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Os riscos, benefícios e desafios da terceirização de serviços de TI

Ter uma equipe de TI interna pode ser altamente desafiador. Por conta disso, muitas empresa optam pela terceirização de serviços de TI, que muitas vezes se mostra como a opção com o melhor custo-benefício.

Ainda assim, optar pela terceirização de serviços, seja ele qual for, pode trazer ainda novos problemas para as organizações. Por isso, é preciso saber muito bem quem contratar.

A terceirização dos serviços de TI está se tornando mais fácil e gratificante, pois os fornecedores terceirizados agora podem oferecer serviços escalonáveis às necessidades de uma empresa sem grandes investimentos em infraestrutura.

Os data centers, por exemplo, podem oferecer tecnologias de computação em nuvem, análise de banco de dados, planos de recuperação de desastre e outros serviços valiosos.

Esses serviços dão às pequenas e médias empresas a capacidade de competir com empresas maiores.

A terceirização de serviços também proporciona às grandes empresas os recursos, a segurança e o planejamento estratégico de que precisam.

No artigo de hoje, trouxemos tudo o que você precisa saber na hora de terceirizar serviços de TI. Vamos falar dos riscos, dos benefícios e também das recompensas que você terá se optar pela terceirização.

Vamos começar pela pior parte: os riscos.

Os riscos de optar pela terceirização de serviços de TI

Sempre que você atribui a outra pessoa responsabilidade por um aspecto do seu negócio, seja uma contratação nova em tempo integral ou um fornecedor externo, há risco envolvido.

"Contratei a pessoa / empresa certa para fazer o trabalho? Eles farão o que devem fazer? Como eles se encaixam com os funcionários ou departamentos existentes?"

Essas são as perguntas que incomodam os donos de pequenas empresas quando entregam os reinados a um novo funcionário ou fornecedor.

Algumas das principais preocupações com a terceirização de TI que cada empresa deve analisar são:

  • Controle

Quando uma empresa terceiriza sua tecnologia da informação, ela coloca sua confiança em um terceiro — confiando em sua especialidade, seus recursos e seus serviços.

Idealmente, a transição funciona. Mas, se a empresa não estiver satisfeita com o fornecedor terceirizado, precisará fazer mais do que apenas começar do zero.

Ele precisará coordenar o que o fornecedor externo já fez com os novos planos de TI — como a criação de uma equipe interna de TI ou o uso de outro fornecedor.

  • Segurança

Os serviços de computação em nuvem compartilham seus recursos com outros locatários.

Esse compartilhamento ajuda a economizar nos custos e torna a TI escalável, mas significa também que outras empresas usarão alguns dos mesmos servidores e os mesmos dispositivos.

Isso cria algumas preocupações de segurança que precisam ser resolvidas, especialmente se a empresa tiver requisitos rígidos de conformidade.

  • Compatibilidade

A compatibilidade dos serviços de TI pode ser um problema, especialmente se uma empresa estiver mantendo parte de sua TI interna e terceirizando apenas parte da TI geral.

  • Falta de coordenação entre metas de negócios e metas de TI

Os fornecedores de terceirização de serviços de TI não têm a compreensão diária dos negócios de sua empresa.

Eles entendem de TI e questões gerais do setor de negócios, mas não trabalham diretamente com seus funcionários ou clientes.

Essa falta de coordenação deve ser discutida, pois isso pode gerar alguns problemas.

  • Algumas funções de TI não são facilmente terceirizadas

TI afeta toda uma organização; desde as tarefas simples que os funcionários fazem todos os dias até os complexos aspectos automatizados.

Certifique-se de que o fornecedor externo esteja qualificado para cuidar de suas maiores necessidades.

  • A moral dos funcionários pode ser afetada

Isto é particularmente verdadeiro se você vai demitir funcionários para substituir suas funções de trabalho com uma empresa terceirizada. Outros funcionários podem se perguntar se seu trabalho também está em risco.

Agora você já conhece todos os riscos que a terceirização de serviços de TI traz ao seu negócio.

Isso é importante porque, sabendo dos riscos, você pode cuidar antecipadamente para que eles não atinjam a sua empresa.

Vamos agora saber os benefícios dessa prática tão comum.

Os benefícios da terceirização de serviços de TI

Benefícios imediatos podem ser obtidos pela terceirização de serviços de TI. Veja só

  • 1. Controle de custos

A terceirização de custos de TI converte os custos fixos de TI em custos variáveis e permite que você faça um orçamento eficaz, economizando sempre que possível.

Em outras palavras, pague apenas pelo que você usa, e apenas quando precisa.

  • 2. Redução dos custos de mão-de-obra

Contratar e treinar uma equipe de TI pode ser muito caro, e os funcionários temporários nem sempre correspondem às suas expectativas.

A terceirização permite que você concentre seus recursos humanos onde você mais precisa, que muitas vezes não é o setor de TI e sim o de vendas, marketing ou atendimento.

  • 3. Qualificação + Experiência

Se você não é treinado em TI, como você garante que um funcionário esteja qualificado?

Uma equipe de TI precisa ser altamente qualificada, o que inclui alguns cursos e certificados. No entanto, isso não é o suficiente.

Se você fica doente, prefere um médico com anos de estrada ou um estudante de medicina já é o suficiente? Todos nós preferíamos um médico experiente; o mesmo é verdade para a TI.

Terceirizar sua TI é contar imediatamente com profissionais mais que qualificados, experientes.

  • 4. Aumento da eficiência e da competitividade

As organizações que tentam fazer todos os serviços de TI internamente podem ter um tempo de pesquisa, desenvolvimento e implementação muito maior, o que aumenta consideravelmente seus custos.

  • 5. Implementação rápida da nova tecnologia

Uma organização terceirizada de serviços de TI de qualidade terá os recursos para iniciar novos projetos imediatamente.

Lidar com o mesmo projeto internamente pode envolver semanas ou meses para contratar as pessoas certas, treiná-las e fornecer o suporte necessário.

Para a maioria das implementações, empresas de TI de qualidade trarão anos de experiência no começo, economizando tempo e dinheiro.

  • 6. Foco no seu core business

As empresas têm recursos limitados e cada gerente tem tempo e atenção limitados.

A terceirização de serviços pode ajudar sua empresa a manter o foco em seu core business e não se distrair com decisões complexas de TI.

  • 7. Redução do risco

Todo investimento empresarial carrega uma certa quantidade de risco, concorda?

Condições de mercado, nível da concorrência, regulamentações governamentais, condições financeiras e tecnologias mudam muito rapidamente.

Os provedores de terceirização assumem e gerenciam grande parte desse risco para você, com conhecimento específico do setor, especialmente questões de segurança e conformidade.

Eles geralmente são muito melhores em decidir como evitar riscos em suas áreas de especialização.

  • 8. Nivelamento do campo de jogo

A maioria das pequenas empresas não pode se equiparar aos serviços internos de suporte que as empresas maiores mantêm.

A terceirização pode ajudar as pequenas empresas a agir de forma "grande", dando-lhes acesso à tecnologia similar e à expertise que as grandes empresas desfrutam.

Uma estrutura de custos gerenciada por terceiros e economia de escala independentes podem dar à sua empresa uma vantagem competitiva.

Algumas recompensas que você certamente ganhará se terceirizar serviços de TI

Ainda não tem certeza se vai terceirizar ou não? Há muitas recompensas que você pode esperar quando terceirizar as funções de TI da sua empresa. Veja só:

  • Acesso ao mais recente e melhor em tecnologia

Você deve ter percebido a rapidez com que software e hardware se tornam obsoletos. Como uma pessoa da equipe vai se manter atualizada com tudo?

A terceirização oferece a você o benefício de ter mais do que apenas um profissional de TI. E, como essa é a principal competência da empresa, eles podem fornecer bons conselhos para o seu negócio.

Isso significa que a empresa terceirizada será responsável pelas atualizações de softwares e por permitir que sua empresa usufrua do melhor que a tecnologia tem a oferecer.

  • Poupança de custos

A terceirização de serviços de TI oferece benefícios financeiros, como despesas gerais mais simples, compras em massa e opções mais em conta para hardware, software e licenças de software, bem como a possível conformidade com regulamentações governamentais.

Isso significa menos preocupação para os gestores da sua empresa e um foco maior no crescimento da organização.

  • Alta qualidade de pessoal

Como é sua principal competência, os fornecedores de TI terceirizados buscam contratar funcionários com qualificações e certificações específicas.

Você pode não saber o que procurar se você está contratando alguém para estar na equipe em tempo integral, então você pode acabar contratando a pessoa errada para o trabalho.

Além disso, se a sua empresa for contratar, você precisará gastar com processo seletivo e ainda correrá o risco de contratar um profissional "fraco".

Terceirizando os serviços de TI, sua empresa contará com profissionais qualificados para lidar com os desafios da organização da melhor maneira possível.

  • Maiores recursos

Os fornecedores têm vários recursos disponíveis para eles, enquanto a equipe interna pode ter recursos limitados.

Imagine a quantidade de recursos tecnológicos que uma empresa especializada em gestão de TI tem.

Agora imagine quanto a sua empresa gastaria se precisasse pagar por todas essas ferramentas.

Ao optar pela terceirização de serviços de TI, você não precisa se preocupar com isso. O melhor do TI estará a sua disposição.

Conclusão

Agora que você viu os riscos, os benefícios e as recompensas associados à terceirização de serviços de TI do seu negócio, há muito o que pensar.

Se você optar por terceirizar ou contratar internamente, uma coisa é certa, você deve saber como gerenciar relações de trabalho bem-sucedidas com seus provedores de serviços de TI.

Vamos ser sinceros, eles nem sempre são as pessoas mais fáceis do mundo para entender e lidar, certo? Aqui estão 5 dicas:

  1. Forme e comunique claramente as metas e objetivos de seu projeto ou relacionamento comercial.
  2. Tenha uma visão estratégica e planeje seu projeto ou relacionamento.
  3. Selecione o fornecedor certo ou o novo contratado por meio de pesquisa e referências.
  4. Insista em um contrato ou plano que inclua todas as expectativas do relacionamento, especialmente o aspecto financeiro.
  5. Mantenha uma comunicação aberta com todos os indivíduos / grupos afetados.

A terceirização de serviços muitas vezes é chamada de outsourcing, que engloba a terceirização de serviços mais estratégicos para as empresas. Entenda melhor em: O que é outsourcing? Tudo o que você precisa saber sobre o tema

Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

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