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O que é ITIL: aprenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O termo ITIL tem sido muito utilizado entre pessoas que trabalham na área de TI. Mas você sabe o que é ITIL?

Apesar do uso amplo do termo, ainda é comum observarmos profissionais que não sabem o seu significado.

Hoje em dia, é difícil encontrarmos algum blog, ou alguma conferência de TI, que não fale sobre ITIL.

Por esse motivo, é essencial que você saiba o que é ITIL. Se você ainda não tem esse conhecimento, não se preocupe.

Continue a leitura do nosso artigo e, ao final, você saberá o que é ITIL e terá o conhecimento de tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é ITIL?

ITIL é uma sigla, em inglês. Seu significado é Information Technology Infrastructure Library. Em português, sua tradução é a seguinte: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

De maneira direta, ITIL é um conjunto de boas práticas para a área de TI.

Essas práticas são tidas como o padrão para o gerenciamento de projetos e atividades em uma equipe de analistas de suporte, por exemplo.

A ITIL surgiu a partir de um projeto da Grã-Bretanha durante os anos 80 cujo objetivo consistia em padronizar e arquivar as melhores práticas relativas aos processos de gestão em TI.

O objetivo, então, era proporcionar um vasto subsídio com modelos e exemplos de cases que obtiveram sucesso em seus processos gerenciais.

Sendo assim, inicialmente, o projeto visava apenas documentar processos e se transformou em algo valioso para empresas de TI ou para aquelas que possuem uma equipe de TI.

Você compreendeu o que é ITIL? Se esse conceito ainda está um pouco obscuro para você, não se preocupe.

Ao continuar a leitura do nosso artigo, você irá entender ainda mais o que é ITIL e quais as suas implicações para uma empresa de TI.

Sobre a implementação do ITIL na sua empresa

Tendo o conhecimento a respeito de o que é ITIL, você pode começar a pensar sobre a implementação dessas práticas na sua empresa.

Sabemos, então, que a ITIL irá descrever boas práticas que são importantes para o cotidiano de uma equipe de TI.

Essas práticas são validadas e possuem alta credibilidade em diversas organizações ao redor do mundo.

Nesse sentido, é importante destacarmos alguns dos benefícios que podem ser vivenciados a partir da implementação da ITIL. Alguns estão listados a seguir:

  • Os processos são otimizados;
  • A produtividade da equipe aumenta;
  • Os processos são desenvolvidos de maneira mais precisa;
  • O número de incidentes e erros é reduzido;
  • Há uso de uma nomenclatura comum, o que facilita a comunicação entre membros da equipe de suporte;
  • A troca de comunicação é facilitada;
  • Melhorias podem ser aplicadas mais facilmente;
  • Há redução nos custos dos processos internos;
  • Os níveis de serviço são elevados;
  • Entre outros.

Os benefícios que listamos acima podem se desdobrar em outras vantagens. Logo, para que tais benefícios e vantagens sejam aproveitados ao máximo, é necessário estar preparado para lidar com adaptações.

Se a sua empresa não está acostumada a utilizar as práticas descritas pela ITIL, é importante começar a disseminar o conhecimento dessas práticas.

Para isso, não deixe de reunir a sua equipe e promover treinamentos para os colaboradores se adaptem às práticas.

Ainda, quando comentamos sobre a implementação da ITIL, é importante saber que existe uma preocupação com melhoria contínua.

Sendo assim, podemos destacar as atualizações pelas quais a ITIL já passou. Em 2007 foi realizada a segunda maior atualização das práticas.

Nesta atualização, foram consideradas as novidades de trabalho do setor de TI: novos modelos como outsourcing, cloud, serviços compartilhados e virtualização.

Essa modernização foi conhecida como ITIL V3 , enquanto a atualização feita em 2011 teve o nome de ITIL V3 2011.

Sabemos que a ITIL é uma biblioteca de TI que conta com um acervo significativo para a gestão de Tecnologia de Informação.

Entretanto, precisamos destacar que, juntamente com a tecnologia, o que é ITIL também passou por mudanças.

Dessa forma, hoje, a ITIL é conhecida não somente como um conjunto de boas práticas, mas também como uma importante certificação para a área de TI. Você sabia?

Atualmente, desde a sua primeira versão, a ITIL passou por tantas mudanças, principalmente no seu modelo de negócio, que passou a ser vista como uma marca.

A seguir, iremos falar um pouco mais sobre a certificação ITIL. Um tema que é muito discutido entre profissionais de TI.

A certificação ITIL

A certificação ITIL não é feita para empresas, mas sim para os profissionais de TI que possuem interesse em se capacitarem com as melhores práticas para desempenharem suas funções cada vez melhor.

Podemos afirmar que a certificação ITIL não é apenas uma prova, mas sim um processo de capacitação com diferentes níveis.

Primeiramente, é necessário realizar a prova da ITIL Foundation. Depois, tem-se a etapa de Managing Across the Lifecycle. Após, tem-se o ITIL Expert e, por último, o ITIL Master.

É importante lembrar: para se candidatar à ITIL Master é necessário ter concluído a ITIL Expert.

Alguns profissionais acreditam que podem se preparar para concluir a certificação sozinhos. Entretanto, existem diversos cursos preparatórios a preços acessíveis que são de grande ajuda.

Existem algumas instituições que são certificadas e que podem, assim, aplicar as provas do programa de capacitação da certificação ITIL. Algumas delas são: Prometric, Exin e PeopleCert.

Dicas para a certificação ITIL

A certificação ITIL é muito importante para o profissional de TI. Em algumas empresas, é comum a certificação ser um pré-requisito para a contratação.

Por esse motivo, recomendamos que você busque saber tudo sobre o que é ITIL e se capacite ao máximo para estar pronto para realizar as provas e conseguir a certificação máxima.

Para que a certificação Master seja alcançada é preciso dedicação e conhecimento. Não deixe de buscá-los durante o programa de certificação ITIL.

Para a realização da prova, recomendamos que você se baseie na teoria e não na experiência que você possui. Infelizmente, pode haver discrepâncias entre a teoria e a experiência e, nesse caso, a teoria será de maior valia.

Busque, ainda, estudar todos os dias e não demore muito para marcar o dia da sua prova de ITIL Foundation. Faça a marcação assim que terminar o seu período de preparação.

No momento da prova, tenha tranquilidade e confiança em toda a literatura que foi estudada.

Agora que você já sabe o que é ITIL, pode começar a pensar em outras certificações que são importantes para a área de TI. Outra certificação bem falada é a COBIT. Você a conhece? Clique aqui e tenha acesso ao nosso material sobre o assunto.

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Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

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