Sales Drive: aumente suas vendas com essa estratégia
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Sales Drive: aumente suas vendas com essa estratégia

Rafael Fialho Teixeira
Rafael Fialho Teixeira

Você já ouviu falar sobre Sales Drive? Sabe o que esse termo pode fazer pelo seu time e como pode impactar suas vendas?

A estratégia, fundamental para garantir foco e motivação, pode ser a virada de chave que sua empresa precisa para conseguir bater as metas de venda ao final de cada mês.

Certamente você já se encontrou em situações em que começou a se questionar: vamos atingir a meta dessa vez? Será que minha equipe está se entregando totalmente aos negócios? Todos estão 100% focados e motivados para realização das tarefas?

Essas dúvidas são muito frequentes na rotina de gestores de equipe, sobretudo do time de vendas, porque muitas vezes não se sentem seguros quanto ao desempenho dos colaboradores.

Afinal, sabemos que no mundo corporativo, com tantos  altos e baixos, manter a equipe comercial satisfeita pode ser um desafio. É por isso que hoje vamos falar sobre Sales Drive.

Chegou a hora de você entender algumas ações e estratégias que podem ser o grande diferencial para melhorar o número de vendas do negócio e ir além da meta. Vamos lá!

O que é Sales Drive?

Em português, na tradução literal, Sales Drive significa “motorista de vendas”. Um nome um pouco confuso, mas que se bem analisado, pode fazer muito sentido.

Basicamente, Sales Drive é o conjunto de estratégias que irá dirigir e conduzir o setor comercial para conseguir mais vendas.

Ou seja, caminhos adotados pela empresa para um desempenho melhor da equipe, mantendo-a 100% focada e envolvida com as atividades comerciais.

Parece incrível, certo? Mas sabemos que no mundo corporativo nem tudo são flores. Existem inúmeros motivos que podem dificultar o dia a dia da sua equipe e, consequentemente, trazer insatisfação, desinteresse e falta de foco.

E isso se torna um desafio ainda maior para você gestor, que precisa guiar o time para bater as metas estabelecidas.

Dentre as adversidades que você e seus colaboradores podem enfrentar diariamente, afetando assim o alcance dos objetivos, estão:

  • Falta de comunicação entre a liderança e o vendedor;
  • Ineficiência e desorganização nas estratégias traçadas;
  • Metas inalcançáveis;
  • Disputas maquiavélicas entre o time;
  • Falta de planejamento diário;
  • Prazos curtos;
  • Falta de ferramentas adequadas;
  • Falta de instruções e atividades sem clareza.

Apesar de sabermos que cada empresa é única e que nem todas passam pelos mesmos problemas, em algum momento, certamente, a sua irá esbarrar (caso já não tenha acontecido) em algum deles.

Então, para se prevenir, chegou a hora de descobrir como colocar a estratégia de Sales Drive em prática.

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4 dicas efetivas para melhorar suas vendas adotando o sales drive

Separamos algumas dicas essenciais e soluções práticas, para que seu time comercial possa atingir todas as metas daqui para frente. Salve esta lista!

1. Defina metas realistas

Toda a equipe comercial precisa de direcionamentos claros. Caso contrário, o time fica perdido e enfraquece as vendas da empresa.

Por isso, é fundamental que metas realistas sejam traçadas, para que os vendedores não desanimem. Apresente números para que elas se tornem concretas e possam ser alcançadas.

Veja alguns exemplos:

  • Defina uma meta de contatos com cliente, por vendedor;
  • Estipule datas de entrega, para as demandas que devem ser cumpridas;
  • Indique, em números, a expectativa de contratos fechados no mês.

2. Ofereça boas comissões e benefícios

Quando falamos em Sales Drive, a motivação da equipe é um dos pilares mais importantes para que a empresa ultrapasse metas.

Por isso, além do salário, bons benefícios e comissões podem ser grandes motivadores para um vendedor.

Porém, não basta oferecer vantagens que não estejam de acordo com o mercado. Isso porque a empresa pode acabar caindo em um quadro de rotatividade de funcionários.

Também é importante que esse comissionamento seja justo e satisfatório, para que o time comercial sinta que todo esforço e força de vendas está valendo a pena.

Premiações em casos de metas batidas em meses consecutivos ou um desempenho além do esperado, também podem ser boas estratégias. Invista em ações como:

  • Almoços com a diretoria, para fortalecer o relacionamento;
  • Vouchers para cinema, restaurantes, teatros e viagens;
  • Sorteios;
  • Bônus salarial e a tradicional participação nos lucros.

3. Disponibilize as ferramentas necessárias para trabalhar

Nada melhor para impulsionar as vendas do que ter um time comercial que esteja totalmente preparado para o dia a dia.

Se coloque no lugar do seu vendedor e imagine como, muitas vezes, fazer o controle mental de follow-ups ou anotá-lo em agendas pode dificultar o trabalho.

Nesse caso, uma ferramenta de CRM, por exemplo, poderia otimizar sua rotina.

Trabalhe o quanto for possível para que atrasos, estresse e desgaste não façam parte da rotina da sua equipe, e para que todos encontrem as ferramentas necessárias disponíveis, seja na empresa ou fora dela.

Alguns dispositivos e ações básicas, mas que podem fazer grande diferença em uma gestão estratégica de vendas são:

  • Celulares com acesso à internet e ligações ilimitadas;
  • Sistemas disponíveis para acesso remoto, como no caso de SaaS;
  • Em caso de reuniões presenciais ou rotina comercial de rua, disponibilizar meios de transporte ou custear os gastos para que o trabalho seja feito.

Uma boa prática de Sales Drive para times comerciais que trabalham presencialmente fora da empresa, por exemplo, é oferecer carros devidamente abastecidos e em bom estado de conservação.

Ou, até mesmo, ajudar com custos de abastecimento e manutenção, caso o colaborador utilize veículo próprio. Aliás, isso pode ser um grande diferencial para motivar o vendedor.

4. Faça treinamentos constantes

Para uma empresa obter bons resultados, além de um planejamento estratégico de vendas, é preciso capacitar e treinar os seus colaboradores.

Afinal, um time bem preparado com pessoas bem alinhadas é o sucesso de qualquer organização.

Por mais que o comercial seja muito atarefado e possua uma rotina repleta de demandas, experimente tirar alguns momentos para que a equipe possa, em conjunto ou individualmente, se atualizar sobre a empresa, área, novos produtos e novas habilidades.

Mas é necessário que esse desenvolvimento, quando parte de uma estratégia de Sales Drive, seja constante. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, 87% das pessoas esquecem o que aprenderam em um treinamento ao vivo em um prazo de um mês.

Isso significa que apenas investir em um treinamento anual não é o bastante. O estudo contínuo e frequente é fundamental para não apenas motivar colaboradores, mas ensinar e relembrar habilidades que podem impactar diretamente na receita da empresa.

Valorizar a equipe é o principal passo para uma estratégia de Sales Drive que traz resultado

Como foi possível observar no decorrer do conteúdo, o conjunto de diversas ações, desde as mais simples até as que necessitam de maiores investimentos, é o que torna o Sales Drive um verdadeiro impulsionador de vendas.

No entanto, sabemos que um time de alto impacto não é composto apenas por colaboradores, mas também por liderança e gestão de sucesso.

Nesse sentido, alguns passos são fundamentais para garantir um melhor gerenciamento de vendas:

  • Seja um incentivador de pessoas, elogie alguém quando o mesmo concluir uma tarefa exaustiva;
  • Reconheça os colaboradores que vestem a camisa da empresa e se entregam de corpo e alma para alcançar as metas definidas;
  • Abra espaço para ideias e sugestões. Colaboradores podem melhorar muito os processos das instituições;
  • Ofereça oportunidades de crescimento.

Assim, certamente, o resultado da estratégia de Sales Drive da sua empresa irá ultrapassar o objetivo inicial e a organização colherá frutos por longos anos.

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