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Como motivar uma equipe de suporte de TI: as melhores dicas

Como motivar uma equipe? Esse é um dos maiores desafios de qualquer empresa, não importando em qual ramo ela está inserida.

Manter a motivação de uma equipe é essencial para que a mesma continue engajada em busca dos objetivos da organização.

Colaboradores motivados tendem a dar o seu melhor ao desempenhar tarefas cotidianas e, como consequência, observa-se maior facilidade em alcançar metas estabelecidas.

Contudo, sabemos que nem sempre essa tarefa é fácil.

Quando pensamos em equipes de TI, esse cenário é ainda mais específico. Os analistas de suporte, membros de uma equipe como essa, passam por situações estressantes no seu dia a dia.

É necessário lidar com a pressão dos seus clientes, ou seja, dos usuários de TI, que, por muitas vezes, são leigos na tecnologia que utilizam.

Assim, é comum exigirem soluções imediatas para problemas que não são tão rápidos de resolverem.

Essas e outras situações vivenciadas contribuem para um desafio ainda maior no cotidiano das equipes de TI.

Nesse sentido, manter a motivação dos colaboradores alta se torna um objetivo ainda mais imprescindível.

Diante das particularidades enfrentadas por uma equipe de TI, trouxemos dicas específicas para esse contexto. Continue a leitura e saiba como motivar uma equipe!

Dicas infalíveis de como motivar uma equipe

Antes de começarmos a falar sobre as dicas de como motivar uma equipe, queremos esclarecer uma coisa.

Em uma organização, determinadas mudanças podem não acontecer de um dia para o outro.

Por isso, ao buscar implementar as dicas que iremos disponibilizar, tenha calma. Conheça a sua empresa, saiba quais são as necessidades mais urgentes para que, assim, você possa priorizar quais atitudes tomar.

Se você julgar ter condições de aplicar diversos passos de uma só vez, então o faça. Mas tome cuidado para implementar muitas coisas novas de uma vez e acabar perdendo o gerenciamento eficaz de tais atividades.

Temos dicas importantes para você que, se aplicadas devidamente, com certeza farão a diferença na sua empresa, além de serem instrumentos em como motivar uma equipe.

Vamos lá?

Tenha encontros de feedback individuais

Os feedbacks são essenciais para as organizações. Seja você o gestor da equipe, ou até mesmo proprietário da empresa, não deixe de oferecer feedbacks constantes.

Quando os feedbacks são realizados por meio de conversas individuais, podemos esperar um retorno muito mais significativo a respeito do que foi dito.

O feedback pode ser entendido como um retorno a respeito do trabalho que tem sido desenvolvido. Logo, esse feedback pode ser positivo ou negativo.

Isso significa dizer que você pode ter pontos positivos a serem destacados a respeito do trabalho de determinado analista ou, também, pode ter pontos de melhoria.

De toda forma, fará toda a diferença que esses feedbacks sejam feitos em momentos específicos e de maneira individual.

Assim, cada membro da equipe terá a oportunidade de ouvir, com detalhes e atenção, comentários sobre o seu trabalho da mesma forma que poderá direcionar sugestões ou questionamentos.

O feedback é um momento único para que ambas as partes envolvidas estejam alinhando as expectativas em relação ao que se espera de cada um.

Faça um bom acompanhamento e gerenciamento da equipe

Para que o feedback citado logo acima seja possível, é necessário realizar um bom acompanhamento da equipe.

Nesse sentido, é responsabilidade do gestor da equipe de TI criar mecanismos e utilizar ferramentas para que esse acompanhamento seja feito.

Para lidar com as tarefas cotidianas, pode-se, por exemplo, fazer uso do software de gestão de trabalho RunRun.it.

Esse software permite o gerenciamento do fluxo de atividades, bem como dos responsáveis por cada uma delas.

Por meio dele é possível distribuir as tarefas para os membros da equipe de TI e organizar a comunicação entre os analistas de suporte.

Essa ferramenta também notifica quando uma tarefa está prestes a ter seu prazo de entrega e, até mesmo, quando ela já está vencida.

Existem outras plataformas que também podem ser utilizadas para que um bom acompanhamento da equipe seja feito.

O importante é analisar a realidade da sua equipe e verificar qual ferramenta trará maiores benefícios.

O uso de um software de gestão de trabalho motiva a equipe a partir do momento em que a mesma possui ferramentas que auxiliam na execução do seu trabalho.

Basta se colocar no lugar da própria equipe: o que é mais interessante? Ser gerenciado a partir do uso de ferramentas palpáveis ou por meio de mecanismos falhos e informais?

Com certeza o uso de ferramentas que se demonstram úteis são uma das melhores maneiras em como motivar uma equipe.

Por esse motivo, não deixe de selecionar quais ferramentas irão te ajudar no trabalho de acompanhamento da equipe.

Utilize métricas

A utilização de métricas é mais uma forma de acompanhar os analistas de suporte e, portanto, de como motivar uma equipe.

Quando a equipe é devidamente acompanhada, ela se sente motivada a entregar os melhores resultados possíveis.

Por isso, não hesite em fazer uso de ferramentas que irão beneficiar esse acompanhamento próximo.

Juntamente com um software de gestão de trabalho, o uso de métricas é essencial em como motivar uma equipe.

As métricas de suporte irão garantir eficiência de todo o setor de TI. Isso acontece porque através delas, será possível ter uma visão da produtividade e resultados que a equipe de TI está apresentando.

Caso esses resultados não sejam satisfatórios, por meio das métricas de suporte, você saberá exatamente quais são os pontos de melhoria que devem ser trabalhados.

Ademais, assim não se perderá tempo tentando identificar problemas ou, ainda, direcionando esforços para questões erroneamente.

Com o uso das métricas de suporte você irá ter senso de urgência diante do que precisa ser mudado para o bem da equipe.

Além disso, as métricas podem ser utilizadas para mensurar não apenas resultados da equipe, mas também individuais, de cada membro.

Dessa forma, cado membro terá o conhecimento claro dos resultados que o seu trabalho está apresentando. Assim, poderá saber no quê deve melhorar.

De maneira geral, os dados obtidos por meio das métricas de suporte irão por si só influenciar de maneira positiva na motivação da equipe.

E no fim, eles ainda poderão te mostrar como motivar uma equipe de forma mais específica.

Para que isso seja possível basta implementar métricas de satisfação da equipe em relação ao desempenho de suas próprias atividades e ao ambiente de trabalho.

Assim você saberá se existe algum fator externo que atua como desmotivador da equipe e poderá atuar diante disso.

Motivação por meio de premiação

Quem não gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho realizado, não é mesmo? Sem dúvidas, o reconhecimento é uma das formas mais eficazes em como motivar uma equipe.

Existem diversas maneiras de propagar o reconhecimento com o trabalho é executado de maneira eficaz e satisfatória.

Como já comentamos no início do nosso artigo de hoje, o próprio feedback atua como uma dessas maneiras de trazer reconhecimento à equipe.

Entretanto, também é possível realizar tal reconhecimento por meio de premiações. Essas premiações podem ser as mais diversas.

É possível realizar a premiação direto na folha de pagamento, aproveitando que a CLT permite premiações semestrais.

Pode-se, também, oferecer brindes e presentes diante dos resultados alcançados.

Outro mecanismo que tem sido amplamente utilizado, não apenas para o reconhecimento, mas também em como motivar uma equipe, é a gamificação.

A gamificação, ou gamification, é uma técnica que faz uso de mecânicas e design de jogos na sua aplicação em contextos diferenciados.

Essa técnica tem sido muito difundida no meio empresarial com o objetivo de sair da mesmice do dia a dia e motivar os colaboradores na entrega de resultados cada vez melhores.

Se você ainda não conhece a gamificação e busca formas de como motivar uma equipe, não deixe de conhecer o nosso artigo sobre o tema clicando aqui. Com certeza você ficará cheio de ideias sobre como motivar uma equipe!

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Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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