Trabalhar em casa é ótimo em muitos níveis. Não ter que se deslocar aos lugares economiza dinheiro e tempo e pode realmente fazer você mais feliz. Por conta disso, muitos dizem que o home office é a estrutura de trabalho do futuro.

Uma infinidade de ferramentas gratuitas simplifica o check-in com os colegas do escritório. E se você quiser trabalhar com moletons ou pijamas, você pode.

Mas há desafios também. Como você evita se distrair com as tarefas domésticas? Como você lida com um amigo que não é anunciado no meio do dia? Como você faz alguma coisa se tiver crianças por perto?

Separamos algumas dicas para você que trabalha — ou pretende trabalhar — em home office. Veja só:

1. Identifique o que precisa ser feito todos os dias e certifique-se de fazê-lo.

Desde que você tenha uma lista de tarefas que precisam ser feitas naquele dia, não importa se ou como você possa ser interrompido, contanto que eu faça as coisas até o final do dia.Essa é a grande vantagem do home office, você tem liberdade de horário, e, se tiver responsabilidade, conseguirá entregar tudo o que precisa.

2. Use a nuvem

Documentos importantes precisam ser enviados para um serviço de armazenamento em nuvem, como Dropbox ou Google Drive.

Desta forma, você pode fazer login de qualquer lugar e nunca precisa se preocupar em ter seus arquivos com você, pois pode acessá-los de qualquer lugar.Vale lembrar que para isso é preciso ter um bom serviço de Internet à disposição, uma vez que é preciso subir arquivos na nuvem e baixar da mesma.

3. Não deixe seus amigos fazem visitas em hora inapropriadas

Use o horário do almoço como um momento para se reunir com amigos e, se eles aparecerem em sua casa, diga educadamente que está trabalhando. Limites são tão eficazes quanto são aplicados.

Instrua-os a ligar primeiro para ver se você está em casa. Assim, você pode marcar os horários que sejam melhores para você para as visitas deles.

4. Saia do seu home office de vez em quando

Ficar em casa o tempo todo também pode não ser uma boa ideia. É interessante sair para trabalhar em cafeterias ou coworkings de vez em quando.

Um bom exemplo é o Google Campus, que existe em diversos locais do mundo e reúne empreendedores em um espaço totalmente pensado para estimular a criatividade e os negócios.Isso ajudará na sua criatividade, produtividade e até alegria com o trabalho.

5. Invista na criação de um escritório confortável

Remodelar seu home office pode ser a melhor coisa para aumentar sua produtividade.Você deve amar o seu “cantinho do trabalho”.

Invista em um cadeira confortável, um bom computador, uma decoração que te faça sentir bem e uma iluminação que não te causa problemas futuros.  

6. Finja que você não está em casa

Não atenda o telefone de casa ou sua porta durante o horário comercial. Dessa forma, você não se sentirá tentado a conversar ou tirar uma folga e continuará focado nos negócios.

É importante respeitar o horário comercial. Não o utilize para fazer trabalhos domésticos como lavar a louça, regar as plantas ou colocar roupa na máquina. Separe seu tempo de trabalho do seu tempo de cuidados com a casa e do seu tempo de lazer.

7. Vista-se adequadamente

Manter uma rotina regular, tomar banho e se vestir todos os dias como se estivesse indo para um “escritório de verdade” pode fazer a diferença quando o assunto é produtividade no home office.

Não é porque você está em casa e seus cliente não estão te vendo que você deve ficar de pijama o dia inteiro, ok?

8. Evite ir a compromissos fora do trabalho no meio do dia

Tente fazer consultas médicas e odontológicas como faria em um escritório da empresa, logo pela manhã ou na última hora do dia para minimizar as interrupções do meu trabalho.

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9. Faça vídeos chamadas

Embora seja ideal se você puder se encontrar ocasionalmente com colegas de trabalho, às vezes não é possível, pois as equipes são separadas pela distância geográfica.

Nesse caso, o bate-papo por vídeo é a melhor opção, como o Hangouts, o, o appear.in,  3CX meeting ou até mesmo o tradicional Skype entre outros.

Para fazer chamadas com várias pessoas, o Hangouts e o appear.in são as melhores opções.

O Hangouts pois permite que até 10 pessoas gratuitamente — ao contrário do Skype, em que pelo menos uma pessoa no grupo precisa ter uma assinatura paga para reuniões entre mais de duas pessoas— e o appear.in porque, além de ser gratuito, ele não é necessário autenticação e até 8 pessoas é free.

Ele também permite compartilhar sua tela com outras pessoas, assim você pode fazer apresentações mais profissionais.

10. Aproveite sua flexibilidade

Cada pessoa garante sua produtividade de uma forma. Normalmente, é preciso fazer pausas. Aproveite para dar um passeio de bicicleta, nadar, ir à academia ou até mesmo pare de trabalhar durante o dia inteiro.

Como seu horário de trabalho é tão flexível quanto você precisa que ele seja, às vezes é importante ir embora

11. Fique fora da cozinha

É sério. Trabalhar em home office pode significar diversas idas à cozinha, lanches constantes e alguns quilos a mais.

Você precisa de disciplina e isso é realmente o argumento decisivo para a coisa toda: ter a disciplina para fazer o que precisa ser feito; a disciplina para evitar a cozinha; a disciplina para fugir da TV e expulsar seus amigos.

É importante manter uma boa alimentação (o que o home office pode ajudar), mas também é importante seguir os horários corretos das refeições e evitar fugas rápidas à cozinha.

12. Compre um fone de ouvido com cancelamento de ruído

A última coisa que você quer é estar em uma reunião online e ter a campainha da porta ou sirenes da polícia tocando o fundo. A percepção é a realidade.

Alguns equipamentos com baixo custo poderá lhe ajudar, como fones da Jabra, plantronics, Logitechg, Sennheiser e Bose

Você quer que as pessoas pensem que você administra um barco apertado e tem todos os recursos necessários ao seu alcance.

Isso é especialmente importante quando você é um empreendedor falando com alguém de uma organização maior. As pessoas não conseguem visualizar sua casa, mas podem certamente visualizar um escritório, e é exatamente isso que você quer que eles vejam e ouçam.

13. Esteja em contato com colegas de trabalho e chefe várias vezes ao dia

Uma boa comunicação é essencial, não só para todos saberem que você realmente está trabalhando, mas também para trabalhar em sinergia com todos os outros.

Um trabalho sinérgico traz melhores resultados e evita o retrabalho.

Uma boa recomendação é fazer um kickoff diário com o seu superior (ou os seus liderados), repassando as tarefas do dia e as prioridades.
Um reunião no início da semana (sprint semanal) também é importante para definir as demandas da semana e discutir sobre a semana anterior.  

14. Faça uso de tecnologia de comunicação gratuita ou barata

Hoje existem inúmeras ferramentas disponíveis para manter uma comunicação próxima com os colegas de escritório. Já falamos sobre algumas ferramentas para fazer videoconferência, como o appear.in e o Hangouts, mas outras tantas podem te ajudar, com o Trello (para fazer o gerenciamento de tarefas), o Drive do Gsuite (para guardar arquivos na nuvem) e Desk Manager (para acessar seu computador remotamente).

15. Mude seu mindset

Mindset é um modelo mental, é a sua forma de enxergar o mundo. Se você acha que trabalhar significa cumprir horas, você não será um bom profissional nem em home office e nem em um escritório tradicional.

O home office é uma forma de trabalho, mas seus objetivos precisam ser gerar resultados e novos negócios e não cumprir horário.

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