A fidelização do cliente é um dos fatores principais de sucesso da empresa. Mas como manter essa cartela de consumidores? O Customer Success Management é a estratégia ideal.

Para reter esses clientes é preciso que eles estejam satisfeitos, e isso só acontece se eles conseguem alcançar e, mais ainda, exceder os seus objetivos ao contratar o seu produto ou serviço.

É nesse ponto que o customer success management vai ser o diferencial do seu negócio. Durante o texto, vamos abordar técnicas de como manter o usuário por mais tempo na base e como implementar uma estratégia de CSM eficiente. Confira.

O que é o Customer Success Management?

Você sabia que conquistar um cliente novo chega a custar 7 vezes mais do que fidelizar um que já está na empresa? O sucesso do cliente serve para tentar fazer o consumidor ficar o maior tempo possível na corporação.  Mas como garantir isso?

O Customer Success Management (CSM) é o gerenciamento do sucesso do cliente. Ele foi desenvolvido através de estudos científicos que projetam e orientam as empresas  a aumentarem os valores entregues aos seus consumidores.

Quando se fala em sucesso do cliente, muitas pessoas, erroneamente, acham que essa responsabilidade é do próprio usuário, quando, na verdade, a corporação que deve assumir esse papel.

É importante acompanhar o cliente do início ao fim do ciclo de vendas. Afinal, para garantir que você tenha exatamente a solução que ele precisa é preciso saber o que ele procura.

Como gerenciar o sucesso do cliente?

Dentro do customer success management, existem algumas estratégias que devem ser colocadas em prática. Separamos as principais:

Invista em um bom time

O Customer Success Management não faz mágica. É preciso muito esforço por parte de todos os funcionários envolvidos.

Toda a equipe deve ter em mente que o CSM não é somente um suporte ou um serviço de atendimento ao cliente. Ele é responsável pelo andamento de todo o processo, incluindo o pós-venda.

Os funcionários que trabalham com Customer Success Management são responsáveis por mostrar tudo o que a empresa tem a oferecer, entrar em contato com os clientes depois da venda e indicar os resultados das performances.

Além disso, eles devem sempre atualizar esses usuários sobre as melhores soluções e meios de manutenção para utilização do produto.

Depois de todas as transações, os colaboradores ainda precisam colher os feedbacks e (o principal) fazer a ponte entre os clientes e os desenvolvedores dos produtos, para que hajam melhorias, se necessário.

Para implementar o CS, o ponto principal é a capacitação do time. Para recrutar um dream team (time dos sonhos), é preciso ficar atento a algumas características essenciais:

  • Proatividade: pode parecer clichê, mas é indispensável que os funcionários tenham atitude na hora de tomar decisões. Isso também inclui uma “veia de vendedor”.

Apesar de não ser vendedor, o membro do time precisa ter boa comunicação, dominar técnicas de negociação e persuasão;

  • Organização: se a pessoa não for  organizada, ela não vai dar conta de lidar com tanto volume de informações. Dessa maneira, dificilmente a meta seria cumprida;
  • Inteligência emocional: ela é composta por empatia, resiliência e paciência. Possivelmente, o atendente vai lidar com clientes mal humorados, mas isso não pode ser motivo para não manter o profissionalismo.

Nas empresas que implementam o CSM, existe a função do Customer Success Manager, que é o Gerente de Sucesso do Cliente e é uma das principais engrenagens para o funcionamento da estratégia.

Existem outras divisões possíveis. Em muitos lugares, têm a separação entre quem faz o contato com o cliente, quem faz as análises e quem dá o feedback.

Independente da área, o importante é que essas pessoas estudem muito e sejam muito bem treinadas.

Segmente e gerencie seus clientes

A segmentação correta dos clientes é um dos pontos-chave para que o customer success management dê certo. Cada divisão de consumidores possui uma experiência adequada.

É possível que clientes de diferentes segmentos compartilhem o mesmo resultado desejado. E como fazer essa separação?

O mais importante é entender quais são as reais expectativas dessas pessoas e o que vai ser necessário para alcançá-las, em termos de treinamento, envolvimento humanizado e tecnológico.

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Dessa maneira, você garante todos os níveis de cobertura necessários para garantir o sucesso do cliente.

Dentro desse gerenciamento, temos o que algumas empresas chamam de Orquestração, que envolve esse gerenciamento de expectativas, a definição das responsabilidades de cada um e o planejamento de expansão.

Deixe o cliente ciente sobre quais os resultados esperados em um mês, três meses, um ano. Isso evita ansiedade e mostra confiança no processo. E quais as atribuições do cliente? Esse tipo de envolvimento no acordo também é importante.

Intervenção

Como já mostramos anteriormente, o customer success management deve dar conta de todas as etapas de sucesso do cliente. Para isso, é necessário criar interações constantemente.

Se o cliente estiver cumprindo as tarefas e seguindo os passos do caminho traçado, ótimo. Se não for esse o caso, você deve intervir para que as ações comecem a acontecer.

Isso pode ser feito através de um cronograma pré-combinado. Geralmente, essa checagem é negociada entre empresa e cliente, mas costuma ser através de e-mail, telefone e reuniões, presenciais ou remotas.

O encontro presencial é importante e deve ser feito sem um intervalo muito grande de tempo. Essa proximidade ajuda muito no gerenciamento dos resultados.

Entre uma reunião e outra, tente acompanhar de perto a evolução. Depois de 15 dias não teve nenhum avanço? O prazo para o cumprimento de uma etapa está perto? Converse com o cliente.

Métrica

As métricas são essenciais na hora de acompanhar os resultados. Como estão os clientes? Como está a empresa?

Não adianta a sua empresa estar crescendo e aumentando a receita financeira se os clientes não estão seguindo esse padrão. Os resultados a serem avaliados são:

NPS

O Net Promoter Score é o indicador de satisfação. É o cliente que vai avaliar o serviço. São feitas, geralmente, duas avaliações, cada uma com nota de 0 a 10.

Quão satisfeito você está com o produto/serviço? Quais são as chances de você indicar a empresa para alguém?

De 0 a 6, são os clientes detratores. Os que deram nota 7 ou 8 são passivos. Os promotores são os que deram 9 ou 10. A taxa é calculada sobre a diferença entre promotores e detratores.

Por exemplo, na empresa 50% são promotores e 20% são detratores. O NPS = 30.

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Essa é a taxa mais importante nas empresas que usam plataformas SaaS (Software as a Service). Ela se refere ao número de cancelamentos de contratos e serviços.

Para calcular, é só dividir o número de cancelamentos ao longo de um período pelo número total de clientes ativos no início do período considerado. É essencial descobrir o motivo dessa saída e, para isso, existem os feedbacks.

Upsell e Downsell

O Upsell é a necessidade de contratar mais serviços dentro do pacote oferecido, enquanto o Downsell é a sua redução .

Existem vários fatores que podem levar a essas mudanças no contrato e é preciso ficar atento aos motivos. Uma taxa de downsell alta pode dizer que a empresa não está conseguindo entregar o valor esperado.

Para reverter essa situação, entenda qual é o problema e a necessidade do cliente e tente renegociar esses planos.

Esse valor também interfere no Lifetime Value, que é a soma total dos gastos que o cliente fez durante os serviços prestados pela sua empresa. A tendência é que o cliente gaste mais quanto maior for o seu sucesso.

As métricas positivas levam à renovação e à expansão. O consumidor que já é cliente vai querer renovar o contrato, ao mesmo tempo que, ao indicar o serviço para parceiros, traz clientes novos para a empresa.

Os consumidores satisfeitos podem, inclusive, servir de exemplos nas campanhas de marketing, sendo mostrados em casos de sucessos e em depoimentos positivos.

Para ajudar a analisar essas métricas, separamos, no próximo tópico, algumas ferramentas que podem te auxiliar.

Como o Desk Manager pode ajudar na sua estratégia de CSM?

Existem diversas ferramentas que a sua operação de  customer success management pode utilizar no dia-a-dia.

  • Plataformas específicas de CS, como Gainsight e Sensedata;
  • Plataforma específicas de NPS, como a Gorila App e o Wootric;
  • E muitas outras ferramentas.

Já a Desk Manager pode te oferecer uma das melhores plataformas de gestão de atendimento disponíveis no mercado.

O atendimento é a vitrine de qualquer empresa e garantir que o seu atendimento seja de excelência irá contribuir automaticamente para uma experiência de sucesso do seu cliente, por isso é importante usar uma plataforma que te ofereça meios e recursos para uma gestão eficiente da sua operação.

Os atendimentos registrados pelo Suporte na Desk Manager ajudam a entender o comportamento do cliente. Assim, é possível ter um panorama mais detalhado de como fazer uma experiência cada vez melhor.

Além disso, a base de dados construída a partir destes atendimentos ajuda na análise e nas tomadas de decisão, pois o sistema torna possível registrar cada necessidade e manter os clientes sempre atualizados durante o processo. Gostou da dica?

Invista no Customer Success Management! E para se aprofundar ainda mais no assunto, leia também o e-book sobre o roteiro infalível para o Sucesso do Cliente clicando aqui.

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