Conheça a integração do Desk Manager com Power BI
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Conheça a integração do Desk Manager com Power BI

Raphael Santos
Felipe Jesus
Raphael Santos, Felipe Jesus

Tabela de conteúdos

Sabemos da importância que os dados têm hoje em nossas vidas, mas nem sempre existiram  formas de coletá-los e analisá-los como podemos fazer hoje com as ferramentas de business Intelligence. O Power BI é uma delas.

Durante muito tempo, decisões importantes foram tomadas baseadas no feeling ou em alguma experiência que outrora deu certo, sem garantias de que funcionaria novamente.

Especialmente nas empresas e organizações, durante anos, esse foi o modelo seguido. Todavia, por mais que muitas vezes possa ter dado certo, não era nenhum caminho para decisões acertadas.

Assim, só era possível saber se uma escolha foi ou não efetiva, após colocá-la em prática. O resultado? Secreto e imprevisível.

No entanto, vimos esse cenário mudar com o avanço da tecnologia, que trouxe outras oportunidades e ferramentas que puderam facilitar as tomadas de decisões que, de fato, trariam bons resultados.

Hoje, as empresas podem trabalhar com dados precisos e mensuráveis e analisar os mais estratégicos deles para o crescimento do negócio, em um processo conhecido como Business Intelligence.

E os clientes Desk Manager podem contar com todos os benefícios que o Power BI, e tantas outras plataformas de BI, entregam para uma empresa.

A seguir, veja como a integração com o Power BI é feita, além de conhecer outras empresas de Business Intelligence com as quais você também poderá realizar integrações.

Como fazer a integração entre o Desk Manager e o Power BI

Quer entender como fazer a integração com o serviço de Power BI? Se você escolheu usar o serviço para gerar relatórios sobre o seu negócio, veja a seguir um passo a passo.

Integração Power BI: guia rápido

Ao escolher Power BI nas integrações na parte de baixo do relatório, clique no botão “Copiar” da linha do Power BI.

Depois, abra o programa do Power BI, e clique no botão superior esquerdo “Obter Dados” ou na seta ao lado dele.

Obter Dados | Power BI e Desk Manager
Obter Dados | Power BI e Desk Manager


Agora selecione a opção Web, ela apresentará um modal para inserir a URL copiada anteriormente.

Web | Power BI e Desk Manager
Web | Power BI e Desk Manager

Ao visualizar o modal, basta manter a opção “Básica” selecionada, colar o URL e clicar em OK.

Colar URL | Power BI e Desk Manager
Colar URL | Power BI e Desk Manager

Ao confirmar, basta aguardar alguns instantes para que um modal com o relatório e suas informações sejam apresentados.

Selecione o relatório clicando na “CheckBox”, localizada ao lado esquerdo do seu nome. Clique em “Carregar” e espere: todas as informações serão inseridas no seu BI.

CheckBox e Carregar | Power BI e Desk Manager
CheckBox e Carregar | Power BI e Desk Manager

Pronto! Viu como fazer integração de dados no Power BI é super rápido e fácil?

Desk Manager e plataformas Business Intelligence

Já pensou em ter uma ferramenta para cruzar dados invisíveis ao olho humano e conseguir entender as tendências e características do seu negócio?

Pensando nisso, fizemos a integração de leitura de dados dos relatórios do Desk Manager com as principais plataformas de Business Intelligence.

Assim, além da integração com o Power BI, você também pode conectar-seao Slemma, Qlik View e Sense Cloud.

Conseguimos fazer essa integração com qualquer relatório, não importando o aplicativo, dentro do Desk Manager. Basta criar um relatório e após isso já terá os links para integração.

Fizemos um exemplo através do “Aplicativo Chamado”, veremos?

Como fazer a integração da Desk Manager com as principais plataformas BIs?

Acesse o Desk Manager pelo “Portal dos Operadores”. Ao logar, selecione o “Aplicativo Chamado”.

No menu lateral, clique em Configurações > Relatório de Chamados, como mostra a imagem abaixo:

Relatório de Chamados | Desk Manager
Relatório de Chamados | Desk Manager

Ao acessar o “Relatório de Chamados”, você pode selecionar um relatório previamente criado ou criar um, clicando no botão “+”  no canto inferior direito.

Assim, após o relatório ser criado, acesse-o e clique em Integrações.

Integrações | Desk Manager
Integrações | Desk Manager

Pronto! Agora você pode escolher com qual das ferramentas de Business Intelligence você quer realizar seu relatório.

Escolher Integração | Desk Manager
Escolher Integração | Desk Manager

QLIK SENSE

Ao escolher Qlik Sense nas integrações na parte de baixo do relatório, clique no botão “Copiar” da linha do Qlick Sense.

Acesse seu WorkSpace na plataforma e clique em “Criar”, no canto superior direito.

Depois, escolha “Criar aplicativo''.

Criar Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager
Criar Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager


Agora, digite um nome para seu novo projeto e clicar em “Criar”.

Nomear Projeto | Qlik Sense e Desk Manager
Nomear Projeto | Qlik Sense e Desk Manager

Depois, clique no aplicativo que foi criado previamente.

Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager
Aplicativo | Qlik Sense e Desk Manager

Ao acessar o aplicativo, selecione a opção “Adicionar dados de Arquivos e outras fontes”.

Adicionar Dados | Qlik Sense e Desk Manager
Adicionar Dados | Qlik Sense e Desk Manager

Na nova janela que será apresentada, selecione a opção “REST”, como você vê na imagem abaixo:

REST | Qlik Sense e Desk Manager
REST | Qlik Sense e Desk Manager

Cole a URL extraída do Desk Manager no campo URL e no campo “nome” insira a identificação escolhida para o seu projeto.

Nome do Projeto | Qlik Sense e Desk Manager
Nome do Projeto | Qlik Sense e Desk Manager

Procure nesta mesma janela a opção “Check Response Type During Test Connection” e desmarque-a. Feito isso, clique em “Criar”.

Obs.: Nenhuma outra alteração precisa ser feita.

Desmarcar a opção Check Response Type During Test Connection | Qlik Sense e Desk Manager
Desmarcar a opção Check Response Type During Test Connection | Qlik Sense e Desk Manager

Uma nova janela se abrirá e você poderá enxergá-la, como mostra a imagem abaixo.

Marque a opção “CSV_source” e espere até que os dados extraídos sejam apresentados em forma de tabela (como o Excel).Selecione quais colunas devem ser inseridas, clicando em cada checkbox. Depois, basta clicar em “Adicionar Dados” e pronto.

CSV_source | Qlik Sense e Desk Manager
CSV_source | Qlik Sense e Desk Manager

Agora basta configurar os dashboards que quiser!

SLEMMA

Ao escolher Slemma nas integrações, clique no botão “Copiar” da linha do Slemma.

Abra o Slemma e faça seu login. Ao iniciar o acesso, você verá a tela abaixo. Assim, basta clicar no local indicado.

Clicar no "+" | Slemma e Desk Manager
Clicar no "+" | Slemma e Desk Manager

Surgirão algumas opções. Escolha “Integration”, como está indicado.

Integration | Slemma e Desk Manager
Integration | Slemma e Desk Manager

Surgirão, então, botões para que você escolha como deseja integrar ao Slemma.

Selecione “File By URL” para que seja possível colar a URL obtida no Desk Manager.

File By URL | Slemma e Desk Manager
File By URL | Slemma e Desk Manager

Ao clicar você estará na tela apresentada na imagem abaixo, onde poderá colar a URL:

Cole a URL | Slemma e Desk Manager
Cole a URL | Slemma e Desk Manager


Ao fazer o processo, basta clicar em “DONE” para finalizar.

DONE | Slemma e Desk Manager
DONE | Slemma e Desk Manager

Agora, vamos aos passos para criar o seu Dashboard:

Passo 1:

Slemma | Slemma e Desk Manager
Slemma | Slemma e Desk Manager

Passo 2:

Create Dashboard | Slemma e Desk Manager
Create Dashboard | Slemma e Desk Manager

Passo 3:

Add Dimension and Measure | Slemma e Desk Manager
Add Dimension and Measure | Slemma e Desk Manager

Passo 4:

DONE | Slemma e Desk Manager
DONE | Slemma e Desk Manager

E pronto! Deu para entender?

Se você ainda ficou com alguma dúvida, assista o vídeo da integração do Desk Manager com Business Intelligence e veja como o processo acontece:

E você já quer aproveitar os benefícios de uma plataforma que gera relatórios completos, de forma rápida e precisa, no seu negócio? Experimente o teste gratuito da Desk Manager e conheça, na prática, todas as integrações e funcionalidades que o nosso software possui.



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