Se antes os clientes tinham que ligar para as empresas, hoje em dia eles preferem fazer tudo de forma virtual, seja comprar, sanar dúvidas ou resolver eventuais problemas. Por isso, é importante que você saiba como usar o WhatsApp Business.

Essa versão do aplicativo é voltada para as empresas que desejam ter uma conta comercial no WhatsApp e, assim, possam se comunicar com os clientes.

O WhatsApp Business tem diversas funcionalidades importantes que vão ajudar a sua empresa a aprimorar o atendimento. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar quais são elas.

Continue a leitura para saber mais!

O que é o WhatsApp Business?

Como adiantamos, o WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo. Por ser um app bem popular, com mais de bilhões de usuários em todo mundo, é fundamental que a sua empresa esteja inserida nessa plataforma.

O WhatsApp Business também tem a vantagem de ser acessível, financeiramente falando, e ter boa aceitação pelos clientes, que costumam gostar do atendimento virtual pelo aplicativo.

Além disso, ele tem várias funcionalidades importantes que vão agilizar o dia a dia dos colaboradores, assim como melhorar a experiência dos clientes. Por isso, além de entender o que é a conta comercial, é necessário que você saiba como usar o WhatsApp Business.

Como usar o WhatsApp Business?

Para saber como usar o WhatsApp Business, é importante ver quais são as principais funções do aplicativo e entender como aplicá-las de forma estratégica. Por isso, elencamos algumas das principais funcionalidades a seguir.

Criação do perfil profissional

Após instalar o WhatsApp Business, o próximo passo é criar o perfil profissional que, nesse caso, vai ser a conta do seu negócio.

Nesse sentido, é necessário adicionar:

  • Foto de perfil;
  • Endereço físico completo, caso tenha;
  • E-mail para contato;
  • Horários e dias de funcionamento;
  • Site oficial;
  • Ramo do seu negócio.

Inserir todos esses dados no seu perfil vai fazer com que a conta tenha mais credibilidade e ar profissional, além de facilitar que os clientes encontrem as informações necessárias.

Além disso, por apresentar uso intuitivo, é bem fácil adicionar essas informações, já que elas podem ser feitas rapidamente por meio das configurações do app.

Depois de criar o seu perfil, chegou o momento de elaborar o catálogo da sua empresa. Sim, o WhatsApp fornece essa funcionalidade! Portanto, caso você queira expor o catálogo de produtos ou serviços, é possível fazer isso pelo aplicativo.

Você deve cadastrar cada produto ou serviço individualmente, inserindo fotos, descrição preço e link para a página específica no site. No início, isso pode dar um pouco de trabalho, mas saiba que vai facilitar bastante a venda, porque ela vai ficar mais dinâmica!

Caso você não tenha um site, essa funcionalidade é ainda mais necessária, já que vai profissionalizar o seu negócio.

Então, caso o cliente tenha o seu número, ele poderá acessar rapidamente o catálogo, selecionar o produto ou serviço desejado e, assim, finalizar a compra. Ou seja, é uma função bem prática!

Organização das conversas por meio de etiquetas

Em busca da organização, uma ótima funcionalidade do WhatsApp Business é a possibilidade de etiquetar as conversas.

Por exemplo, um novo cliente entrou em contato com você, então é possível adicionar uma etiqueta de “novo cliente”. Outra pessoa decidiu comprar o seu produto, mas ainda não finalizou a compra, então a etiqueta seria “pagamento pendente”.

Dessa forma, o seu negócio tem maior controle sobre os diferentes processos de venda. Você ainda pode inserir etiquetas como “mensagens urgentes” ou “pedidos preferenciais” para conseguir acessar as conversas de forma mais rápida. Algumas etiquetas que consideramos fundamentais são:

  • Novo pedido;
  • Pedido finalizado;
  • Novo cliente;
  • Cliente antigo;
  • Pagamento pendente;
  • Pago.

Dessa forma, as demandas ficam mais controladas e organizadas, facilitando bastante o seu negócio, não é mesmo?

Configuração de respostas rápidas

Para saber como usar o WhatsApp Business, é importante que você domine a configuração de respostas rápidas, porque elas ajudam a agilizar a conversa com os usuários.

Você pode criar diferentes mensagens e, durante a conversa, acioná-las ao utilizar alguma tecla de comando.

Com isso, não é necessário escrever um texto longo toda vez que você quiser a mesma coisa. Afinal, ao digitar o atalho, o texto padrão vai aparecer e você vai poder enviá-lo.

Personalização de mensagem de ausência e saudação

Outro recurso interessante do WhatsApp Business é a possibilidade de personalizar mensagens de ausência e de saudação.

Por exemplo, um cliente entrou em contato com a sua empresa, mas isso aconteceu fora do horário de funcionamento. Então, o próprio aplicativo é capaz de enviar uma mensagem alertando isso.

O mesmo acontece quando um cliente inicia a conversa dentro do horário de funcionamento e o app emite automaticamente uma mensagem padronizada de saudação.

Essa personalização pode ser feita da forma que você preferir, dentro do horário que você acredita ser necessário.

Por meio dessa funcionalidade, os clientes não se sentem ignorados, ainda que nenhum colaborador possa atendê-los naquele momento.

Análise de métricas das mensagens

Sem dúvidas, um dos recursos mais importantes no WhatsApp Business é a análise das estatísticas das mensagens, já que o aplicativo consegue emitir relatórios sobre as conversas feitas com os clientes.

Nesses relatórios, você pode ver quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e lidas etc. Além disso, é possível verificar quantos contatos foram recebidos.

Desse modo, o seu negócio é capaz de controlar o tráfego de conversas e ver se é necessário ou não aplicar novas estratégias para aprimorar a comunicação com os usuários.

Como você pôde ver, saber como usar o WhatsApp Business se tornou uma necessidade neste mundo cada vez mais tecnológico. Por isso, é importante entender como funcionam os recursos e se adaptar a eles.

Sabia que a Desk Manager pode ajudar você a entender como usar o WhatsApp Business? Para isso, leia o nosso artigo sobre atendimento via WhatsApp.

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp