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Mau atendimento: o guia completo para você não fazer um

Você tem um produto excelente, mas não vende tanto como gostaria? Você está em um mercado competitivo e precisa se destacar, mas não consegue? A resposta desses erros pode estar em um mau atendimento.

Você já parou para pensar em como o atendimento é parte essencial do processo de vendas?

Muitas vezes não damos a devida importância a essa etapa e, por esse motivo, não alcançamos as metas que desejamos.

Para ter sucesso em vendas , atrair mais clientes e fidelizar os atuais é necessário não ter um mau atendimento.

Normalmente, só damos importância para alguma coisa quando entendemos o motivo pelo qual tal coisa é importante.

Por isso nós vamos destacar para você a importância do atendimento.

Por que o atendimento é tão importante?

Uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa e Estudo da Atento, mostra que 8 a cada 10 pessoas afirmam que o mau atendimento é o que faz com que elas não voltem em determinada empresa.

Portanto, um mau atendimento é extremamente ruim porque faz com que o cliente não retorne mais na sua empresa.

Dessa forma, a sua empresa deixa de conquistar um novo consumidor ou fidelizar algum cliente.

Além disso, o mau atendimento contribui diretamente para a insatisfação do cliente com o seu produto e com o seu empreendimento.

A partir dessa insatisfação ele irá atuar como um detrator da sua marca, ou seja, será uma pessoa que fala mal do seu negócio aos seus amigos e familiares.

Para saber se o cliente é um detrator é necessário realizar o cálculo do NPS.

O NPS é uma ferramenta direta e eficaz que demonstra o nível de satisfação do cliente com a sua empresa, produto ou atendimento.

Saber o nível de satisfação do seu cliente possibilita o gerenciamento dessa métrica para alcançar melhores resultados.

O mau atendimento traz consequências negativas para o seu negócio o que acaba desmotivando os seus colaboradores gerando um problema ainda maior de falta de engajamento.

Logo, o atendimento é importante para conquistar um novo cliente e fidelizar os que já compraram com você.

Como não fazer um mau atendimento

Vendo a importância do atendimento foi possível perceber que ter um mau atendimento é prejudicial e, portanto, não desejável.

Mas como não fazer um mau atendimento?

Vamos mostrar para você algumas dicas infalíveis para que a sua equipe não realize um mau atendimento aos seus clientes.

  • Não divida a sua atenção com outros afazeres

Quando o cliente está sendo atendido, ele espera que você esteja 100% disponível.

É muito desagradável ser atendido por alguém que está, ao mesmo tempo, lidando com uma questão pessoal ou até mesmo com algum outro assunto relativo ao trabalho.

Por isso, não divida a sua atenção. Esteja completamente presente no atendimento, buscando ouvir e entender as necessidades do seu cliente.

  • Não falte com informações

Conhecer o que você está vendendo é essencial para transmitir confiança ao cliente. Portanto, busque saber as respostas para todas as possíveis perguntas que podem surgir.

É importante saber sanar todas as dúvidas relativas ao produto em questão e também quanto ao que a empresa oferece, como formas de pagamento por exemplo.

  • Não prometa o que não poderá cumprir

Na tentativa de vender mais, alguns profissionais acabam prometendo vantagens que nem mesmo existem ou que não poderão ser disponibilizadas.

Além de ser uma decepção muito grande para o cliente, não ter uma promessa cumprida gera descredibilidade. Coisa que você não quer para o seu negócio.

Portanto, para não realizar um mau atendimento, saiba exatamente quais vantagens extras você pode colocar na mesa durante a negociação.

  • Não seja egoísta

Mostre para o cliente que você está interessado no sucesso dele e não apenas em fazê-lo consumir o que você oferece.

Pensar no sucesso do cliente , ou seja, colocar as metas dele como prioridade, é essencial para que a sua própria empresa alcance o sucesso almejado.

O sucesso do cliente, ou Customer Success, é um termo que tem sido utilizado e que reflete uma cultura empresarial de colocar o cliente em primeiro lugar.

Tem-se como base a premissa de que se o seu cliente está obtendo sucesso, então você também está. _ _

  • Não dê pouca importância ao pós-venda

Para não ter um mau atendimento, também é necessário pensar no pós-venda, sendo este parte do processo de vendas.

O pós-venda é, por definição, como indicado em seu nome, o momento após a concretização da venda.

Nessa etapa do processo de vendas é importante se atentar ao feedback que o seu cliente dará indicando a sua satisfação com o produto ou serviço adquirido.

Dessa forma, será possível trabalhar os pontos de melhoria levantados e aumentar a qualidade da sua empresa.

Também ocorre no pós-venda o momento ideal para fidelizar o seu cliente, pois ele já teve um primeiro contato estabelecido com o seu produto ou serviço.

  • Não deixe de capacitar a sua equipe de vendas

Outro ponto essencial para não ter um mau atendimento é possuir uma equipe de vendas capacitada.

Por isso, proporcione treinamentos que vão capacitar a sua equipe a realizar um atendimento de excelência.

Nos treinamentos, você pode trabalhar questões como oratória, programação neurolinguística, neurovendas e também técnicas de vendas, como o Spin Selling.

Além dessas dicas infalíveis , podemos destacar algumas competências necessárias para a que a sua equipe não realize um mau atendimento ao cliente.

Vamos conferir algumas delas logo abaixo:

1. Tenha empatia e saiba se colocar no lugar do cliente;
2. Tenha uma boa comunicação;
3. Tenha capacidade de persuasão;
4. Seja claro e objetivo;
5. Seja simpático;
6. Demonstre ser eficaz.

Com tudo o que falamos até aqui, foi possível observar a importância que o atendimento tem para o seu negócio e como realizá-lo da melhor forma.

Seguindo essas dicas do nosso artigo vai ser fácil fugir do mau atendimento e realizar um atendimento de excelência para o seu cliente! Para saber mais, adquira o nosso e-book: O guia completo para gerenciar equipes de atendimento.

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Célio Fabiano

Célio Fabiano

Co-fo & CEO da Desk Manager, acelerado com grande experiência na área de TI e Negócios, atuando a mais de 20 anos no mercado. Co-Fo & CEO da Keruak Software, Partner da 3In Capital.

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