Conhecendo a integração da Desk Manager com Slemma
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Conhecendo a integração da Desk Manager com Slemma

Célio Fabiano
Célio Fabiano

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Já imaginou conectar todos os seus bancos de dados e ter as principais informações do seu negócio em um só lugar? Com a integração Slemma, ferramenta de business intelligence (BI), isso é possível.

Durante muito tempo, as organizações tomaram decisões importantes com base em experiências passadas ou opiniões, como em um jogo de sorte.

Hoje, porém, sabemos que para se manter ativa no mercado e em constante crescimento, coletar, monitorar e analisar dados tornou-se algo indispensável.

Para isso, surgiu o business intelligence, processo que coleta e utiliza dados precisos, estratégicos e mensuráveis para facilitar uma tomada de decisão mais apropriada para conquistar bons resultados.

Entre as diversas plataformas de BI, a Slemma é um grande nome, e os clientes Desk Manager podem se beneficiar com essa ferramenta.

A seguir, veja tudo sobre a integração Slemma, como ela acontece e outras plataformas de BI que também podem ser integradas ao Desk Manager. Vamos lá!

Como fazer a integração entre Slemma e Desk Manager?

Agora você pode fazer a integração com a plataforma de BI Slemma para gerar relatórios completos sobre o seu negócio direto do Desk Manager.

Veja abaixo o guia completo para fazer a integração Slemma e aproveitar esse serviço.

Passo a passo integração Slemma

Para iniciar a integração com o Slemma, ou qualquer outra das plataformas de BI disponíveis, você deve acessar o Desk Manager pelo “Portal dos Operadores” e selecionar o “Aplicativo Chamado”.

Depois, no menu lateral, você deve seguir o caminho: configurações > relatório de chamados, como fizemos na imagem abaixo.

Relatório de Chamados | Desk Manager

Relatório de Chamados | Desk Manager

Dentro de “Relatório de Chamados”, você pode criar um relatório do zero ou selecionar um já existente.

Assim que o relatório estiver finalizado, um botão “+” aparecerá no canto inferior direito. Clique nele para que a opção de “Integrações” apareça para você.

Integrações | Desk Manager

Integrações | Desk Manager

Agora é só escolher a plataforma de BI para finalizar a integração com o Slemma.

Escolher Integração | Desk Manager

Escolher Integração | Desk Manager

Depois de selecionar o Slemma entre as opções de integração BI, clique em “copiar”. Esse link você irá inserir em sua conta do Slemma, então, faça o seu login na plataforma.

Ao iniciar o acesso, você verá a tela abaixo. Clique no botão “+” no canto inferior direito.

Clicar no "+" | Slemma e Desk Manager

Clicar no "+" | Slemma e Desk Manager

Escolha a opção “Integration”, como está indicado na imagem abaixo, para realizar a integração.

Integration | Slemma e Desk Manager

Integration | Slemma e Desk Manager

Na tela seguinte, aparecerão diversos botões para você escolher a forma de integração que deseja. Clique em “Flie By URL”, como na imagem abaixo, e cole o link copiado do Desk Manager.

File By URL | Slemma e Desk Manager

File By URL | Slemma e Desk Manager

Cole a URL | Slemma e Desk Manager

Cole a URL | Slemma e Desk Manager

Depois disso, basta clicar em “DONE” para completar a integração!

DONE | Slemma e Desk Manager

DONE | Slemma e Desk Manager

Agora, o próximo passo é criar o seu Dashboard. Veja só como funciona o processo:

Passo 1:

Slemma | Slemma e Desk Manager

Slemma | Slemma e Desk Manager

Passo 2:

Create Dashboard | Slemma e Desk Manager

Create Dashboard | Slemma e Desk Manager

Passo 3:

Add Dimension and Measure | Slemma e Desk Manager

Add Dimension and Measure | Slemma e Desk Manager

Passo 4:

DONE | Slemma e Desk Manager

DONE | Slemma e Desk Manager

Pronto! Integração Slemma e Desk Manager feita!

Se você quer ver como o processo acontece na prática e tirar algumas dúvidas sobre as integrações do Desk Manager com Business Intelligence, confira o webinar abaixo:

https://youtu.be/ayrC_UxlVls?t=1520

Outras plataformas BI para integrar

Além da integração Slemma, também há outras opções de plataformas de business intelligence que você pode escolher para integrar ao Desk Manager para gerar relatórios e fazer a leitura de dados do seu negócio.

Abaixo, veja como fazer a integração com o Power BI e Qlik View!

Power BI

Depois de fazer o processo no Aplicativo Chamado, como mostramos acima, para integrar ao Power BI, copie a URL da plataforma, entre as opções.

Acesse sua conta na plataforma e clique em “Obter Dados” para iniciar a integração.

Obter Dados | Power BI e Desk Manager

Obter Dados | Power BI e Desk Manager

Depois, selecione a opção “web” e cole a URL que foi copiada no Desk Manager para fazer a integração. Nessa hora, lembre-se de deixar a opção “básica” selecionada.

Web | Power BI e Desk Manager

Web | Power BI e Desk Manager

Colar URL | Power BI e Desk Manager

Colar URL | Power BI e Desk Manager

Depois de confirmar, você só precisa aguardar até que um modal com suas informações apareça. Assim que o carregamento finalizar, selecione o relatório e clique em “carregar”. Suas informações aparecerão no BI.

CheckBox e Carregar | Power BI e Desk Manager

CheckBox e Carregar | Power BI e Desk Manager

Pronto! A integração Power BI e Desk Manager está feita!

Qlik Sense

Outra opção de BI para integrar ao Desk Manager é o Qlik Sense.

Para fazer o processo, você deve selecionar a plataforma no Aplicativo Chamado e copiar o link. Depois, no seu workspace no Qlik Sense, clique em “criar” > “criar aplicativo”.

Criar Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager

Criar Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager

Dê um nome para o novo projeto e clique em “criar”. Depois, clique no aplicativo previamente criado.

Nomear Projeto | Qlik Sense e Desk Manager

Nomear Projeto | Qlik Sense e Desk Manager

Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager

Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager

Selecione a opção “adicionar dados de arquivos e outras fontes”.

Adicionar Dados | Qlik Sense e Desk Manager

Adicionar Dados | Qlik Sense e Desk Manager

Selecione a opção “REST” entre as alternativas apresentadas na nova janela, conforme a imagem abaixo:

REST | Qlik Sense e Desk Manager

REST | Qlik Sense e Desk Manager

Depois, cole a URL obtida no Desk Manager e nomeie o projeto para facilitar a identificação.

Nome do Projeto | Qlik Sense e Desk Manager

Nome do Projeto | Qlik Sense e Desk Manager

Nessa mesma janela, procure pela opção “Check Response Type During Test Connection” e desmarque-a.

Desmarcar a opção Check Response Type During Test Connection | Qlik Sense e Desk Manager

Desmarcar a opção Check Response Type During Test Connection | Qlik Sense e Desk Manager

Na nova janela, marque a opção “CSV_source” e espere até que os dados extraídos sejam apresentados. Eles aparecerão em forma de tabela (como o Excel), conforme mostra a imagem abaixo.

Assim, basta selecionar as colunas que você deseja inserir, clicando em cada checkbox, e clicar em “adicionar dados”. Finalizado!

CSV_source | Qlik Sense e Desk Manager

CSV_source | Qlik Sense e Desk Manager

Agora que você sabe como fazer a integração Slemma e as demais plataformas BI que podem ser incorporadas ao Desk Manager, chegou a hora de aproveitar o benefício dos relatórios completos e rápidos!

Conheça como essas e outras integrações funcionam na prática com um teste gratuito da Desk Manager. Aproveite!

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