/ Atendimento

ITIL V4: o que mudou? Aprenda a migrar para a nova certificação ITIL

Se você é um profissional da área de Tecnologia da Informação, TI, já deve ter ouvido falar que a certificação ITIL está com uma nova versão, a ITIL V4.

A ITIL V4 surgiu com o intuito de auxiliar as empresas a se adaptarem às novas demandas que o mercado tem exigido diante da complexidade digital apresentada nos dias de hoje.

Para lembrar, a certificação ITIL possui os seguintes níveis:

  • ITIL Foundation;
  • ITIL Specialist (3 módulos);
  • ITIL Strategist;
  • ITIL Leader;
  • ITIL Master.

Entender como essa nova certificação, a ITIL 4, irá funcionar e impactar a dinamicidade do trabalho dos profissionais de TI, é fundamental para que as mesmas continuem obtendo sucesso no mercado.

Vamos entender, então, quais são as diferenças que a ITIL V4 apresenta?

Conhecendo a ITIL V4

Como mencionamos, a ITIL V4 será um pré-requisito para as outras certificações, de níveis mais elevados.

A certificação ITIL possui diferentes níveis e é necessário passar por cada um deles para obter a certificação completa e construir a sua carreira como profissional de TI.

O formato da ITIL 4 possui duas linhas distintas:

  1. ITIL Managing Professional (ITIL MP);
  2. ITIL Strategic Leader (ITIL SL).

A ITIL 4 trouxe essas duas linhas com o objetivo de diferenciar, com mais clareza, os profissionais que prestam a prova.

Essas linhas também são comumente chamadas de streams.

Através dessa divisão, é possível perceber como e onde os profissionais podem e devem buscar melhorias em suas habilidades.

Ainda, é importante ressaltar que essas duas linhas distintas possuem, cada uma, diferentes módulos que devem ser analisados à parte.

ITIL Managing Professional (ITIL MP)

Com o objetivo de se tornar um Managing Professional, é necessário completar os seguintes módulos dentro dessa primeira linha da ITIL 4:

  • ITIL 4 Foundation;
  • ITIL Specialist: Create, Deliver & Support;
  • ITIL Specialist: Drive Stakeholder Value;
  • ITIL Specialist: High Velocity IT;
  • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve.

Essa stream da ITIL V4 irá fornecer conhecimentos práticos a respeito do gerenciamento e execução de projetos, bem como da liderança de equipes para o alcance de trabalhos e fluxos de TI desenvolvidos com sucesso.

Para que o profissional obtenha a certificação de MP (Managing Professional), é necessário completar todos os módulos dessa stream.

ITIL Strategic Leader (ITIL SL)

Como mencionamos, as duas linhas da ITIL 4 possuem módulos. A seguir estão os módulos da linha de Strategic Leader:

  • ITIL 4 Foundation;
  • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve;
  • ITIL Leader: Digital & IT Strategy.

A stream de líder estratégico da ITIL V4 irá focar no desenvolvimento de habilidades que prezam pela compreensão do profissional de como a Tecnologia da Informação é capaz de direcionar a estratégia e caminho percorrido por uma empresa.

Você deve ter percebido que o módulo “ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve” está presente nas duas streams da ITIL 4.

O profissional de TI só conseguirá a certificação ITIL Master, o último nível de certificação, ao possuir os títulos de ITIL MP e ITIL SL, ITIL Managing Professional e ITIL Strategic Leader, respectivamente.

Vale a pena ressaltar que uma das principais mudanças da ITIL 3 para a ITIL 4 foi a redução de 12 para apenas 6 módulos durante a certificação.

Dessa forma, a complexidade da estrutura da certificação ITIL é reduzida, incentivando os profissionais de TI a continuarem a busca pela certificação completa e não apenas pela fundamental.

Você deve ter percebido, também, que a ITIL 4 Foundation é um módulo presente nas duas streams da ITIL V4. Isso porque ela é tida como base para que o profissional continue avançando nos níveis da certificação.

Sem a ITIL V4 Foundation o profissional não pode prosseguir com os próximos níveis de certificação.

A ITIL V4 Foundation é voltada para profissionais iniciantes na área de TI que buscam a credibilidade de suas habilidades e aprofundamento dos seus conhecimentos.

Essa etapa da certificação não deve ser desvalorizada, sendo extrema importância para que o profissional cresça em seus conhecimentos dentro da área.

Ainda, a finalidade principal da ITIL V4 Foundation é possibilitar aos candidatos o conhecimento a respeito do moderno gerenciamento dos serviços de TI.

Como fazer a transição da ITIL V3 para a ITIL V4?

Caso você já tenha a certificação ITIL V3, com certeza, você deve estar se perguntando como realizar a migração para a ITIL V4, não é mesmo? Então é sobre isso que vamos falar agora.

Para auxiliar na transição de uma certificação para outra, foi criado o Módulo de Transição Profissional da ITIL.

Esse módulo de transição foi pensado para os profissionais que possuem a certificação ITIL Expert V3, ou o correspondente a 17 créditos na ITIL V3.

Quando o profissional concluir o módulo de transição, ele receberá a designação de ITIL Managing Professional (MP) da ITIL V4.

Contudo, para obter a certificação completa da ITIL V4 é preciso seguir com os outros módulos da nova versão.

Se o processo de certificação já foi iniciado de acordo com a ITIL V3, recomenda-se que sejam concluídos os 17 créditos necessários para que a transição de uma versão para outra seja facilitada.

As certificações no mundo de TI são muito importantes para trazer credibilidade e capacitação para os profissionais que atuam nesse ramo.

Agora que você entendeu melhor sobre a certificação ITIL V4, que tal conhecer mais sobre a certificação COBIT? Acesse nosso artigo e confira a relevância dessa certificação para o setor de TI.

CTA-DM-3-2

Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

Leia Mais