Se você é um profissional que atua na área de marketing ou vendas, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o MQL, não é mesmo?

Se ainda não conhece, então saiba que essa sigla pode impactar diretamente no aumento da sua carteira de leads qualificados!

Por sua vez, os leads se tratam de potenciais clientes que estão interessados na aquisição dos seus produtos e serviços, mas que, por alguma razão, ainda não tomaram a decisão de compra.

Já os leads qualificados são aquelas pessoas que estão ainda mais propensas a se tornarem clientes do seu negócio, já que fazem parte do seu público-alvo.

Normalmente, esses leads já tiveram algum contato com a marca por meio de um determinado canal de comunicação, e assim, se revelaram engajados com a oferta dos seus produtos.

Imagine que você venda produtos como deck de madeira: os potenciais clientes terão ainda mas chances de comprar seu produto do que outro tipo de pessoa, certo?

Por essa razão, as estratégias que se relacionam com o MQL passaram a se tornar mais populares entre as empresas, uma vez que captar e trabalhar com leads gera muito mais retorno para os negócios.

Ficou interessado sobre o que o se trata o MQL? Então neste artigo iremos apresentar todos os detalhes sobre o assunto. Continue nos acompanhando para saber mais!

Afinal, o que é o MQL?

O MQL é a abreviação para Marketing Qualified Lead. Em português, podemos traduzir como leads qualificados para o marketing.

De forma geral, o MQL se trata de um grupo de pessoas que passam por cada uma das etapas do funil de vendas e se tornam consumidores fidelizadas.

Ou seja, os MQLs se localizam entre os leads e os clientes. É um termo para uma pessoa que tem maior nível de engajamento e interesse em seus produtos (como resultado, as chances de compras também serão mais altas) do que um lead desqualificado.

Resumindo, MQL é um conjunto de leads que são qualificados para receber ações de marketing e estratégias de comunicação mais aprofundadas.

Por exemplo, se você presta serviços de tratamento de efluentes, entre outros, trabalhar com MQL significa ter mais chances de vendas e se destacar com um melhor desenvolvimento. Mas, afinal, como classificar os leads que são qualificados ou não? Vamos ver alguns meios abaixo:

Como qualificar leads por meio do MQL?

Para qualificar leads, é importante primeiro de tudo que a empresa saiba quem é sua persona, que por sua vez, se trata do conjunto de características do seu público-alvo.

Lembre-se que a persona representa o perfil ideal de cliente, e por isso, mesmo para empresas que atuam no mesmo segmento, persona ainda pode ter características diferentes dependendo da empresa.

Imagine, por exemplo, duas empresas de médio porte que trabalham com a venda de relógio de ponto: provavelmente, mesmo que as duas personas tenham semelhanças, há características que as diferenciam e se tornam únicas e exclusiva para cada negócio.

E para qualificar leads é preciso fazer a comparação do mesmo com a persona, identificando as características que se assemelham. Quanto mais informações forem identificadas, mais próximo esse usuário está de ser um MQL.

Outro meio de qualificar leads é baseado em seu comportamento. Esse lead costuma consumir frequentemente seus conteúdos? Ele gosta de conteúdos que se remetem mais ao seu produto?

Essas são algumas perguntas utilizadas para descobrir e qualificar MQLs. Por fim, após saber quem são essas pessoas em potenciais, basta criar estratégias personalizadas e dedicar seus esforços ao marketing e as vendas!

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