você ficará feliz com a rápida resolução dos problemas. Todo mundo sai ganhando.

9. Ambiente controlado

Trabalhar em um ambiente que você pode controlar te ajuda a realizar seu trabalho da maneira mais eficiente possível. Você controle o ruído externo, a aparência do seu "escritório" e não precisa se preocupar com trânsito.

Ao trabalhar oferecendo suporte presencial, não há como controlar as variáveis.

Se você já fez algum suporte para um cliente de varejo, sabe que tentar fazer qualquer coisa dentro da empresa (especialmente durante o horário comercial) é quase impossível.

Ao trabalhar com suporte remoto, você não precisa se preocupar com os clientes dos seus clientes, que podem acabar atrapalhando o seu trabalho.

10. Menos intrusivo

Existem clientes que simplesmente não querem você lá. Há também clientes que você não quer estar por perto. Oferecer o suporte remoto evita essas situações desconfortáveis.

Você não terá que sentir como se estivesse atrapalhando o trabalho de alguém ou sendo indesejado (o que certamente não faz nada para tornar um trabalho mais eficiente).

Nem todo trabalho pode ser realizado remotamente. Lembre que o trabalho remoto depende de uma conexão de rede sólida, e deve ser bastante óbvio que haverá momentos em que você simplesmente terá que estar no local.

Mas quando você tem a escolha, trabalhar remotamente com certeza torna o trabalho mais fácil de várias maneiras.

Se você tiver a oportunidade de adicionar suporte remoto ao seu menu, experimente... você e seus clientes ficarão contentes por ter feito a adição.

Célio Fabiano

Célio Fabiano

Co-fo & CEO da Desk Manager, acelerado com grande experiência na área de TI e Negócios, atuando a mais de 20 anos no mercado. Co-Fo & CEO da Keruak Software

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