/ Acesso Remoto

O que é acesso remoto, como ele funciona e quais seus usos?

Você já ouviu falar em acesso remoto? Na era da transformação digital, saber o que é acesso remoto e como essa tecnologia pode ajudar nos processos da sua empresa é essencial.

Alguma vez houve um momento em que você entrou em pânico porque precisava entrar no computador imediatamente, mas não conseguiu porque você não o tinha com você?

Claro, você poderia armazenar seus arquivos na nuvem, mas às vezes a nuvem não pode fazer tudo. E se você não subiu um determinado arquivo para a nuvem e agora percebeu que precisa acessá-lo?

E se o seu computador tiver um determinado aplicativo que você precise usar? Se o seu computador estiver em casa e você estiver viajando?

E se você precisa acessar seu computador do trabalho mas está no aeroporto esperando um vôo?

Momentos como esses podem ser estressantes e prejudicar sua produtividade no trabalho. Quando você está em uma situação como esta, a única coisa que quer é ter seu computador sempre com você.

Felizmente, o acesso remoto torna isso possível, mas sem exigir que você realmente leve seu computador para onde quer que vá. Vamos entender melhor o que é acesso remoto.

O que é acesso remoto?

Acesso remoto é a capacidade de acessar um computador ou dispositivo de qualquer local remoto.

Com um software de acesso remoto instalado em seu computador, você tem a liberdade de se conectar a ele com outro dispositivo de qualquer lugar. Isso é chamado controle remoto.

Uma vez conectado, você pode ter controle total sobre o dispositivo para o qual está remotamente. Você pode então executar qualquer aplicativo ou abrir arquivos no computador.

Vamos voltar ao exemplo em que você precisa acessar um arquivo importante no seu computador de trabalho, mas você está preso no aeroporto. Com o acesso remoto, você pode simplesmente tirar seu smartphone ou tablet e conectar-se rapidamente ao seu computador de trabalho.

Em seu smartphone ou tablet, você verá a tela da sua área de trabalho com a aparência exata de quando ela é usada pessoalmente.

Você pode abrir o arquivo que precisa acessar e ter a liberdade de editar, salvar, enviar por e-mail ou até mesmo transferir o arquivo para o dispositivo do qual está remotamente.

Acessar, gravar e ler arquivos que não são locais em um computador também pode ser considerado um tipo de acesso remoto, como é o caso dos serviços em nuvem.

Por exemplo, armazenar e acessar arquivos na nuvem concede acesso remoto a uma rede que armazena esses arquivos.

Exemplos incluem serviços como o Dropbox, o Microsoft One Drive e o Google Drive.

Para estes, é necessário ter acesso de login a uma conta e, em alguns casos, os arquivos podem ser armazenados simultaneamente no computador local e remotamente. Nesse caso, os arquivos são sincronizados para mantê-los atualizados com a versão mais recente.

O compartilhamento de arquivos em uma rede doméstica ou outra área local geralmente não é considerado um ambiente de acesso remoto.

Saber o que é acesso remoto é o primeiro passo para entender como esse tipo de tecnologia funciona. Falaremos sobre isso a seguir.

Como o acesso remoto funciona?

Cada solução de acesso remoto é diferente, mas geralmente, todos funcionam de maneira semelhante.

Primeiro, há o software. Depois de adquirir um produto de acesso remoto, você precisará fazer o download e instalar o software (ou aplicativo) em ambas as máquinas: no computador principal que deseja acessar remotamente e no computador ou dispositivo móvel no qual deseja acessar o computador principal.

Quando os aplicativos estiverem instalados, você poderá abrir o aplicativo no dispositivo do qual está remotamente e optar por se conectar ao dispositivo que deseja acessar.

Enquanto o dispositivo estiver ligado e tiver acesso à Internet, você poderá se conectar instantaneamente.

Tenha em mente que cada solução de acesso remoto funcionará de maneira um pouco diferente e terá seu próprio conjunto de recursos e preços.

No caso de programas de armazenamento em nuvem, alguns precisam apenas de acesso à Internet e outro necessitam de instalação de programas.

Conheça a Desk Manager, um software de acesso remoto que seguro e de fácil acesso e teste grátis por 7 dias clicando aqui.

Os usos do acesso remoto

Agora que você sabe o que é acesso remoto, vamos te mostrar os principais usos dessa tecnologia.

Em termos gerais, o acesso remoto pode se referir a dois propósitos diferentes, mas relacionados.

O primeiro refere-se a trabalhadores que podem acessar dados ou recursos de fora de um local de trabalho central, como um escritório (que foram os exemplos que demos acima).

Isso é útil para empresas que têm funcionários em home office, empresários que precisam estar sempre conectados e nômades digitais.

O segundo tipo de acesso remoto com o qual você pode estar familiarizado costuma ser usado pelas organizações de suporte técnico.

Estas podem usar o acesso remoto para se conectar ao computador de um usuário de um local remoto para ajudá-lo a resolver problemas com seu sistema ou software.

Por exemplo, seu computador está sem acesso ao wireless e portanto não consegue se conectar à um wifi. É necessário, portanto, entrar em contato com um suporte técnico.

A empresa responsável pelo suporte não precisa necessariamente ficar com a sua máquina para resolver o problema, ela pode acessar remotamente o seu computador e fazer as correções necessárias.

Isso torna mais fácil e barata a assistência técnica, além de ser muito mais prático para o cliente, que não precisa se deslocar até a loja para entregar o computador.

E aí, entendeu o que é acesso remoto e como esse tipo de tecnologia funciona? Se tiver ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente. Nossa equipe de especialistas irá responder suas perguntas.

CTA-DM-1-5

Célio Fabiano

Célio Fabiano

Co-fo & CEO da Desk Manager, acelerado com grande experiência na área de TI e Negócios, atuando a mais de 20 anos no mercado. Co-Fo & CEO da Keruak Software, Partner da 3In Capital.

Leia Mais