/ Case de Sucesso

Pós-vendas: o que é e como utilizá-lo para fidelizar clientes

Você pode não entender muito de pós-venda, mas certamente já ouviu alguma vez na vida a seguinte frase: é mais barato conseguir que os clientes atuais façam uma nova compra do que encontrar novos clientes.

Após fechar uma venda, o trabalho deve sempre continuar. A venda de produtos e serviços muitas vezes envolve a responsabilidade de fornecer um serviço pós-venda, o que é muito importante para os usuários.

Um bom pós-venda não só ajudará a manter seus clientes atuais, como poderá até mesmo fornecer novos.

Neste artigo, vamos te explicar o que é pós-venda e te mostrar como isso poderá te ajudar no processo de fidelização de clientes.

O que é pós-venda?

Explicando de maneira simples: pós-venda é tudo o que você faz para satisfazer ainda mais seu cliente após vender um produto ou serviço.

É uma coleção de atividades que as empresas usam para aumentar as chances daquele mesmo cliente repetir a compra, aumentando assim a lucratividade de cada cliente existente.

As estratégias de pós-venda permitem fornecer e extrair mais valor da sua base de clientes. Você quer garantir que os clientes que trabalhou tanto para adquirir permaneçam com você e continuem obtendo valor com os seus produtos.

Em suma, a aquisição cria uma base de clientes, enquanto sua estratégia de pós-venda é como você maximiza a receita de cada um.

Como utilizar o pós-venda para fidelizar clientes?

Sabemos que ter um exército de seguidores da marca, fiéis e dispostos a continuar gastando com aquela marca específica, mesmo que ela seja mais cara, é o sonho de todo empreendedor.

Para isso, o pós-venda pode ser um grande aliado!

Vamos te mostrar agora algumas estratégias de pós-venda que ajudam — e muito — na fidelização de clientes.

Ligue para descobrir se as coisas estão indo bem

Será um ato agradável de cortesia e fornecerá informações valiosas.

Permita que o tempo passe e entre em contato com seus clientes para perguntar como eles estão indo com seus produtos ou serviços. Isso causará uma boa impressão e fornecerá informações úteis para ajudá-lo a progredir.

É melhor que seja feito por alguém que já tenha tido algum contato anterior com o cliente, por exemplo, a pessoa que estava encarregada da venda; isso gerará mais proximidade.

Ofereça conselhos

Vender camas para cães não é o mesmo que vender componentes para a Estação Espacial Internacional, certo? Se o seu produto exigir, o aconselhamento especializado será um dos valores agregados mais apreciados pelos usuários.

Há muitas maneiras de oferecê-lo, dependendo das necessidades do produto. Você pode oferecer cursos, por exemplo. Ou você pode criar tutoriais de uso. Ou faça uma boa lista com as Perguntas Frequentes (FAQ). Ou, até mesmo, responder a perguntas técnicas em redes sociais ou fóruns pode ser uma boa. Tudo gira em torno de como ajudar seus clientes a usarem seus produtos e extraírem o máximo proveito deles.

Ofereça brindes ou descontos

Por que o mercado insiste em oferecer descontos ou brindes apenas para novos clientes?

Muitas empresas fazem um esforço para conquistar novos clientes, oferecendo-lhes todos os tipos de benefícios, enquanto esquecem aqueles que estão por aí há muito tempo já comprando com eles.

Não se engane, os clientes antigos sempre apreciarão se você recompensar sua lealdade com brindes exclusivos ou um desconto interessante.

Você pode não ser capaz de oferecer brindes ou recompensas a todos os clientes da sua base, mas pode selecionar aqueles que são mais estratégicos para o seu negócio ou que já existem há mais tempo.

Crie um aplicativo para seus clientes

É uma maneira original de estabelecer links com os clientes e está muito na moda hoje em dia.

Um aplicativo instalado nos celulares dos usuários será uma porta aberta para o seu estabelecimento, para que eles possam acessá-lo assim que precisarem.

Graças a isso, você será capaz de oferecer todos os tipos de serviços valiosos, que podem incluir alguns dos serviços de pós-venda que falamos anteriormente (meios de contato, conselhos ou descontos e presentes), bem como outras formas de vincular o cliente à empresa, como jogos ou informações valiosas.

Hoje, mais e mais empresas têm seus próprios aplicativos para aumentar a fidelização e a variedade de serviços de pós-venda.

Forneça um excelente serviço de atendimento ao cliente

Você não deve ver isso como um incômodo ou como uma coisa necessária, o atendimento ao cliente não é apenas essencial em qualquer negócio, mas fornece uma série de benefícios, tanto para os clientes quanto para a empresa.

Por um lado, permitirá que você retenha clientes que, de outra forma, você perderia. Por outro lado, fortalecerá decisivamente o relacionamento entre seus usuários e sua empresa.

Isso porque poucas ações geram um vínculo entre empresa e cliente tão eficaz quanto um bom atendimento ao cliente.

E, claro, será uma excelente fonte de publicidade indireta, que também pode fornecer novos clientes através das recomendações e elogios de seus usuários satisfeitos quando se trata de contar a amigos ou familiares, ou até mesmo divulgá-los em redes sociais ou sites de opiniões.

E ainda há mais do que isso em jogo. Um serviço de atendimento ao cliente bem estruturado e pensado fornecerá informações valiosas sobre os aspectos do seu negócio que podem ser melhorados e sobre as opiniões que seus clientes têm sobre seus produtos ou serviços. Você recebe insights que podem te ajudar a melhorar mais a cada dia.

O bom atendimento ao cliente é o melhor serviço pós-venda, portanto você deve ter o maior cuidado com ele. Nem sempre é fácil oferecê-lo, ok?

Às vezes, manter um serviço eficaz ao cliente requer ter muitos aspectos diferentes sob controle. Você precisará trabalhar duro, ter uma boa organização, uma equipe muito profissional e as ferramentas certas para fazer o trabalho.

Neste ponto, que tal conhecer o Desk Manager um pouco melhor? O Desk Manager é um software de suporte ao cliente que possui, entre outros recursos, um sistema de help desk baseado em tickets que pode ser muito útil para o gerenciamento do atendimento ao cliente em empresas e organizações.

Se você quer se aprofundar ainda mais no tema Pós-venda, preparamos um e-book completíssimo para você. Nele você vai aprender:

  • O que é pós-venda
  • Benefícios de investir em pós-venda
  • Como criar um pós-venda efetivo e fidelizador
  • Cases de sucesso

Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

CTA-DM-3-2

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

Leia Mais