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10 dicas para garantir o alto desempenho da equipe de TI

Cada vez mais os gestores reconhecem a importância da gestão de pessoas para o sucesso do seu negócio. No caso de uma equipe de TI, gerir e garantir a produtividade desses membros é um desafio ainda maior, uma vez que são profissionais altamente qualificados e que precisam ser organizados de acordo com as suas especializações.

A gestão de equipes nessa área é um trabalho árduo, exigindo que o gestor tenha elevada qualificação técnica e a capacidade de gerir conflitos humanos e as demandas do setor.

Hoje, o uso da tecnologia nas empresas é fundamental e auxilia em diversos processos da organização.

São os recursos tecnológicos que facilitam a elevação da produtividade, o controle do desempenho das equipes e a identificação de novas oportunidades de negócio.

Em paralelo, a imprevisibilidade das demandas de TI é o principal fator crítico no âmbito da tecnologia nas organizações.

Bugs não previstos no sistema e falhas na intranet, por exemplo, são capazes de afetar o trabalho de toda a organização e atrasar entregas.

Logo, para gerir uma equipe de TI, um gestor precisa valer-se de duas abordagens: estratégica e tática.

Na primeira, o gestor precisa pensar na equipe de TI e na empresa de uma maneira mais ampla. Isso quer dizer que, a partir dessa perspectiva, é desenvolvida uma visão de longo prazo, com metas, objetivos e posturas desejadas.

Na segunda, é envolvida uma visão cotidiana da equipe de TI, em que o feedback e o acompanhamento do trabalho ocorre de forma natural no dia a dia do grupo.

Pensando nisso, preparamos 10 dicas para gerir e garantir o alto desempenho da equipe de TI da sua empresa. Preparado? Vamos lá!

  • Posicione o setor estrategicamente

O papel da equipe de TI não é apenas oferecer suporte e manutenção quanto às tecnologias envolvidas na empresa.

Para engajar seus membros, o primeiro passo é posicionar o setor como estratégico para a gestão corporativa e fundamental para o crescimento do negócio.

A equipe de TI precisa conhecer profundamente a operação, o mercado, os concorrentes, as novas tecnologias disponíveis, os processos produtivos e os principais gargalos da empresa.

Só assim o setor de TI consegue desenvolver uma análise crítica e assertiva sobre a influência do seu trabalho nas demandas da empresa e como seu papel é capaz de potencializar os resultados da organização.

  • Organize os processos internos

Para tornar sua equipe de TI ainda mais produtiva, é fundamental otimizar e mapear os processos internos, eliminando retrabalhos, desperdícios e falhas.

Portanto, busque analisar as tarefas rotineiras da equipe, identificando os problemas recorrentes que chegam até o setor e eliminando qualquer processo que seja desnecessário.

Nesse sentido, é importante definir procedimentos claros que facilitem a gestão de todas as tarefas, levando em conta aspectos como homologação, validação, registros de novas demandas e mais.

  • Invista em um software para abertura de chamados

Um software para abertura de chamados é a ferramenta ideal para conectar a equipe de TI aos diversos setores da empresa.

Esses sistemas oferecem instantaneidade e o registro da solicitações relativas à tecnologia, garantindo que ela foi formalmente recebida, evitando possíveis “esquecimentos” e facilitando o atendimento.

Os softwares possibilitam que a equipe de TI organize os chamados por grau de urgência, priorizando o atendimento das solicitações mais graves.

Há também a possibilidade de coletar informações estratégias acerca do funcionamento da tecnologia na empresa, identificando os maiores gargalos da área e, assim, estabelecer planos de melhoria.

  • Defina metas individuais e coletivas

Uma equipe de TI de alta performance deve ter metas a cumprir, que sejam alinhadas à estratégia da empresa.

Por isso, busque desdobrar os objetivos macro da empresa em metas individuais e coletivas, para que todos consigam entender seu papel na conquista dos resultados almejados.

  • Otimize a comunicação

Para que uma equipe de TI consiga oferecer as melhores soluções para a organização, é fundamental ter uma comunicação efetiva entre os membros.

As reuniões gerenciais são uma ótima opção para o gestor informar, atualizar, orientar e direcionar os esforços de acordo com as demandas. Esse também é um ótimo momento para troca de ideias e sugestões entre os membros.

Usar os canais internos de comunicação é essencial para informar toda a empresa sobre eventuais manutenções na tecnologia, bugs e outros comunicados.

  • Estabeleça planos de carreira

Sua equipe de TI certamente conta com profissionais talentosos, que costumam ter expectativas de crescimento dentro da empresa.

É um erro muito grave imaginar que, por ser um setor muito exato e específico, que os membros não almejam novas posições.

Portanto, um plano de carreira bem elaborado pode incentivar os colaboradores a buscarem mais qualificação – e até por isso, melhorar seu desempenho no cargo atual e almejar cargos de liderança.

Não se esqueça que gerir uma equipe de TI também inclui preparar novos líderes e possíveis sucessores, certo?

  • Ofereça oportunidades de crescimento

É fundamental reter talentos na equipe de TI para que as operações tecnológicas da empresa permaneçam em pleno funcionamento.

Por isso, ofereça oportunidades de crescimento que motive os colaboradores.

Promova treinamentos voltados para a especialização de cada membro e a tecnologia com a qual a equipe lida diariamente.

Além disso, vale a pena aplicar a gestão por competências, a fim de identificar fraquezas, limitações e potencialidades dos membros.

Dessa forma, é possível agir no aperfeiçoamento de todos os perfis, levando em conta as individualidades, formando assim equipes ainda mais preparadas e competentes.

  • Feedback imediato

Como nós já te contamos em outra oportunidade, o feedback é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e, aplicado constantemente, é um excelente meio para evitar retrabalhos, equívocos e conflitos no ambiente de trabalho.

A cultura do feedback imediato e informal é fundamental para melhorar o desempenho da equipe no dia a dia.

Enquanto gestor, ofereça sugestões de melhoria no trabalho dos membros da equipe de TI e, é claro, não deixe de elogiar o comportamento positivo!

  • Avalie o tamanho da equipe de TI

Quando o assunto é a equipe de TI, o tamanho é sempre muito relevante. O número de membros da equipe deve variar de acordo com o tamanho da empresa.

Grandes empresas normalmente possuem equipe maiores, uma vez que a complexidade das tarefas em geral também é maior.

No entanto, essa é uma regra que não é sempre aplicável. O que determina o tamanho da equipe de TI é a área de operação da empresa e o quanto o TI implica na produtividade.

Grandes indústrias, por vezes, possuem equipes de TI reduzidas, pois não necessitam de muitos recursos computacionais e, por isso, só mantêm o básico internamente e o restante das atividades são terceirizadas.

Por isso, é missão do gestor de TI compreender as necessidades em TI do segmento da empresa e, a partir daí, avaliar o tamanho necessário para a sua equipe.

A questão do tamanho é muito relevante, pois uma equipe que possui menos membros do que a demanda, ficará sobrecarregada e, consequentemente desmotivada e com baixa produtividade.

  • Crie sistemas de premiações

Para aumentar a produtividade da equipe de TI, invista em um sistema de premiações e bonificações. Isso deve estar diretamente ligado com as metas individuais que propomos no item 4!

A cada nova meta alcançada, ofereça uma recompensa que seja agradável aos olhos da equipe.

Você já ouviu falar sobre gamificação? Essa é uma boa estratégia para estimular a competitividade saudável no ambiente de trabalho, através de ferramentas que utilizam a lógica dos jogos.

Além de estimular o comprometimento com os objetivos, essa prática irá melhorar a convivência no ambiente de trabalho.

Um gestor de TI, além de lidar com todos os desafios constantes de um departamento de tecnologia, ainda precisa responder à gerência da empresa. Essa é, certamente, uma grande missão.

Garantir o alto desempenho da equipe de TI não é só dominar as particularidades da área, mas também ter amplo conhecimento em gestão. A união do conhecimento dessas duas áreas será o diferencial para superar qualquer desafio que venha surgir.

Uma das principais tarefas da equipe de TI é oferecer atendimento aos diferentes setores da organização. Portanto, que tal aprender mais sobre o gerenciamento de equipes de atendimento? Baixe já nosso e-book gratuito!

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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