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Gestão de clientes: dicas de como fazer da melhor maneira

A gestão de clientes é um assunto, extremamente atual, que interessa qualquer empresário que busca manter a sua empresa competitiva no mercado.

Independentemente do tamanho da empresa, a gestão de clientes é um processo interno essencial para que os resultados desejados sejam alcançados.

Contudo, quando a empresa vivencia um momento de expansão ou, até mesmo, um momento em que a demanda de serviços simplesmente aumentou, a gestão de clientes se torna ainda mais necessária.

Diante disso, torna-se preponderante destacarmos que a prática de gestão de clientes deve ser bem definida e estruturada dentro de qualquer corporação.

A partir de uma boa gestão de clientes, é possível direcionar os esforços e atitudes de toda a empresa para o bom andamento dos seus resultados.

Você possui um processo de gestão de clientes dentro da sua empresa? Você sente a necessidade de estruturá-lo dentro da sua operação cotidiana?

No artigo de hoje iremos trabalhar o conceito de gestão de clientes e, também, maneiras de executá-la de forma eficiente. Continue a leitura para aprofundar os seus conhecimentos no assunto.

O que é gestão de clientes? Entenda melhor o conceito

Quando falamos em gestão de clientes, o que vem à sua cabeça? Um atendimento de qualidade? Uma base de contatos extensa? Contratos fechados, produtos vendidos?

Gestão de clientes é bem mais do que o que foi citado logo acima.

Realizar um processo de gestão de clientes implica sim em um bom atendimento, em uma base de contatos e em vendas realizadas. Mas vai além disso.

A gestão de clientes consiste, basicamente, na aplicação de determinadas estratégias que irão estreitar a relação entre a marca e o seu consumidor.

Assim, podemos afirmar que, através da gestão de clientes, a empresa buscará atrair, fidelizar e, até mesmo, reconquistar clientes.

Para entendermos melhor o conceito de gestão de clientes, vamos fazer uma breve análise histórica.

Há tempos, o cliente não era visto como foco de nenhum empreendimento. Quem quisesse um produto, iria até quem o vendesse e pronto.

Hoje, essa realidade não é mais a mesma. Com a diversidade de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço, o cliente se encontra diante de muitas opções para fazer a sua escolha.

Por esse motivo, o relacionamento entre o cliente e a empresa precisa ser nutrido constantemente.

Quando existe um relacionamento autêntico entre essas partes, você pode ter ao menos uma certeza: o número de clientes insatisfeitos será muito menor.

O seu consumidor verá a sua marca não apenas como um empreendimento do qual realiza compras, mas como um ambiente de conexão e realização.

O relacionamento com o cliente é algo que deve ser, sempre, prioridade dentro de qualquer negócio.

Investir em uma boa gestão de clientes, focada no relacionamento, irá trazer muitos benefícios para a empresa. Dentre eles, podemos citar alguns:

Estas são apenas as vantagens iniciais. Ao trabalhar com gestão de clientes, você verá como a sua empresa irá ter resultados cada vez melhores.

Até aqui, já foi possível entender a aplicabilidade e importância desse conceito, não é mesmo?

Contudo, queremos te ajudar ainda mais e, para isso, iremos expor algumas dicas infalíveis para que você comece a fazer a gestão de clientes ainda hoje na sua empresa.

Dicas de como fazer uma boa gestão de clientes

A partir de agora, iremos abordar dicas e práticas valiosas para qualquer empresa que deseja fazer uma boa gestão de clientes. Fique de olho!

Conheça o seu próprio negócio

Agora que você já sabe o que é gestão de clientes, não pode errar em uma coisa: é preciso conhecer, detalhadamente, todo o seu negócio e os seus respectivos processos.

É importante você saber quais os gargalos dentro da sua venda, quanto tempo leva o seu ciclo de atendimento e qual é a rotina da sua empresa.

Esse entendimento é importante para o gestor e, obviamente, para todos aqueles que irão lidar com o cliente.

Dessa forma, o cliente terá segurança em adquirir o seu produto ou serviço e em permitir, também, que o relacionamento entre vocês cresça.

Tenha organização e uma boa comunicação interna

Para gerir clientes, a** organização e comunicação interna são aspectos fundamentais dentro da empresa**.

Os dados dos seus clientes precisam estar organizados, preferencialmente em uma plataforma única de atendimento.

Com todos os dados relativos a determinado cliente em um mesmo lugar, a gestão de clientes é facilitada.

Assim, caso necessário, uma pessoa que não está responsável por uma venda pode prestar auxílio de imediato, pois terá em mãos todas as informações referentes ao cliente.

Dessa forma, todo o processo de atendimento é facilitado e realizado de maneira bem mais ágil.

Invista no pós-venda

Depois que a venda, seja do produto ou serviço, foi realizada, o que você faz? Muitas empresas simplesmente abandonam o cliente e pensam que depois que a venda foi concretizada não há mais necessidade de manter contato ou, até mesmo, se mostrar solícito ao cliente.

Essa linha de pensamento se constitui um equívoco bem grande.

O cliente não pode ser visto como um passo a mais para alcançar a sua meta de vendas. Ele não é, apenas, uma única venda. O cliente é muito mais que isso.

O cliente é a fonte de receita da sua empresa e a razão pela qual ela existe. Por esses motivos, o cliente precisa de muito mais atenção depois de fechar negócio com você, do que apenas antes disso. .

Não dar atenção ao pós-venda é um erro clássico, que muitas empresas ainda cometem, mas você não quer cair no mesmo erro.

Faça diferente e busque maneiras de manter o contato com o seu cliente mesmo depois que a venda é finalizada.

É importante saber, por exemplo, o nível de satisfação que o cliente teve nas interações com a sua empresa.

Esse dado pode ser obtido através de uma Pesquisa de Satisfação.

Logo, é possível percebermos que o pós-venda acrescenta em muito para a gestão de clientes. Não deixe de fazê-lo.

Invista no relacionamento com o cliente

Nós já comentamos, no nosso artigo de hoje, a importância de zelar pelo bom relacionamento com o cliente dentro da empresa, não é mesmo?

Esse é um aspecto tão importante dentro da gestão de clientes que merece um tópico específico para que possamos discutí-lo um pouco mais.

Para se relacionar bem com o seu cliente, é preciso conhecê-lo. E, nesse caso, o conhecimento deve ser específico de cada cliente e, não apenas, do público alvo no qual ele se encaixa.

Diante dessa necessidade de se investir em relacionamento com o cliente, o atendimento precisa ser visto como um meio para conquistar o seu consumidor.

Assim, precisamos destacar a necessidade de contar com uma equipe de vendas que irá abordar o cliente com a importância que o mesmo possui para a organização.

Para que essa abordagem de qualidade seja facilitada, é preciso que a empresa tenha uma mentalidade que coloca o cliente em primeiro lugar. Você já ouviu falar em Customer Success?

Esse conceito tem sido introduzido nas empresas e, através dessa prática, grandes resultados dentro da gestão de clientes são alcançados.

Para ter esses resultados, não deixe de conferir o nosso Guia Definitivo de Customer Success para a fidelização de clientes. Com certeza o relacionamento com consumidores e, consequente gestão de clientes, irá evoluir dentro da sua empresa.

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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