A área de Tecnologia da Informação é uma das que mais cresce no mundo. Para acompanhar esse mercado, o profissional deve buscar sempre atualização, como cursos tecnologia da informação.

No texto de hoje, vamos mostrar como um profissional da área de TI pode aperfeiçoar e valorizar seu currículo. Confira:

Construindo o perfil do profissional de TI

Provavelmente, se você optou por seguir a carreira de TI é porque você tem afinidade com a área de tecnologia. Mas dentro da profissão, existem diversas opções de atuação.

Um profissional de tecnologia da informação pode trabalhar com design, análise de sistemas, administração de sistemas operacionais, programação no geral, análise de suporte, analista de infraestrutura e por vai.

Muitas pessoas que trabalham com TI não se formaram em áreas afins a cursos tecnologia da informação.

Uma boa ideia para começar a dar uma alavancada no seu perfil é fazer uma faculdade especializada, que com certeza vai te dar uma boa base para todas as áreas de TI.

Durante os cursos, você aprende sobre gestão, como melhorar o atendimento no suporte e gestão financeira de TI.

Esse conhecimento vai ser importante mesmo que você decida trabalhar em um setor específico depois, já que, querendo ou não, você acaba precisando de um apoio de outras áreas.

Com essa preparação, você sai na frente na busca por estágios. Existem muitas vagas no mercado de TI, mas a maioria delas exige experiência.

Para contornar esse problema de “exige experiência, mas é preciso ter experiência para ter experiência”, você pode seguir algumas dicas.

A participação em eventos é uma ótima oportunidade para praticar o networking, que é a prática de conhecer pessoas novas no seu ramo de trabalho.

Quem sabe de lá não saia uma proposta de trabalho? Além disso, você também fica por dentro do que está acontecendo no mundo da tecnologia e quais são as novidades.

Estar antenado é fundamental, inclusive nas vagas divulgadas nas redes sociais, como o LinkedIn! Existem grupos de TI que incentivam a interação dos usuários para tirar dúvidas, dar dicas ou falar sobre vagas.

Uma das plataformas mais famosas entre os profissionais é o GitHub. Nela, você pode hospedar tudo que você desenvolver, como aplicativos e sistemas. Além de ser uma boa vitrine para o seu trabalho, você cria relações pessoais que podem te ajudar.

Na página, você também descobre um pouco mais sobre as diferentes linguagens e pode colocar em prática o que você aprender nas aulas dos cursos tecnologia da informação.

O mais importante: estude muito! A tecnologias estão sempre se renovando e, por isso, é essencial que você se mantenha sempre atualizado.

Além da faculdade, existem alguns cursos tecnologia da informação muito interessantes que ajudam a dar um upgrade no currículo, assunto do tópico a seguir:

CTA-DM-1

Cursos tecnologia da informação

O conhecimento é essencial para qualquer área. Na área de TI, às vezes vai ser necessário comprovar os estudos, e geralmente isso acontece por meio de certificações.

Muitas pessoas acham que é besteira investir em cursos tecnologia da informação, mas não é. Se o recrutador pede aquele diploma é porque ele é realmente importante para exercer aquela atividade.

Tirando as Universidades Federais, os cursos tecnologia da informação como ensino superior vão ser pagos. Entretanto, busque encará-lo como um investimento!

Você pode escolher entre faculdades como Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia da Informação e Sistemas da Informação, por exemplo.

Se você já tem a formação ou já trabalha no mercado e quer aprimorar seu currículo, você pode apostar em cursos online.

Entre as maiores vantagens dos cursos tecnologia da informação online estão a flexibilidade e os custos mais baixos.

O aluno só precisa de um computador com acesso a internet, podendo fazer aulas onde e quando quiser. Além da economia com transporte, os cursos são mais baratos ou até gratuitos, como os que mostramos a seguir:

Dash General Assembly

A unidade é uma organização sem fins lucrativos que tem desde cursos tecnologia da informação básicos até avançados. Ele ensina sobre desenvolvimento web, HTML, CSS e JavaScript.

MIT OpenCourseWare

A MIT é uma das melhores universidades do mundo na área de tecnologia, e você pode estudar lá de graça, sem sair do Brasil.

Na página online, você tem acesso aos materiais dos cursos de graduação e pós-graduação na área de TI. São diversas modalidades para você escolher.

Desde o ano passado, a Universidade passou a disponibilizar também suas palestras na plataforma.

Harvard Online Learning

Os cursos de Harvard são muito completos, abordando quase todos os tópicos de TI que você precisa. O programa é gratuito e inclui palestras, materiais e programas de aprendizagem da EdX, GetSmarter, Harvard Business School e Harvard Extension School.

Cursos da USP

A universidade brasileira também possui bons cursos à distância, como teste de software, big data e linguagem Python.

Um dos mais acessados é o UX/UI: Fundamentos para design de interfaces, que mostra como criar a melhor experiência para o seu usuário, através de princípios do design. O curso conta com aulas teóricas e exemplos práticos.

Design Thinking Action Lab

O curso é ideal para os agentes digitais que buscam conhecimento além de front-end, desenvolvendo inovações, implementando soluções e testando ideias.

Microsoft Virtual Academy

A plataforma, considerada uma das mais completas, disponibiliza mais de 200 disciplinas de diferentes níveis, todas com certificado no final. O curso mais acessado é o C#, que é uma linguagem de programação da Microsoft.

Além dos novos cursos tecnologia da informação, é bom lembrar que é importante fazer uma reciclagem sempre que surgirem mudanças ou novidades.

E por último, mas não menos importante, os cursos de inglês são essenciais para os profissionais que trabalham com tecnologia da informação.

Além da língua te abrir portas para tentar oportunidades em empresas internacionais, ela também facilita o próprio dia-a-dia do trabalho, pois fica mais fácil para entender as estruturas dos códigos e das programações.

Os melhores materiais sobre as novas tecnologias, livros, artigos e informações, estão em inglês, como a maioria dos cursos que citamos acima.

O ideal é procurar um curso especializado na sua cidade. Existe cursos online gratuitos, mas seria importante, para uma experiência completa, aprender a escrita e a fala também. Quais cursos tecnologia da informação você vai fazer, depois te ter lido sobre todos esses do texto de hoje? Para ficar sempre ligado nas certificações, leia também o nosso texto sobre Certificação CTFL.

CTA-DM-3-2