/ Atendimento

Como fidelizar clientes: dicas infalíveis para aumentar a receita

A fidelização de clientes é uma das maiores preocupações em todas as empresas. Diante disso, uma pergunta feita constantemente é: como fidelizar clientes?

O interesse em trabalhar a fidelização de clientes se baseia, principalmente, em dois aspectos.

O primeiro desses aspectos diz respeito ao aumento da receita que, inevitavelmente, irá ocorrer quando você souber como fidelizar clientes.

Trabalhando a fidelização de clientes na sua empresa, você terá um único consumidor gerando mais receita que o ticket médio e, assim, contribuindo para que esse valor seja cada vez maior.

Ainda, o outro aspecto importante em saber como fidelizar clientes, diz respeito à imagem da empresa.

Um cliente fidelizado é um cliente satisfeito e um cliente satisfeito, com certeza, irá falar bem da sua empresa, fortalecendo o seu nome no mercado.

Esse cliente pode se tornar um da sua marca e propagá-la além do alcance que as práticas comuns de marketing podem chegar.

Além da consolidação da imagem da sua empresa, o cliente satisfeito possui maior tendência a indicá-la para outros amigos e familiares. O que contribuirá, mais uma vez, para o aumento da sua receita.

Esses dois motivos nos fazem entender que a fidelização de clientes é uma prática fundamental dentro de qualquer empresa, independente de qual setor ela está inserida.

Nesse sentido, podemos afirmar: você precisa saber como fidelizar clientes. E, por esse motivo, nós separamos dicas infalíveis que irão aumentar a fidelização de clientes dentro da sua empresa. Continue a leitura!

Como fidelizar clientes?

A partir de agora, você saberá exatamente como fidelizar clientes e o que fazer para que, de fato, isso aconteça.

Conheça o seu cliente

Você quer saber como fidelizar clientes? O primeiro passo para a fidelização de clientes consiste em conhecer bem (muito bem!) o seu público.

É importante saber quais são os hábitos dos seus clientes, quais são suas preferências de consumo e como o seu produto ou serviço irá atender às suas necessidades.

Por exemplo, para você conseguir manter interações de sucesso com os seus clientes, e possíveis clientes, saber qual o meio de comunicação mais os atinge é essencial.

Para o seu público, o e-mail é o meio mais eficaz? Ou serão as redes sociais? Ou, até mesmo, o telefone?

Conhecer o seu cliente é imprescindível para conseguir captar a atenção do mesmo. Além disso, sabendo o que o seu cliente prefere, você terá condições de oferecer um atendimento de alta qualidade.

Tenha uma boa comunicação

A boa comunicação é um aspecto básico para você saber como fidelizar clientes.

Durante um atendimento, é importante que a comunicação entre cliente e empresa seja feita de maneira clara e objetiva.

E, para que isso ocorra, é necessário utilizar a linguagem correta. Contudo, a comunicação vai além do tipo de linguagem utilizada.

Vamos, por um momento, nos colocar no lugar do cliente. Nós, enquanto consumidores, não gostamos quando, ao contratar um serviço, ou produto, a pessoa que nos atende possui uma fala prolixa.

O discurso presente no atendimento deve ser realizado de maneira a cativar o cliente. Para isso, é importante ter a dica acima bem consolidada.

Ao conhecer o seu cliente, você saberá o que ele, como consumidor, deseja e precisa ouvir. Assim, você poderá construir um diálogo que será interessante ao cliente.

Caso você não saiba o que o seu cliente deseja, você não saberá como se comunicar com ele.

Pense na experiência do seu cliente

Para conseguir a fidelização de clientes, você não pode deixar de pensar na experiência do seu cliente.

A experiência do cliente está relacionada a toda vivência que ele possui a partir dos momentos de interação com a sua empresa.

Quer dizer que, desde o momento em que o cliente toma conhecimento da sua marca, até depois que a compra é finalizada, a experiência dele deve ser, minimamente, prazerosa.

Para que isso aconteça, é essencial destacarmos o conceito de Sucesso do Cliente ou, em inglês, Customer Success.

Esse conceito, idealizado por Lincoln Murphy, prega a mentalidade, que irá direcionar as ações, de que os objetivos do cliente devem, sempre, ser colocados em primeiro lugar.

Dessa forma, você irá vender o seu produto, ou serviço, com a intenção de que a sua marca ajude o cliente a, de fato, alcançar os objetivos que ele possui por meio do que você oferece.

Assim, através do Sucesso do Cliente, quando o seu consumidor alcançar o sucesso, a sua empresa, consequentemente, também o fará.

Para aprofundar o seu conhecimento a respeito do Sucesso do Clienteem como fidelizar clientes através do mesmo, confira o nosso conteúdo específico para você: Customer Success:o guia definitivo de fidelização de clientes.

Saiba qual é o nível de satisfação do seu cliente

Se você quer saber como fidelizar clientes, você precisa saber qual é o nível de satisfação do cliente.

E, ainda, é preciso saber também qual tem sido o motivo que gerou o nível de satisfação apresentado.

Como saber se os seus clientes estão satisfeitos ou não com aquilo que você tem oferecido?

É muito simples.

Você pode, e deve, aplicar uma Pesquisa de Satisfação com os seus clientes e consumidores.

A Pesquisa de Satisfação consiste em um questionário que busca mensurar e identificar pontos de satisfação do cliente em relação à empresa.

Essa pesquisa, entretanto, não deve se alongar: recomendamos, no máximo, quatro perguntas.

Assim, você não sobrecarregará o cliente com um questionário extensivo de perguntas e, como consequência, provavelmente ele responderá às perguntas com muito mais sinceridade.

A partir do resultado da Pesquisa de Satisfação, é possível ter um panorama geral de como o cliente tem percebido a empresa, qual tem sido a sua percepção e, obviamente, a sua satisfação.

Com isso, você poderá direcionar os seus esforços para os pontos de melhoria que foram destacados durante a pesquisa.

Atendimento de excelência

Por último, uma das coisas mais importantes que temos a dizer a respeito de como fidelizar clientes é: realize um atendimento de excelência.

O atendimento, seja para venda ou de acompanhamento do cliente, precisa ser de alta qualidade.

Diversas pesquisas atuais mostram como o atendimento é fator decisivo no momento de escolha do cliente.

Uma dessas pesquisas é o estudo realizado pela Bain & Company que afirma que um cliente tem 4x mais chances de comprar com o concorrente quando o problema vivenciado foi relacionado ao atendimento do que quando é com o preço ou o produto em si.

Esses e outros dados nos forçam a ver o atendimento como ele deve ser: preciso, claro, com alta qualidade e excelente.

Por esse motivo, para que você tenha ainda mais ferramentas em mãos sobre como fidelizar clientes, nós insistimos: tenha uma equipe preparada para atender os seus clientes. Temos um e-book que irá te auxiliar nessa tarefa, não deixe de conferir: O Guia Completo para Gerenciar Equipes de Atendimento.

CTA-DM-2-6

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

Leia Mais