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5 ferramentas de atendimento ao cliente para turbinar o seu negócio

O atendimento ao cliente se tornou um dos principais assuntos empresariais da atualidade.

Trata-se de uma disciplina que agrega diversos conceitos relativamente recentes, como experiência do usuário e sucesso do cliente, mas que desde sempre figura como um dos elementos mais críticos de negócios dos mais diversos perfis.

Diante disso, as empresas precisam cada vez mais de ferramentas que possibilitem um atendimento de maior qualidade e alinhado com as expectativas do seu público consumidor.

Sendo assim, é essencial investir em recursos que promovam os aprimoramentos necessários para oferecer um serviço de alto nível e alcançar os resultados almejados.

Vejamos alguns dos principais itens que podem ajudar sua organização nesse processo e abrir as portas para entregas muito mais consistentes e um alto nível de satisfação dos seus clientes.

Service Desk

Um Service Desk de qualidade basicamente consiste em um ambiente virtual que agrega uma série de funcionalidades para atendimento ao cliente.

Integrando diversos canais de entrada, ele representa uma ferramenta essencial para um contato e tratamento otimizado do seu público consumidor.

Sendo assim, seu setor de suporte e qualquer outro que tenha contato com clientes, possui um poderoso recurso para atender da melhor forma possível todas as demandas.

Ao mesmo tempo, ele fornece aos gestores uma série de informações gerenciais para viabilizar um controle adequado do desempenho dos atendimentos de forma ágil e precisa.

Trata-se do tipo de ferramenta que pode mudar completamente a performance do seu atendimento ao consumidor.

Sistema de Gestão ERP

O sistema ERP online também representa um elemento de grande valia para atendimento aos seus clientes.

A única diferença é que o trabalho desenvolvido através dele se reflete em uma perspectiva interna. O contato não é direto com o público, mas os impactos são.

Para que a satisfação do consumidor seja assegurada, não basta que a linha de frente funcione bem, você precisa garantir que internamente sua empresa seja saudável para proporcionar resultados finais conforme as expectativas e é exatamente nisso que o ERP ajuda.

Para alcançar melhores resultados, é necessário que suas atividades como vendas, gerenciador de estoque e controle financeiro estejam devidamente integradas e em um fluxo consistente para conduzir àquilo que o mercado espera de você.

Pesquisa de Satisfação

Ouvir os seus clientes é sempre o melhor caminho. Não existe melhor forma de identificar oportunidades de aprimoramento e pontos fortes que podem conduzi-lo à melhoria contínua.

Sendo assim, faça daquilo que seu público tem a dizer uma prioridade em suas ações.

Existem diversas opções de metodologias e ferramentas no mercado para ajudá-lo nesse processo. No entanto, de uma perspectiva de custos e simplificação do processo, você pode optar por sistemas mais completos que contem com essa funcionalidade integrada.

É possível encontrar, por exemplo, services desks, como já apresentado, que possuem entre suas funcionalidades ferramentas de coleta de opiniões e portas de entrada para o contato de seus clientes.

CRM: Customer Relationship Management

Os CRM's são ferramentas de aprimoramento do relacionamento com seus clientes. Eles são projetados para gerir algumas das etapas mais críticas dos processos, desde a prospecção até o pós-venda.

A ideia é oferecer um ambiente virtual que facilite as interações, assegure os registros daquilo que é essencial e agilize as etapas desempenhadas.

Por meio da combinação de ferramentas clássicas com metodologias aprimoradas de tecnologia da informação, ele orienta toda a estrutura organizacional para o alcance da satisfação do cliente.

Além de todos os benefícios, a ferramenta pode ser integrada ao seu ERP, combinando informações necessárias à operações nos dois sistemas e alcançando resultados mais consistentes em todo o fluxo de sua cadeia produtiva.

Business Intelligence

Nossa última dica é a utilização de um BI. Trata-se de um software focado na estruturação e análise dos dados empresariais.

Dessa forma, você será capaz de ter insights recorrentes do comportamento do seu público e viabilizar decisões objetivas e assertivas no seu processo de gestão.

Utilizado em conjunto com seu Service Desk, seu CRM ou seu ERP, torna-se uma ferramenta poderosa para obtenção de uma visão consistente e sistemática do seu ambiente de negócio. Os achismos saem de cena e dão lugar a uma abordagem lógica e focada.