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Gestão de desempenho: como está a performance do seu negócio?

Para identificar, mensurar e desenvolver a performance dos funcionários do seu negócio, existe uma prática que precisa ser utilizada, conhecida como gestão de desempenho.

Isso não significa apenas avaliar a produtividade de cada empregado e, dessa forma, concluir a análise; existem outros aspectos que precisam ser analisados.

Ficou curioso? Então, continue lendo este artigo, pois vamos apresentar a importância de uma gestão de desempenho e como realizá-la corretamente.

O que é a gestão de desempenho e qual a sua importância?

O desempenho precisa acompanhar os objetivos estratégicos dessa empresa. Dessa forma, a gestão de desempenho corresponde ao conjunto de ações que visam alinhar as metas do negócio e dos funcionários.

Essa ferramenta inclusive possibilita o crescimento profissional dos colaboradores, integrando-os à cultura da empresa e otimizando os seus resultados, estimulando assim o contínuo desenvolvimento.

Assim, é criada uma relação mais próxima entre gestores e colaboradores, fazendo com que seja possível extrair o melhor de cada um deles.

Além disso, quando os colaboradores entendem o padrão comportamental de uma empresa, isso reduz a chance de erros, já que compreendem melhor o direcionamento esperado de suas ações.

Existem muitos benefícios ao adotar uma gestão de desempenho na sua empresa. Confira alguns exemplos abaixo.

Otimização de custos

Ao conseguir estabelecer padrões por meio do mapeamento de processos, com a ajuda da gestão de desempenho, fica mais fácil formalizar as responsabilidades e atuação específica de um cargo.

Isso possibilita que a empresa consiga economizar ao não gastar tanto em treinamentos ou contratações que, mais tarde, revelam-se desnecessárias. Ou seja, reduz a margem de erro na contratação de novos funcionários.

Quanto aos treinamentos, a organização pode não precisar investir massivamente neles porque os gestores conseguem fazer a correta orientação aos empregados, indicando a eles o que é esperado em relação às atividades e comportamentos no trabalho.

Análise de competências

Ao elaborar uma atividade específica no ambiente de trabalho, é importante escolher os colaboradores com as habilidades necessárias para a execução.

No entanto, se os gestores não souberem as competências de cada um, torna-se preciso contratar uma terceirizada para fazer essa verificação.

Isso aumenta os custos da empresa, então o ideal é conhecer as aptidões de cada colaborador para analisar quais são os mais indicados para a tarefa.

Com a gestão de desempenho feita anteriormente, essa avaliação é possível.

Dessa forma, a gestão ainda possibilita a prevenção de problemas ou dificuldades em momentos cruciais.

Mensuração da produtividade

Para qualquer empresa, saber o quanto cada colaborador produz é fundamental para verificar a produtividade da organização como um todo.

Desse modo, é possível avaliar quais colaboradores êm mais dificuldade na execução das tarefas destinadas a eles e, com isso, aprimorá-los nesse sentido.

Essa etapa é conhecida como avaliação de desempenho, em que tanto a equipe quanto cada funcionário é analisado.

Realizar essa ação permite outros benefícios, como a construção de times mais fortes, fornecimento de feedbacks construtivos e maior eficiência no desenvolvimento dos colaboradores.

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Qual é o ciclo de uma gestão de desempenho?

Para realizar uma gestão de desempenho que forneça resultados positivos para a sua empresa, é importante levar em conta as quatro principais etapas desse processo.

Alinhamento de expectativas

Para que o colaborador saiba quais são as suas responsabilidades e metas, o gestor deve apresentá-los.

Isso pode ser feito por meio do job description, em que são comunicadas as funções do cargo, ou por projetos e indicadores, que auxiliam na hora de medir e acompanhar como as atividades estão sendo desenvolvidas.

Além disso, o gestor não pode esquecer de relatar ao novo funcionário qual é o comportamento esperado por ele no trabalho.

Avaliação de desempenho

Essa etapa é comumente feita com questionários baseados em critérios estabelecidos pelos organizadores.

Assim, o desempenho do colaborador é analisado e, caso seja necessário, são indicados cursos e treinamentos para que ele se aprimore.

Feedback

Ao terminar a avaliação dos funcionários, eles devem ser avisados do resultado.

Ou seja, o gestor precisa informar quais foram os pontos positivos e negativos levantados, além do desempenho conquistado e dos comportamentos observados.

Tomada de decisões

Toda ação tem um propósito e, no caso da gestão de desempenho, o objetivo principal é orientar o gestor na tomada de decisões.

Com isso, podem ser estabelecidas novas metas para a empresa. Existe também a opção de formular novas remunerações e promoções para os colaboradores.

Como fazer uma gestão de desempenho eficiente?

Não basta saber como funciona uma gestão de desempenho sem entender quais aspectos devem ser adotados para que ela seja eficiente, não é mesmo?

Por isso, elencamos os princípios que você precisa ter ao fazer esse processo no seu negócio. Confira!

Escolher os KPIs corretos

Traduzindo para o português, KPI (Key Performance Indicator) seria Indicador Chave de Desempenho.

Ou seja, são critérios que o gestor precisa selecionar para implementar na gestão de desempenho.

Isso evita a elaboração de avaliações que não vão resultar em dados úteis para a empresa.

Leitura recomendada: O que são KPIs e qual a sua importância para gerir um negócio?

Engajar os funcionários

Quando os gestores atuam diretamente com os colaboradores, isso aumenta o nível de parceria, então possibilita que os funcionários sejam mais fiéis à empresa.

Por isso, os gerentes devem trabalhar no estabelecimento e monitoramento desses profissionais. Isso significa, portanto, incluí-los no processo de criação da gestão de desempenho.

Quando todos participam dessa tarefa, os benefícios também envolvem todas as equipes. Assim, engajar os funcionários nessa ação é fundamental.

Adote um sistema integrado

Como a tecnologia pode ser o braço direito de toda empresa, não esqueça disso na hora de desenvolver uma gestão de desempenho.

Para auxiliar nesse processo, vale a pena contar com um software que reúna os dados necessários na elaboração dessa tarefa.

Nesse caso, o mais indicado é permitir que todos os funcionários visualizem o planejamento estratégico, assim como o acompanhamento de indicadores de desempenho, desenvolvimento de metas e de planos de ação.

Portanto, o sistema precisa ser integrado, já que assim todos os profissionais podem descobrir onde precisam melhorar e ainda têm mais controle sobre as tarefas. Dessa forma, é possível implementar uma gestão de manutenção que verdadeiramente auxilie no progresso da empresa. Se você tem dificuldades em estabelecer os indicadores fundamentais para esse processo, confira o nosso post sobre o assunto.

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Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

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