Já se foi o tempo em que o WhatsApp servia apenas para conversar com familiares e amigos. Atualmente, a sua empresa pode se beneficiar com esse aplicativo, mas é importante saber como vender pelo WhatsApp.

Por meio dele, os clientes podem entrar em contato com a sua empresa, tirar dúvidas e até adquirir o seu produto ou serviço. Portanto, não ter uma conta nessa plataforma é sinônimo de perder dinheiro.

Para que você possa usar o aplicativo de forma mais estratégica, neste artigo vamos abordar sobre 7 passos que você pode seguir para ter sucesso na venda pelo WhatsApp. Continue a leitura para saber mais!

1. Utilize o WhatsApp Business

Existe uma versão do aplicativo que é voltada para as empresas e possibilita que você tenha uma conta comercial. Estamos falando do WhatsApp Business.

Ele tem diversas funcionalidades importantes, como a verificação de métricas. É possível ter dados sobre a quantidade de mensagens enviadas pelos colaboradores, quais foram entregues e quais foram lidas pelos usuários.

Essas métricas auxiliam na tomada de decisões e permite que você identifique quais estratégias têm dado certo.

O WhatsApp Business também possibilita o envio de mensagens automáticas como resposta para os clientes. Outra vantagem é a opção de inserir etiquetas para os clientes.

Por exemplo, você pode marcá-los como “pagamento pendente”, “pedido finalizado”, “novo cliente”, “novo pedido”, etc.

2. Use as listas de transmissão e não os grupos

A plataforma permite que você envie a mesma mensagem para até 256 contatos por meio das listas de transmissão. Ao contrário dos grupos, a possibilidade de o cliente ver a sua mensagem é bem maior.

Afinal, muitas pessoas se sentem incomodadas com os grupos, já que é comum existirem correntes ou mensagens desnecessárias. Além disso, fazer a moderação de um grupo nem sempre é algo fácil. Por isso, as listas de transmissão se revelam como estratégias mais eficazes.

No entanto, é fundamental que a sua empresa utilize esse recurso com sabedoria. Ou seja, ofereça conteúdos relevantes para os seus contatos. A sua empresa pode usar essa funcionalidade para anunciar promoções e novos produtos ou serviços, por exemplo.

Para criar essa lista, basta você adicionar nela os contatos que deseja. Em seguida, escreva a mensagem que deseja e envie. A conversa com cada pessoa vai aparecer em uma janela individual, então, se alguém responder, apenas você vai ver.

Não se esqueça de um alerta: solicite a autorização do usuário para o envio dessas mensagens. Se a sua empresa enviar mensagens para quem não a autorizou, esse contato não apenas vai ser improdutivo como também pode afetar negativamente a imagem do seu negócio.

Até porque o usuário pode reclamar sobre a sua empresa nas redes sociais ou até denunciá-la para o Procon. Portanto, antes mesmo de criar a lista, verifique se os seus contatos aceitam receber as suas mensagens e, só então, comece a vender pelo WhatsApp.

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Não dá para pensar em como vender pelo WhatsApp e não pensar na função catálogo. Essa seja talvez a melhor funcionalidade de vendas do WhatsApp.

Nessa função,os usuários podem acessar os seus produtos ou serviços e ver o valor de cada um deles.

Essa funcionalidade torna o processo de venda pelo whatsapp bem mais prático e dinâmico, por isso, vale a pena investir nela. Pequenos empreendedores que ainda não têm site podem se beneficiar ainda mais dessa ferramenta para vender pelo whatsapp.

Para utilizá-la, você deve fazer o upload dos seus serviços ou produtos. Então, acesse as configurações e selecione a opção “catálogo”. Depois, carregue a imagem do produto ou serviço desejado e insira as informações necessários, como o nome, o preço, a descrição, o código e o link, caso exista a página desse item no seu site.

4. Use o WhatsApp Web

O WhatsApp é um aplicativo criado para ser usado no celular. No entanto, com o passar do tempo, tornou-se também necessário acessá-lo pelo computador e assim nasceu o WhatsApp Web.

Essa funcionalidade promove a facilidade de apenas abrir uma aba no seu navegador do computador e falar com os clientes de forma mais rápida. Bem mais prático que digitar pelo celular, né?

Com essa ferramenta, o envio e recebimento de arquivos se torna mais prático, sem a necessidade de ficar com um celular a todo tempo. Portanto, é uma ótima estratégia sobre como vender pelo WhatsApp.

5. Invista no status do WhatsApp

Assim como o Instagram, o WhatsApp tem uma funcionalidade na qual é possível publicar uma foto temporária que vai sumir em 24h.

Esse recurso se chama status e qualquer usuário pode utilizá-lo. Para a sua empresa, essa funcionalidade pode ser útil para chamar a atenção dos seus contatos, pois qualquer pessoa que tenha o seu número na agenda poderá ver a foto.

Portanto, vale a pena utilizar o status para publicar fotos sobre promoções, ou lançamentos de produtos, ou serviços.

Se você utiliza a função story do Instagram, pode aproveitar o mesmo conteúdo e colocá-lo no status do WhatsApp corporativo.

6. Faça um cronograma de mensagens

Para usar o WhatsApp de modo estratégico, é importante estabelecer um cronograma de mensagens de acordo com os estágios em que os usuários estão.

Afinal, existem aqueles que conheceram a sua empresa recentemente, enquanto outros são clientes antigos.

Logo, não faz sentido enviar a mesma mensagem para pessoas que estão em diferentes etapas do funil de vendas, certo? Sendo assim, você deve personalizar o conteúdo de acordo com as particularidades dos clientes.

Isso significa, portanto, que é necessário elaborar um cronograma de mensagens para que seja possível prever quando e como falar com o cliente, pensando no avanço dele ao longo do funil.

Dessa forma, é possível encaminhar o cliente para o próximo nível do funil e, assim, direcioná-lo para a compra, aumentando as vendas pelo whatsapp.

7. Utilize um número profissional

Saber como vender pelo WhatsApp é entender que a vida pessoal e a profissional devem ser separadas. Ou seja, não use o seu número pessoal para contatar os clientes.

Isso não soa profissional, além de, certamente, fazer você ficar enrolado com a quantidade de mensagens de clientes, famílias, amigos e por aí vai.

Portanto, é fundamental utilizar um número profissional no WhatsApp da sua empresa. Assim, você consegue estipular regras de contato, como a disponibilidade de atendimento apenas em horário comercial.

Como você pôde perceber ao longo deste texto, saber como vender pelo WhatsApp é uma estratégia muito importante para a sua empresa e deve ser aplicada com eficiência. Se quiser aprofundar os seus conhecimentos, veja o nosso guia completo sobre atendimento ao cliente!

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp