/ Gestão

O que é turnover de funcionários e como calcular essa taxa

Turnover é uma métrica ligada aos funcionários de uma empresa e que pode influenciar diretamente no sucesso do negócio. E aí, você sabe o que é turnover?

No artigo de hoje vamos explicar o que é turnover, como calcular essa taxa e como saber se o turnover rate da sua empresa está saudável.

O que é turnover?

O termo turnover refere-se à porcentagem de funcionários que deixam uma organização durante um determinado período de tempo, pode ser traduzido como "taxa de rotatividade".

A alta rotatividade pode ser cara para uma organização, porque os funcionários que saem frequentemente precisam ser substituídos.

Para os empregadores ou gerentes de contratação, o preenchimento de vagas abertas pode ser uma atividade demorada, e deixar as posições críticas abertas por muito tempo pode ter efeitos negativos em uma organização. Por esse motivo, as empresas devem se esforçar para evitar altas taxas de turnover.

O turnover pode ser minimizado analisando por que a rotatividade ocorre em primeiro lugar. Dois tipos principais de rotatividade são o turnover voluntário e involuntário, e ambos podem ser reduzidos ao se tomar melhores decisões de contratação.

O turnover voluntário ocorre quando os funcionários decidem desocupar suas posições.

Os funcionários podem optar por fazer isso se estiverem insatisfeitos com sua posição, aceitarem uma oferta de emprego melhor ou quiserem uma mudança de carreira.

Uma forma de limitar o risco de turnover voluntário é administrar testes de personalidade aos candidatos a emprego, para verificar a probabilidade de eles se sentirem satisfeitos em sua posição.

Por exemplo, os candidatos que não são agressivos e são introvertidos podem ficar insatisfeitos com uma posição de vendas e, em última análise, optar por deixar uma empresa.

Alternativamente, o turnover involuntário ocorre quando um empregado é demitido de uma posição.

Os funcionários podem ser dispensados por uma ampla gama de razões, incluindo desempenho insatisfatório no trabalho ou comportamento inadequado.

A probabilidade de um funcionário não conseguir cumprir suas obrigações de trabalho pode ser minimizada pela administração de aptidões ou testes de habilidades no processo de contratação.

Da mesma forma, certos testes de personalidade podem ser usados ​​para avaliar a probabilidade de um funcionário se envolver em comportamentos de trabalho inadequados que possam afetar negativamente uma organização.

Como calcular o turnover rate?

Agora que você já sabe o que é turnover, precisa entender como calcular essa taxa. E é isso que te mostraremos a seguir.

O turnover pode ser calculado em diversos períodos de tempo, os mais comuns são: mensal , trimestral e anual.

A fórmula para todos os período é a mesma:

Turnover rate = Número de funcionários que saíram ÷ Número médio de funcionários ativos no período (x100)

Para calcular o número médio de funcionários durante aquele período, basta somar o número de funcionários ativos no início do período com o número de funcionários ativos no fim do período e dividir por dois. Veja formula:

Número médio de funcionários = (Funcionários ativos no início do período + Funcionários ativos no fim do período)÷ 2

Vejamos um exemplo para que você possa entender a fórmula com mais clareza:

Suponhamos que você queira analisar o turnover voluntário anual de uma empresa de SaaS. Para isso você precisará de 3 dados:

  • Número de funcionário ativos no início do ano;
  • Número de funcionário ativos no final do ano;
  • Número de funcionário que pediram demissão durante o ano.

Vamos supor que no caso da empresa de SaaS os dados sejam:

  • Número de funcionário ativos no início do ano: 45
  • Número de funcionário ativos no final do ano: 55
  • Número de funcionário que pediram demissão durante o ano: 5

Nesse caso, o turnover voluntário anual da empresa seria calculado da seguinte forma:

Número médio de funcionários: (45 + 55) ÷ 2 = 50.

Turnover voluntário anual: (5 ÷ 50) x 100 = 10%

Sendo assim, o turnover voluntário anual dessa empresa é de 10%.

Analise sua taxa de rotatividade

Para entender melhor a rotatividade dos seus funcionários, tudo o que você precisa fazer é responder três perguntas:

  • " Quem são os funcionários que saem?"
  • " Quando eles saem?"
  • " Por que eles estão saindo?"

Quem

Mesmo que sua taxa de rotatividade seja menor do que a média do seu setor, não há motivo para comemorar, a menos que você possa identificar quem deixou você.

Se seus funcionários de alto desempenho estiverem saindo, você deve agir imediatamente, caso contrário, o desempenho da sua empresa diminuirá.

Por outro lado, se os seus funcionários de baixo desempenho estão saindo, você pode ganhar contratando novos funcionários que sejam mais engajados e alinhados à vaga.

Quando

Manter o controle de quando as pessoas saem pode ser muito útil. Por exemplo, entender que, depois de algumas mudanças, seu turnover diminuiu ou aumentou pode oferecer muitas informações.

Primeiro, pode dizer se os seus métodos de recrutamento estão funcionando. Se um número significativo de novos funcionários sair porque acha que suas funções são diferentes ou mais complicadas do que o esperado, talvez você deva considerar revisar suas descrições de trabalho.

Investir mais tempo e dinheiro no desenvolvimento de seu processo de orientação também pode ajudar se os funcionários saírem devido a incompatibilidades culturais.

Você também pode considerar oferecer outros programas de engajamento de funcionários , como licença parental ou horários de trabalho flexíveis, caso seus funcionários tenham dificuldades com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Porquê

Quando você sabe porque seus funcionários saem, você pode alterar o estilo de gerenciamento ou as políticas da sua empresa em resposta.

As entrevistas de saída são uma maneira útil de ver se as pessoas dão motivos semelhantes para sair ou se oferecem sugestões úteis sobre como você pode melhorar.

Por exemplo, os funcionários costumam dizer que decidiram demitir-se porque suas contribuições e seus esforços não foram bem-vindos? Se você ouvir esses tipos de comentários em suas entrevistas de saída ou em avaliações de desempenho, o RH deve trabalhar com os gerentes para considerar a possibilidade de alterar os processos de avaliação de desempenho.

As taxas de turnover de funcionários podem revelar problemas ocultos nas organizações. Um alto turnover é um sinal de aviso que você não deve ignorar.

Revise seus processos de recrutamento, altere seu plano de remuneração e benefícios ou incorpore uma política de planos de carreira.

Por fim, se você responder aos problemas de rotatividade de maneira proativa, melhorará sua empresa e "reterá" excelentes funcionários.

Uma taxa de rotatividade saudável

Agora você já sabe o que é turnover e como calculá-lo usando uma fórmula básica, mas, o que esse número realmente significa? Como você sabe se sua taxa de rotatividade está alta ou baixa?

Uma maneira é comparar o turnover da sua empresa com a taxa média de seu setor. As taxas de rotatividade podem variar muito entre os setores.

Depois de comparar sua taxa com a média do setor ou da localização, você pode chegar a algumas conclusões.

Se, por exemplo, seu turnover for maior que a média do setor, isso provavelmente significa que sua administração não é tão eficaz quanto poderia ser. Então, você provavelmente vai querer identificar e resolver alguns problemas internos.

Além de benchmarking externo, você pode conduzir sua própria pesquisa de satisfação interna.

Para ter uma noção melhor das tendências de rotatividade, colete dados de diferentes períodos de tempo, de diferentes departamentos e de todos os níveis gerenciais.

Embora gerentes e empregadores tenham pavor de rotatividade, um turnover de zero é irrealista.

As pessoas vão inevitavelmente sair em algum momento, para se aposentar, mudar ou por causa de mudanças nas circunstâncias de suas vidas.

Por mais estranho que possa parecer, você pode ter uma taxa de rotatividade saudável. Fique de olho nos números, garantindo que elas permaneçam dentro dos padrões saudáveis da sua área.

Saber o que é turnover não te deixa a salvo de taxas altas de rotatividade. Por isso, identificamos 7 estratégias para diminuir turnover que você pode conhecer clicando aqui.

Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

Leia Mais