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Como conquistar a confiança do seu cliente?

Entre os principais desafios enfrentados por uma empresa, existe um que é mais árduo do que atrair um público e conquistar espaço no mercado: fidelizar um cliente através da confiança. Esta vem desde a sua primeira aquisição e vai até a prestação de um excelente serviço de atendimento/pós-venda. Mas como saber se os seus compradores realmente confiam em você? Provavelmente, os resultados das suas vendas te darão essa resposta.

Quando uma empresa gera um sentimento de confiança e uma percepção de que os produtos e serviços oferecidos são confiáveis e fornecidos a um preço justo, os clientes se sentem satisfeitos e são fidelizados, conforme aponta o consultor e especialista Frederick Reichheld. Quer saber como tratar o cliente para conquistar a sua confiança e obter melhores resultados nas vendas? Então acompanhe nossas dicas:

9 dicas para ganhar confiança

1. Exponha evidências

Há quanto tempo sua empresa está presente no mercado? Qual o número de clientes já atendidos? Ela possui parcerias com outras organizações relevantes? Ao expor essas evidências, você estará comprovando a qualidade de sua oferta ao público. Nessas informações, o potencial cliente buscará a comprovação de credibilidade, mesmo que ele ainda não tenha adquirido seu produto ou serviço.

2. Disponibilize testemunhos de clientes

Relatos positivos de clientes, quando disponibilizados nos formatos de texto e vídeo, podem contribuir bastante para elevar a credibilidade do negócio. No geral, as pessoas tendem a dar importância a testemunhos reais e a depoimentos espontâneos, até mais do que a comunicação da própria empresa. Isso deve ser aplicado tanto a clientes organizacionais quanto a consumidores finais.

3. Associe-se a outras empresas

Estabelecer conexões com outras empresas e parceiros, tais como órgãos regulamentadores, institutos de defesa do consumidor e outras organizações que possuem alta credibilidade, contribui para garantir uma ótima reputação e engrandecer a marca. O público irá perceber que seu negócio está comprometido com os mesmos interesses daqueles ao qual está associado, aumentando assim a sua confiança.

4. Cumpra os seus compromissos

Se você não entrega aquilo que promete num prazo determinado, sua imagem e reputação ficam abaladas perante o cliente. E ao ficar insatisfeito, ele dificilmente o procurará novamente e não indicará seus serviços a outras empresas. Por isso, não prometa algo além do que pode cumprir.

5. Esclareça os fatos

Seus colaboradores cometeram alguma falha? Então esclareça o ocorrido e jamais tente camuflar a situação com simples desculpas. Ao assumir a responsabilidade pelos erros e buscar corrigir o problema com o máximo de empenho, sua credibilidade diante dos clientes será favorecida.

6. Disponibilize um pós-venda eficiente

Na carteira de clientes da empresa, sempre há aqueles que ficam insatisfeitos e acionam a central de atendimento para tentar solucionar algum problema. Por isso, é importante deixar à disposição do público diversos canais de contato, como telefones, chats, e-mails e redes sociais. Contudo, mais importante do que mantê-los em perfeito funcionamento, é atender o consumidor com o máximo de agilidade possível. Lembre-se de oferecer um treinamento adequado à sua equipe, para que ela possa solucionar todos os problemas que estão incomodando os clientes.

7. Mostre suas qualificações

Expor aos clientes troféus, prêmios de performance, selos de qualidade e posições em rankings de concorrentes mostrará o quão boa a sua empresa é no nicho de mercado em que atua. Além dessas, existem também as certificações digitais de processos, qualidades e pessoas, que variam conforme a sua área.

8. Respeite seus concorrentes

Alguns gestores, ao verem seus clientes fazendo comparações, acabam atacando a concorrência para destacar a sua empresa no mercado. Esse tipo de conduta não é recomendável, já que você não conhece os produtos e serviços oferecidos pelas outras organizações e não pode responder por elas. Ao invés disso, mostre-se uma pessoa imparcial, destacando os diferenciais do seu negócio e suas vantagens.

9. Faça perguntas ao cliente

Ao se aproximar do cliente, o vendedor poderá entender o seu perfil, identificar todas as suas necessidades e oferecer a ele os produtos e serviços personalizados, melhorando assim a sua experiência de compra. Essa relação mais próxima é crucial para fazê-lo confiar na empresa, aumentando as chances de concretização da venda ou fechamento de um negócio.

Anotou todas as nossas dicas? Ao implementa-las em sua empresa, a confiança de seus clientes será conquistada e você poderá dominar uma fatia maior do mercado.

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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