/ Gestão de Atendimento

Software para TI: os melhores sistemas para potencializar a gestão

Resultados melhores, produtividade elevada e uma equipe motivada. Esse é um cenário desejável por todo gestor de TI, mas nem sempre é fácil conseguir chegar a um lugar em que tudo isso acontece ao mesmo tempo. Para que isso seja possível, é importante contar com um software para TI que vá potencializar a sua gestão.

No cenário atual, as empresas de Tecnologia da Informação são constantemente buscadas por clientes e usuários de TI, visto que hoje em dia a tecnologia é essencial para nossas atividades.

O crescimento do setor é bom, mas exige mais cuidado por parte das empresas que lidam com uma demanda maior para que consigam manter a qualidade do serviço prestado.

Algumas empresas acabam vivenciando uma dificuldade em conciliar o aumento da demanda com as atividades cotidianas e, por consequência, deixam a desejar em alguns aspectos.

A fim de manter a qualidade, torna-se necessário desempenhar uma boa governança de TI.

Se você tem o costume de acompanhar o Blog da Desk Manager, você já deve ter visto o artigo que temos sobre governança: O que é governança de TI e qual a sua relevância para as organizações?

Nesse artigo, detalhamos o conceito, o diferenciamos da governança corporativa e ainda te ajudamos a implementar a governança de TI na sua empresa. Vale a leitura!

Ainda, queremos explicitar aqui as vantagens que uma boa governança em TI pode trazer, sendo ela essencial para o bom proveito de um software para TI:

  • Nível de segurança elevado;
  • Monitoramento do ambiente de TI;
  • Maior visibilidade de possíveis erros;
  • Otimização do tempo;
  • Otimização de outros setores como consequência;
  • Aumento da autonomia para tomada de decisões;
  • Possível redução de custos;
  • Aumento da produtividade.

Não deixe de ler nosso artigo sobre o assunto para se informar mais sobre governança de TI e implemente logo na sua empresa!

Falar em governança de TI significa entender a importância da gestão de ferramentas, recursos e soluções em TI.

Essas ferramentas constituem o uso de software para TI que pode ser muito benéfico para a organização.

Falando em software para TI, vamos listar alguns dos melhores sistemas que conhecemos que podem potencializar a sua gestão.

Confira a nossa lista de software para TI agora mesmo

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar diferentes objetivos, não é mesmo?

Por isso, saber usar o softwarempara TI certo é essencial para automatizar as tarefas, otimizar tempo e ainda lidar com as restrições orçamentárias que vão existir.

Nós queremos te ajudar a saber qual, ou até mesmo quais, software para TI vai se encaixar melhor com o seu negócio para que a sua equipe alcance aquele cenário do início do texto: resultados melhores, produtividade elevada e uma equipe motivada.

1. Rescue Time

O Rescue Timeé uma ferramenta muito eficaz para acompanhar a produtividade da equipe.

O software é capaz de realizar um monitoramento de onde se gasta mais tempo quando está no computador.

Através de uma análise do que foi acessado através do computador, o Rescue Time cria um relatório para informar quanto tempo foi gasto em casa site ou aplicativo.

Assim, é possível ter um panorama geral de como o tempo foi gasto no uso do computador.

2. Pipefy

A ferramenta Pipefy é uma plataforma de armazenamento em nuvem (plataforma cloud) que possibilita a gestão de processos de forma contínua e eficaz.

A ferramenta costuma ser utilizada em empresas de pequeno e médio porte, além de ter como objetivo maior organização e produtividade a partir da gestão de processos e tarefas recorrentes.

O Pipefy é uma solução semelhante ao conhecido Trello baseado no método Kanban, com a definição de prazos de entregas para melhor otimização da organização do processo.

3. Gantter

O Gantter é um recurso, bem popular, do Microsoft Project, que consiste na criação de gráficos, chamados de gráficos de Gantt.

Esse sistema de encadeamento possibilita ao usuário a definição de durações, dos recursos e requisitos necessários para o início ou término das atividades propostas.

É uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que lida com gerenciamento de projetos. Contudo, nem sempre é possível ter o Microsoft Project à disposição para uso.

Por isso, o Ganttervem como uma solução online que foi desenvolvida para a criação e visualização dos gráficos de Gantt.

4. Sistema de Chamados

Falando de gestão de TI, seria impossível não falar de um bom sistema de controle de chamados.

Para isso, apresentamos o software para TI da Desk Manager.

Um sistema de help deskque centraliza todos os processos relativos ao atendimento ao cliente em uma única plataforma.

Através do software para TI da Desk Manager é possível controlar todos os chamados que são recebidos de maneira simples e eficaz.

5. Screencast-O-Matic

Pensar em uma gestão de TI eficaz significa pensar também na capacitação da equipe.

Orientações em vídeo costumam dar muito mais resultado que tradicionais manuais e documentos em texto que ninguém tem o interesse e costume de ler.

Os vídeos são mais atrativos visualmente e auxiliam na memorização do que foi repassado.

Dessa forma, o Screencast-O-Maticé uma ferramenta que possibilita a criação gratuita e ilimitada de vídeos de até 15 minutos.

Com essa ferramenta não é preciso ter nenhuma expertise em fazer tutoriais ou produzir vídeos.

6. LastPass

Os profissionais de TI costumam lidar com um fluxo de informações e dados muito grande diariamente.

Normalmente, os profissionais de TI têm acesso a recursos a um nível administrativo que exige uma maior proteção.

Manter muitas senhas na nossa memória pode ser perigoso pela possibilidade de se fazer confusão com os dados ou até mesmo a ponto de se tornar previsível e facilitar a descoberta de alguma senha.

Por isso o LastPassé um software para TI que cria e armazena senhas confiáveis e pode ser muito útil para o profissional de TI.

7. Microsoft Security Essentials

Para finalizar, trazemos essa dica de software para TI direcionado para uso pessoal ou para empresas pequenas.

O Microsoft Security Essentials é responsável por providenciar proteção em tempo real ao seu computador.

Ele protege a sua máquina de possíveis vírus, malwares e outros softwares que podem ser danosos ao funcionamento do computador.

A nossa lista de software para TI busca oferecer soluções simples e eficazes para uma boa governança de TI, a fim de auxiliar a alavancar os resultados da sua empresa.

Contudo, se mesmo com o uso dessas ferramentas você não souber como gerenciar a sua equipe de suporte, nenhum software para TI poderá fazer um milagre para potencializar a sua gestão. Para saber como gerenciar de forma eficaz, adquira nossa e-book: Guia para Gerenciar Equipes de Suporte clicando aqui.

Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

Leia Mais