Se os seus clientes não existissem, a sua empresa iria à falência, certo? Afinal, eles são componentes indissociáveis do seu negócio e merecem ser tratados da melhor maneira possível. Por isso, você precisa investir no relacionamento com cliente, o que pode ser feito de diferentes maneiras.

Esse cuidado ajuda não apenas a angariar e fidelizar novos consumidores como também manter os antigos. Logo, não negligencie a importância de adotar boas práticas de relação.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 3 dicas infalíveis que você pode adotar para a fidelização de clientes. Confira!

A importância do relacionamento com cliente

Construir uma parceria longa e de sucesso com o consumidor não é uma tarefa fácil, mas necessária caso a sua empresa queira continuar prosperando.

Isso porque você deve, diariamente, fortificar o seu relacionamento com cliente, o que só é possível com base na confiança.

No entanto, sabemos que, quando se trata de confiar no outro, a desconfiança logo aparece, então o que você precisa fazer é demonstrar a importância que o consumidor tem para a sua empresa e acompanhá-lo de perto.

Ao construir uma relação de qualidade com os seus clientes, você consegue aumentar o engajamento deles com a marca, além de promover a fidelização e a poupança de recursos, pois conquistar e manter os consumidores é mais barato que angariar novos.

O relacionamento com cliente também auxilia na identificação de falhas e pontos de melhoria na empresa, pois, ao ouvi-lo, é possível analisar quais serviços ou produtos estão deixando-os mais insatisfeitos e, com isso, investir no aprimoramento.

Desse modo, surgem novas oportunidades e nova visão de mercado ao entender o que os consumidores esperam de você. Por isso, o relacionamento com cliente deve ser tratado como prioridade na sua empresa.

3 práticas para fidelizar clientes

Como dissemos, construir um sólido relacionamento com cliente não é algo simples, pois requer bastante conhecimento.

Então, caso você não tenha muita noção sobre esse assunto, não se preocupe, pois elencamos 3 práticas que podem ser adotadas para fidelizar a clientela. Confira!

1. Entenda o consumidor 3.0

Você já ouviu falar no consumidor 3.0? Esse termo diz respeito ao cliente que está, principalmente, nos canais on-line.

Desse modo, não são mais os consumidores que vão até a sua empresa, mas ela que precisa ir até os clientes, vencer a concorrência e conquistá-los.

Esse novo perfil surgiu devido à popularização da Internet, que tornou o consumidor mais conectado e exigente. Por isso, ele espera ser atendido com agilidade e eficiência.

Atualmente, as redes sociais se tornam o principal portal de comunicação entre o cliente e a empresa, então o posicionamento da sua empresa no mundo virtual é fundamental para a construção desse relacionamento.

Nesse contexto, revela-se importante conhecer a fundo o perfil do consumidor 3.0. Basicamente, ele é um nativo da Internet que recebe ofertas a todo momento, priorizando sempre as suas preferências.

Contando com fácil acesso à informação, ele também pode compartilhar as suas opiniões com outros usuários.

Em geral, esse perfil conta com sete importantes características, que são:

  • altamente informado;
  • socialmente conectado;
  • confia na opinião de outros usuários;
  • sensível a preços;
  • procura gratificação instantânea;
  • autopromovem-se;
  • inconscientemente inseguro.

Então, para construir um relacionamento com cliente, é importante entender o seu novo perfil e conquistá-lo com base nessas características.

2. Tenha boas práticas de relacionamento

Para tratar o consumidor como ele merece, a sua empresa precisa adotar boas maneiras. Isso significa utilizar sempre a paciência, cordialidade, empatia e atenção.

Sendo assim, você precisa encará-lo como um ser humano e não como uma oportunidade de venda.

Desse modo, é importante colocar-se no lugar deles e pensar em como gostaria de ser tratado, quais são as suas reais necessidades, entendendo as suas demandas e ouvindo-as atentamente.

Isso é fundamental para que eles se sintam importantes para a empresa. Além disso, quanto à resolução de problemas, que pode ser um momento delicado por conta de estresse por parte do cliente, é necessário não ceder à impaciência.

É fundamental resolver a situação com agilidade e eficiência para que essa situação não prejudique a fidelização do consumidor.

Por último, dê atenção para os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Afinal, se você está oferecendo um produto ou serviço, deve focar na satisfação do cliente.

Ao ouvir a opinião dele, é possível descobrir se a empresa está caminhando na direção certa. Caso contrário, talvez seja a hora de elaborar novas estratégias.

Por isso, é fundamental ouvir o que os consumidores têm a dizer e, se necessário, pedir desculpas e pensar em possíveis soluções. Então, encare cada feedback como oportunidade de melhoria.

3. Utilize ferramentas para melhorar a qualidade do atendimento

Investir no relacionamento com cliente implica também em investir na qualidade do atendimento. Para isso, a tecnologia proporciona diferentes ferramentas que podem ser utilizadas.

Desse modo, é fundamental ter conhecimento sobre o CRM (Customer Relationship Management), um software que auxilia as empresas a gerenciar e otimizar o relacionamento com cliente, possibilitando um atendimento personalizado ao ter registrado cada detalhe do consumidor.

Sendo assim, ele armazena os dados, criando um histórico de relacionamento com cliente, facilitando que a equipe de vendas, por exemplo, entenda as suas necessidades e ofereça a oferta ideal para aquele momento.

Além disso, o CRM também ajuda na captação de novos clientes, pois consegue prever e antecipar tendências e necessidades de possíveis consumidores, mostrando também os canais mais eficientes para alcançá-los.

Por meio desse software, é possível registrar diversos itens, como compras de clientes, bate-papo, chamados, e-mails, entre outros, então nenhuma informação ficará de fora na hora do atendimento.

Além do CRM, existem outras ferramentas que podem ser adotadas para aprimorar o atendimento, como o sistema de controle de chamados, permitindo que o cliente, ao desejar tirar alguma dúvida ou necessitar de uma ajuda, abra um chamado em vez de ligar para a empresa. Esse processo é altamente benéfico, pois apresenta:

  • automatização dos processos;
  • base de conhecimento;
  • aumento no número de clientes;
  • facilidade de comunicação;
  • organização;
  • redução de custos.

Desse modo, você pode usar a tecnologia a seu favor para promover um atendimento de qualidade. Por isso, não abra mão dessas ferramentas na hora de investir no relacionamento com cliente.

Com as dicas comentadas acima, você já tem uma base sólida para conseguir a fidelização dos consumidores e construir o relacionamento com cliente da maneira adequada. Para promover um cuidado ainda melhor, saiba como oferecer um atendimento personalizado clicando aqui!