/ Serviços

Green IT: saiba o que é, como implementar e a sua importância

Você já ouviu falar em Green IT? Essa prática é uma nova tendência nas empresas de Tecnologia da Informação (TI) que promete trazer muitos benefícios para a sua empresa.

Hoje vamos ver o que é Green IT, como é possível implementar a tecnologia verde e a importância que ela tem para o seu negócio.

O Green IT, que também pode ser chamado de Tecnologia Verde ou ainda de TI Verde, surgiu em um contexto de crescimento tecnológico e também de aumento do consumo.

Hoje Vivemos em um mundo virtual. Temos a necessidade de estar conectado praticamente o tempo todo.

Como consequência, tem-se um consumo muito grande de tecnologias. As pessoas precisam dos seus celulares todos os dias, as empresas de seus hardwares e softwares.

Nos últimos 20 anos, a preocupação com os resíduos eletrônicos aumentou de forma significativa com o consumo de tecnologia. Dessa forma, é impossível não pensar no meio ambiente.

O impacto das tecnologias na natureza é expressivo, por isso não podemos ignorar o que o descarte que fazemos da tecnologia afeta nosso ecossistema.

Para entendermos mais sobre o assunto, vamos ao conceito Green IT.

O que é Green IT?

Green IT é um conjunto de práticas no setor de TI que estuda o uso dos recursos da computação de uma maneira eficiente e limpa.

A prática de Green IT conta com mudanças nas tecnologias utilizadas, na destinação do lixo eletrônico e até mesmo no layout empresarial.

O Green IT tem como objetivo trazer uma nova mentalidade para dentro das empresas: a consciência das práticas que podemos adotar para reduzir o impacto negativo que causamos na natureza.

No contexto empresarial, é necessário que a inovação ande junto com a estratégia, visto que essas mudanças acabam alterando a cultura organizacional da empresa.

Para que essa mudança de fato ocorra, e gere resultados positivos, é importante que toda a sua equipe de trabalho esteja alinhada com essa nova mentalidade.

Esse conceito de tecnologia verde faz parte de um movimento muito maior de conscientização dos danos que o nosso estilo de vida causa ao meio em que vivemos, bem como as mudanças que podemos fazer diante disso.

Saiba ainda hoje como implementar práticas de Green IT na sua empresa

Para pensarmos em passos práticos em relação às tecnologias utilizadas, o Green IT busca fazer algumas alterações como as que vamos listar a seguir.

  1. Otimização dos sistemas de fornecimento de energia dos Data Centers;
  2. Melhoria da eficiência dos sistemas de refrigeração dos Data Centers;
  3. Uso do cloud computing;
  4. Virtualização dos servidores e softwares;
  5. Adoção do acesso remoto;
  6. Utilização de SaaS;
  7. Realização de backups na nuvem.

Lembre-se que até mesmo uma simples janela pode eliminar o uso excessivo do ar condicionado e luzes nas salas.

Se você implementar essas mudanças na sua empresa, você vai contar com uma redução de gastos que, apesar de não ser o foco das práticas de Green IT, é um retorno a longo prazo bem positivo.

Já em relação à destinação do lixo eletrônico , tem-se uma nova maneira de encarar a tecnologia. O Green IT objetiva mudar a forma como lidamos com o lixo.

Não mais apenas descartando, mas também reutilizando esse material que virou lixo eletrônico na produção de novos produtos.

Muitas peças utilizadas na confecção de computadores e servidores podem ser reutilizadas até mesmo para a produção de joias. Interessante, não é mesmo?

Dar um novo destino a esse lixo eletrônico é importante para não prejudicarmos o meio ambiente e também para vivermos de maneira mais sustentável.

Devemos aproveitar os recursos que temos e que podem ser reutilizados de outra forma. Assim, estaremos fazendo um consumo mais consciente.

Em relação ao layout das empresas, é possível utilizar o conceito de Green IT para mudar a infraestrutura de forma que ela permita uma vida útil maior aos equipamentos de informática.

Além disso, pensar em um layout diferenciado pode até mesmo influenciar em uma melhoria na qualidade do ambiente para o trabalho dos analistas de suporte.

Assim, consequentemente, eles terão maior produtividade , o que levará à melhores resultados para a sua empresa.

Ainda é possível falar em Green IT quando se faz uma análise dos seus fornecedores e do compromisso que eles têm com a sustentabilidade ambiental.

Dessa forma, você fará negociações com consciência ecológica.

Também pode-se implementar Green IT na sua empresa reduzindo os equipamentos que consomem energia no local de trabalho.

A importância de ter Green IT na sua empresa

Os benefícios da prática de Green IT são inúmeros, tanto para o meio ambiente quanto para a sua empresa. Acredite, com todos esses benefícios , você não vai querer deixar de implementar a tecnologia verde no seu negócio.

Como já citamos, é possível reduzir os gastos com energia, melhorar a eficiência dos sistemas e reutilizar o lixo eletrônico produzido.

Além disso, é importante ter Green IT na sua empresa porque através dessa conduta as pessoas criam identificação com a organização já que praticamente todo o mundo é a favor da preservação do ambiente.

Essa mudança de rumo tecnológico proporcionada pelo Green IT encontra lugar na comunicação com o cliente: o marketing verde.

Essa é uma forma de valorização da marca perante os seus clientes. Falar que se preocupa com o meio ambiente é importante, mas as ações mostram que você realmente cuida do nosso ecossistema.

Implementar Green IT é importante porque o setor de tecnologia da informação está em constante crescimento no Brasil.

Mesmo com a recessão econômica, por causa da automatização dos processos, TI é uma área essencial nos negócios. A indústria do nosso país investe cerca de 11% do seu orçamento em tecnologia da informação.

Logo, de maneira geral, as empresas do setor de TI continuam sendo procuradas e continuam aumentando a sua base de clientes.

Implementar Green IT demonstra uma consciência que atua em favor do ambiente em que vivemos. Precisamos cuidar dos recursos que temos e viver de maneira sustentável.

As práticas do Green IT estão intimamente ligadas à governança de TI , que nada mais é que uma "extensão" da governança corporativa. Ficou confuso? Entenda melhor em: O que é governança de TI e qual a sua relevância para as organizações?

CTA-DM-1-5
Célio Fabiano

Célio Fabiano

Co-fo & CEO da Desk Manager, acelerado com grande experiência na área de TI e Negócios, atuando a mais de 20 anos no mercado. Co-Fo & CEO da Keruak Software, Partner da 3In Capital.

Leia Mais