/ monitoramento

Monitoramento de hosts: O que você pode monitorar com Hosts Green

Ao criarmos um site, um blog ou aplicativo, mais do que o lado estético desse produto, existem diversos cuidados e ações que devem ser seguidos para que ele traga bom desempenho. Uma dessas medidas é o monitoramento de hosts.

Entender o que são hosts e como monitorá-los é essencial para ter um bom feedback nos negócios, principalmente se você trabalha com e-commerce, por exemplo.

No artigo de hoje você saberá mais sobre hosts, os benefícios de monitorá-los e como você pode fazer isso com a ajuda do Hosts.Green.

201917Jun_deskmanager-cta-blog-v2-2

Confira:

Afinal, o que é host?

Host nada mais é do que um serviço de hospedagem onde qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos.

Essas máquinas são responsáveis por oferecer recursos, informações e serviços aos seus usuários ou clientes.

A internet, serviço de host mais famoso, interliga diversos dispositivos, como computadores pessoais, estações de trabalho ou servidores, que armazenam e transmitem dados como páginas da web, imagens e textos.

Uma outra importante característica do serviço de hospedagem é que, caso aconteça qualquer problema no servidor, outro assume seu lugar rapidamente, já que para quem depende de um site para vender, por exemplo, não pode se dar ao luxo de deixá-lo fora do ar por muito tempo.

Assim, a máquina central deve ficar ligada ininterruptamente.

É importante que você sempre tenha cuidado ao escolher um servidor que possa servir como hospedagem para seu site, lembrando-se de estar focado nestes pontos.

Além disso, invista também nos backups para garantir a segurança de suas informações.

Tipos de hosts

Escolher o tipo de host é essencial para a obtenção de bons resultados. E para realizar essa escolha, é preciso ter em mente quais as funcionalidades serão priorizadas no seu site.

Considere os pontos mais importantes segundo sua ideia do projeto e analise as opções a seguir:

Cloud Server

Cloud Server se refere ao processamento e armazenagem de dados por meio de diversas máquinas interligadas e programadas para executar as mesmas tarefas que seriam realizadas em uma única máquina. Esses servidores, ainda, processam as informações direto da nuvem.

Hospedagem compartilhada

Esse é o tipo mais utilizado no mundo, principalmente devido ao seu custo-benefício, uma vez que disponibiliza várias ferramentas com um preço consideravelmente baixo. Nesse modelo, o site é hospedado em um grupo de servidores cujos recursos são compartilhados entre muitos outros.

Servidor dedicado

O chamado servidor dedicado é um computador configurado para processamento de dados e que permite também acessar arquivos de maneira remota, assim como a execução de softwares.

Trata-se de um servidor ligado 24 horas por dia em um link de alta velocidade, e por isso é o mais indicado para quem lida com alto fluxo de dados e precisa de máxima segurança para esse tráfego.

201917Jun_deskmanager-cta-blog-v2-2

Como fazemos o monitoramento de hosts?

Hosts.Green é o primeiro software brasileiro em SaaS (Software as a Service ou software como serviço) que monitora seus aplicativos web, câmeras, servidores, URLs e links com IPs dinâmicos ou fixos.

Veja a seguir as funcionalidades oferecidas pelo nosso monitoramento de hosts:

Interface simples

As dashboards do software são pensadas de forma a oferecer acompanhamento completo da operação a que você está monitorando, apresentando toda uma base de dados consistente e satisfatória.

Envio de alertas

Você pode ser atualizado sobre o status de atividade no seu site, aplicação o host monitorado a qualquer momento e onde quer que esteja, através do envio de alertas para seu celular, por exemplo.

Integração com aplicações

Para facilitar o seu acesso ao monitoramento de hosts, oferecemos integração direta com o Zabbix, ferramenta de software de monitoramento de código aberto para diversos componentes de TI.

Através desse programa, é possível coletar alertas externos e abrir ou encerrar automaticamente chamados no Desk Manager.

Controle de manutenção

Oferecemos a possibilidade de agendamento de manutenção programada, com alertas personalizados. Assim, é possível alertar os clientes sobre suas manutenções.

Disponibilização de relatórios

Relatório em forma de linha do tempo, que facilita a visualização dos dados e ainda permite o acompanhamento da operação detalhadamente, minuto a minuto.

Monitoramento de hosts agendado

Você tem liberdade para definir os dias e horários que mais são relevantes para seu monitoramento, agilizando a coleta de dados. Além disso, tudo é feito de forma automática, evitando esquecimentos e atrasos.

Benefícios do monitoramento de hosts

Agora que você já entendeu o que são hosts e que ferramentas disponibilizamos para realizar o monitoramento deles, falaremos sobre alguns dos principais benefícios que você terá através dessa atividade. Veja só:

Satisfação do cliente

O cliente é o foco de qualquer negócio. Dificilmente você conseguirá satisfazê-lo imediatamente, logo na primeira tentativa, então por esse motivo é necessário fazer ajustes.

O monitoramento é o que permite que aos poucos você possa identificar quais os pontos necessitam de melhorias e passo a passo ir tornando seu serviço naquilo que seu cliente espera.

Garantindo as expectativas desse público-alvo você estará automaticamente promovendo a satisfação do cliente.

Melhor planejamento financeiro

Sabendo qual ponto específico precisa de melhorias, você não corre o risco de gastar com o que não precisa. Basta direcionar os recursos para o que há necessidade.

Consequentemente, o planejamento financeiro se tornará mais eficaz e otimizado.

Melhor desempenho

O monitoramento de hosts permite também melhor avaliação e controle das métricas de uptime e downtime, fazendo com que a recorrência de sistema fora do ar seja muito menos recorrente e não provoque prejuízos para seu negócio.

A estabilidade de operação de seu site também é fundamental para a conquista da satisfação do cliente.

Ainda falando em desempenho, essa ferramenta irá potencializar os resultados do seu site ao otimizar e impulsionar as técnicas de SEO e, consequentemente, colocá-lo em posição de destaque no ranking das principais plataformas de busca, como Google, Yahoo! e Mozilla Firefox.

Entendeu agora a importância de fazer uso do monitoramento de hosts? Não deixe de saber mais técnicas para melhorar o desempenho e alcance do seu site. Confira também nosso artigo sobre o servidor VPS.

201917Jun_deskmanager-cta-blog-v2-2

Célio Fabiano

Célio Fabiano

Co-fo & CEO da Desk Manager, acelerado com grande experiência na área de TI e Negócios, atuando a mais de 20 anos no mercado. Co-Fo & CEO da Keruak Software

Leia Mais