A gestão de contratos possui um caráter desafiador: consegue reunir em seu ciclo de vida o conhecimento de áreas multidisciplinares. Para gerenciar bem um contrato, quanto mais conhecimento a respeito de tecnologia, administração, finanças, logística, direito, comunicação, recursos humanos, psicologia, etiqueta empresarial, entre outros, mais fácil se torna esta tarefa.

No entanto, mesmo sem experiência nessas áreas é possível adotar técnicas e ferramentas que viabilizam a governança de forma eficaz.

Como melhorar a produtividade na gestão de contratos?

Para realizar uma gestão de contratos de forma ágil e assertiva, é essencial o apoio da tecnologia, evitando prejuízos financeiros e alavancando os ganhos.

Para que perder tempo com questões operacionais em detrimento da qualidade dos resultados se é possível, de forma automática, acompanhar itens como:

  • Data de vigência de contrato;
  • Vigência de documentos do contrato;
  • Datas de repactuação;
  • Faturamento;
  • Custos;
  • Evolução;

Acordo de SLA (Service Level Agreement) ou, em português, ANS (Acordo de Nível de Serviço).

Uma excelente solução tecnológica é o software Desk Manager, que disponibiliza um módulo de contratos para manter todo o controle do que é essencial na gestão, possibilitando uma comunicação fácil e disparando ações necessárias – inclusive com notificação via SMS –, facilitando as tratativas com o cliente, controle das entregas e abertura de chamados.

Uma das grandes demandas de "tempo" na gestão de contratos é o controle dos SLA. Os contratantes estão mais exigentes e não querem gastar mais do que se propuseram no momento de contratação.

Ter o controle de cada item acordado, observando as exigências de escopo e prazo, evita a aplicação de sanções.

O módulo disponibilizado pela solução Desk Manager fornece os recursos necessários para manter este controle, evitando erros de gestão e de aumento dencusto desnecessário para a empresa contratada.

O Desk Manager Software apresenta ainda uma interface bastante amigável, minimizando a necessidade de treinamento, uma vez que a experiência do usuário é bastante intuitiva (tenha mais informações neste link ou pelo Webinar).

A simplificação da gestão de contratos é fundamental para garantir a satisfação do cliente, direcionando o tempo para ações de atendimento pós-venda, upsell e vislumbrando sempre a melhoria de processos.

No cenário atual de competição acirrada, é notória a necessidade de investimento em inovação para competir melhor no mercado.

O diferencial é aprimorar a relação com o cliente, promovendo inovações para garantir a manutenção, sem perder espaço para os concorrentes e investindo na conquista de novos clientes.

O foco no cliente e na otimização de processos

O atendimento ao cliente passou a ser peça fundamental para ter sucesso em um empreendimento. Mas não basta ser apenas ser agradável, ter um relacionamento amigável.

É importante que seja perceptível a importância que o contratado demonstre com a qualidade da entrega e a dinâmica da gestão do contrato.

Encantar o cliente é uma arte e saber utilizar melhor o tempo, em busca de estratégias que possam atingir esse objetivo, é o melhor caminho.

A tecnologia surge para viabilizar o atingimento dos objetivos de negócio e economizar tempo, propiciando o aumento de produtividade da equipe.

Utilizar uma solução de alto poder tecnológico, reunindo toda a experiência de uma gestão de contratos, de forma madura, com funcionalidades já bastante sedimentadas passa a ser fundamental.

Investir neste caminho permite, certamente, chegar nas metas definidas para o alcance das margens de retorno do contrato, a satisfação do cliente e obtenção de novos negócios.

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