/ Gestão

O que é SaaS e quais são os benefícios que o seu uso traz

Os SaaS têm sido tendência forte no mundo empresarial. Se você ainda não sabe o que é SaaS não se preocupe, vamos te explicar direitinho o que é e quais são os benefícios dessa nova onda.

Então, o que é SaaS?

SaaS é uma sigla em inglês para Software as a Service, que significa na nossa língua software como um serviço.

Ou seja, são aplicações online que podem ser usadas no computador, tablet ou celular, de maneira simples e remota.

É um programa que não é instalado e que é usado como um serviço através da conexão com a Internet.

Como um serviço, significa que o cliente não compra a licença de um produto, mas sim o direito de usufruir do serviço oferecido.

Logo, todo o trabalho referente ao software fica na mão do fornecedor.

Disponibilizar um produto no formato SaaS é uma maneira de distribuir um conteúdo ou solução tecnológica de uma forma mais acessível e segura.

Os softwares as a service também podem ser conhecidos com outros nomes, como por exemplo software baseados na Web, sob demanda ou hospedados.

Exemplos de SaaS

Produtos no formato SaaS já estão disseminados em nossa vida cotidiana, mesmo que não saibamos.

Agora, mesmo depois de saber o que é SaaS, o conceito pode ficar um pouco abstrato na nossa cabeça.

Neste caso, nada melhor do que mostrar os exemplos de empresas que estão mandando bem demais nos segmentos que atuam através de softwares como serviço.

A Netflix é um exemplo notório que tem ganhado destaque no mundo todo.

Mais de 40 milhões de pessoas utilizam esse SaaS que inovou o mercado.

Outro exemplo é a Paypal, a maior plataforma de pagamentos online que existe no mundo todo.

Também temos o Spotify, uma plataforma em SaaS que oferece um serviço de streaming de música e tem se tornado cada vez mais popular no mercado.

Salesforce é o CRM online mais famoso e utilizado no mundo.

Através destes exemplos, podemos concluir que o SaaS realmente está se inserindo nas mais diferentes áreas das nossas vidas, seja no entretenimento ou nos negócios este conceito está crescendo cada vez mais.

Quais os benefícios de usar um SaaS?

Agora que você já sabe o que é SaaS e já viu alguns exemplos marcantes, é importante saber os benefícios que o seu uso traz.

Vamos listar alguns dos mais interessantes para você:

  • Sem preocupação

Para começar, vale destacar que o contratante de um SaaS não precisa se preocupar em como o software vai funcionar.

A empresa que disponibiliza o SaaS, seja por uma plataforma de aplicativo ou por site, é responsável pela gestão do mesmo.

Ela é quem vai se preocupar em garantir a segurança, melhor funcionamento dos dados e alta disponibilidade da plataforma. .

  • É um modelo crescente

As empresas de SaaS vêm ganhando muita força e representatividade no mercado pelos inúmeros benefícios que trazem com seus produtos .

Aquelas que sabem o que é SaaS e que o disponibilizam a seus clientes estão seguindo a tendência da nossa sociedade.

  • Custos iniciais reduzidos

Contratar um SaaS significa ter acesso a todas as funções do software tradicional, mas sem os seus altos custos de licença, manutenção e infraestrutura.

Depois que você baixar o aplicativo ou se cadastrar no site do software, você já terá acesso ao serviço, visto que ele já está instalado.

  • Alta acessibilidade

Para utilizar um SaaS tudo o que você precisa é uma conexão com a Internet.

Eles podem ser acessados de qualquer dispositivo, em qualquer lugar porque estão disponibilizados através da computação na nuvem.

  • Pacotes variados

Os SaaS, normalmente, possuem diferentes pacotes que conferem diferentes funções para o contratante.

Essa forma de serviço é interessante porque você pode escolher aquele pacote que possui um melhor custo benefício de acordo com o seu orçamento.

Além disso, caso você queira mudar de pacote, fazer um upgrade, esse será um processo totalmente possível e fácil de ser realizado.

  • Integração simplificada

Muitos provedores de SaaS oferecem API's (Interfaces de Programação de Aplicativo) que tornam possível a integração com outros aplicativos complementares e correspondentes.

O que possibilita ao cliente de um SaaS o gerenciamento contínuo de todos os seus requisitos de acordo com a demanda que possui.

  • Rapidez para resolver problemas

Não é necessário esperar um técnico ir até a sua residência ou escritório para realizar a manutenção ou resolver algum problema que surgiu durante a execução do software.

Praticamente toda assistência necessária pode ser feita remotamente, reduzindo tempo e trazendo soluções de forma mais eficaz.

  • Segurança

Caso você fique sem o computador ou dispositivo que estava usando, os dados referentes ao SaaS não serão perdidos porque eles permanecem armazenados na computação de nuvem.

Quais métricas podem ser utilizadas em um SaaS?

Para que o negócio baseado em uma plataforma flua da melhor maneira, é necessário que algumas métricas sejam utilizadas para mensurar os resultados obtidos.

É fundamental, diante de o que é SaaS, trabalhar com ferramentas que auxiliem na otimização do serviço prestado.

Por isso, seguem algumas métricas importantes nesse processo:

  1. Churn rate : é a taxa que mede o número de cancelamentos de um SaaS em um mês, ou seja, os clientes que deixaram que de comprar o serviço em questão;
  2. LTV (Lifetime Value): faz referência ao valor do tempo de vida do cliente para que seja possível analisar o potencial de compra durante a jornada do consumidor;
  3. Arpa(Average Revenue per Account): é o cálculo médio de renovações por cliente. Calcular essa taxa possibilita uma análise do quão efetivo tem sido os resultados;
  4. MRR (Monthly Recurring Revenue): é a métrica da receita mensal recorrente, que discorre sobre os valores referentes a entradas e saídas.

Saber o que é SaaS hoje em dia é fundamental para os empresários e consumidores. Sendo uma tendência tão significativa, é importante que saibamos como utilizar esse serviço a nosso favor.

A utilização de um SaaS pode alavancar os resultados da sua empresa, bem como o uso de gamificação. Já ouvir falar nesse termo?

Não? Então agora que você já sabe o que é SaaS, baixe o e-Book: Gamificação: Descubra como aumentar a satisfação dos seus clientes no atendimento com a gamificação para saber mais como essa técnica pode potencializar os seus atendimentos!

Célio Fabiano

Célio Fabiano

Co-fo & CEO da Desk Manager, acelerado com grande experiência na área de TI e Negócios, atuando a mais de 20 anos no mercado. Co-Fo & CEO da Keruak Software, Partner da 3In Capital.

Leia Mais