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Sistema de chamados gratuito: é mesmo vantajoso ter um?

Toda empresa, seja ela específica de TI (Tecnologia da Informação) ou que tenha uma área de TI com uma demanda consolidada, precisa realizar um bom controle de chamados para que o seu atendimento seja eficaz e satisfatório ao cliente. Para isso, muitas empresas acabam escolhendo um sistema de chamados gratuito.

Esse tipo de sistema busca proporcionar, de certa forma, os mesmos benefícios que um sistema de chamados contratado oferece.

O sistema de chamados gratuito é uma solução pela qual as empresas optam quando não querem, ou até mesmo quando não podem, por questões financeiras, contratar um sistema de Help Desk oferecido pelo mercado.

Este tipo de plataforma gratuita geralmente consiste em um conjunto de linhas de código aberto porque, dessa forma, cada empresa que adquirir esse tipo de sistema pode fazer a sua personalização de acordo com as suas particularidades.

Por isso, quando a empresa adota uma ferramenta gratuita, é necessário que a pessoa que cuidará da implantação do sistema tenha conhecimentos básicos de programação para desenvolver customizações e adaptá-lo às necessidades da operação.

Considerando isso, essa solução inicial pode se tornar um grande problema depois. E, assim, o que era barato acaba custando muito caro.

Será que o que um sistema de chamados gratuito promete é real?

A proposta que um sistema de chamados gratuito oferece é tentadora. Ter um controle de chamados sem custo algum?

Realmente é o sonho de qualquer pessoa que lida com a abertura e atendimento de chamados de TI.

Contudo, os desafios para se implantar e manter um sistema de chamados gratuito podem fazer com que o resultado não seja tão vantajoso.

Nós podemos afirmar: não é possível ter um bom sistema de controle de chamados sem ter custo algum.

É bem simples: se você não precisar investir em uma ferramenta pronta para gerenciar seus atendimentos e prestar um suporte de qualidade, precisará investir no tempo da equipe, que precisará implantar um sistema gratuito e que, muitas vezes, não dispõe de know how especializado para isso. Ou seja, sempre existirão investimentos.

Dessa forma, você garantirá que seus processos internos e de atendimento sejam de fato eficazes, trazendo resultados não apenas para a sua empresa, como também para o seu cliente e usuário de TI.

Confira os motivos que vão te fazer repensar em ter um sistema de chamados gratuito

Listamos para você alguns motivos que irão abrir os seus olhos e te fazer pensar duas vezes antes de optar por um sistema de chamados gratuito. Fique de olho.

1. Personalização do sistema

Em um primeiro momento, ter um sistema de chamados gratuito que pode ser personalizado parece uma proposta muito boa.

Mas quando paramos para pensar melhor, nós vamos enxergar alguns pontos interessantes que devem ser levados em consideração.

Para que a personalização seja feita, é necessário ter um bom programador para que faça o trabalho da melhor maneira.

Se você não tiver dentro do seu time de suporte técnico um bom programador, você terá que contratar um.

E toda a vantagem desse tipo de sistema era não gastar dinheiro, não é mesmo?

Mas suponhamos que você tem um programador, ele não é tão experimente, mas sabe o mínimo necessário para realizar o trabalho, então não será preciso contratar um programador.

Ainda assim, esse é um risco não muito favorável.

Se o programador não souber exatamente o que ele está fazendo, a sua programação poderá trazer prejuízos para o atendimento e processos da sua empresa.

Caso haja algum erro na programação do sistema de chamados gratuito, você pode não perceber no momento da personalização do sistema, mas perceberá depois quando as coisas não estiverem caminhando conforme o planejado.

2. Falta de suporte para o sistema de chamados gratuito

Outro motivo que vai te fazer repensar duas vezes a respeito do uso de um sistema de chamados gratuito é a falta de suporte que vem com ele.

Se você contrata um sistema de chamados de uma empresa especializada nisso, sempre que necessário, você contará com o suporte dessa equipe para qualquer problema.

Com o sistema de chamados gratuito, esse suporte simplesmente não existe. Logo, ao usar esse sistema, quando alguma dificuldade surgir, a sua equipe terá que se desdobrar para solucioná-la.

E isso nem sempre é o ideal. Em muitos casos, a equipe responsável pelo atendimento, pode não ter o conhecimento técnico aprofundado que é necessário para resolver alguma situação.

E, nesse caso, mais uma vez, a solução vai ser contratar alguém que saiba lidar com a situação. E, mais uma vez, o barato saiu caro.

3. Há necessidade de utilizar sistemas em conjunto

Mais uma desvantagem de um sistema de chamados gratuito é que, em diversos momentos, acaba sendo necessário utilizar outros sistemas em conjunto.

É comum um sistema de chamados gratuito não dar conta de tudo o que precisa ser feito e analisado quando falamos em um bom controle de chamados.

Assim, torna-se necessário somar recursos, dividir informações importantes em diferentes plataformas e ter mais de um sistema funcionando conjuntamente.

Como consequência, claramente, será fácil observar erros nas operações do dia a dia, o que pode prejudicar, e muito, o funcionamento da empresa como um todo e a imagem que os clientes possuem da mesma.

4. Um sistema de controle de chamados pago apresenta muitos benefícios

Ter um sistema de chamados gratuito, como já demonstramos nos pontos anteriores, pode trazer sérios problemas para a sua operação.

Além disso, vale pensar em todos os diferenciais que um sistema de chamados pago tem para te oferecer.

O sistema de controle de chamados daDesk Manager, por exemplo, traz inúmeras análises quantitativas que servirão como base para um estudo qualitativo do seu atendimento.

Ademais, com um sistema de chamados completo assim, geralmente, você não precisa contar com o auxílio extra de nenhum outro tipo de sistema. O que é muito vantajoso, tanto financeiramente falando, quanto ao se pensar em praticidade e otimização de tempo e resultados.

Ainda, podemos citar a grande vantagem de um suporte técnico eficaz em qualquer momento que você precisar.

Com um sistema de chamados pago as suas preocupações diminuem e você pode observar resultados cada vez melhores.

A sua equipe pode focar no mais importante, que é atender bem, e o sistema de chamados passa a ser apenas uma ferramenta usada para amplificar ainda mais este resultado.

Ter um sistema de chamados gratuito pode parecer uma boa opção em um primeiro momento. Mas quando você pensa com mais cuidado, as chances de você acabar precisando fazer outros investimentos indiretamente são altas.

Por esses motivos que te apresentamos hoje, reflita sobre a escolha de um sistema de chamados gratuito e, ainda, aproveite para testar o sistema de chamados da Desk Manager clicando aqui. Dê tranquilidade para o seu suporte!

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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