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COBIT: entenda de vez o que é e sua relação com a governança de TI

Não é de hoje que a área da Tecnologia da Informação (TI) tem parado de servir apenas para suporte e se tornado uma área estratégica fundamental para o bom funcionamento de empresas em todo o mundo. Nesse contexto, o COBIT pode ser sua aliada.

O crescente aumento do papel de TI na geração de valor da empresa nos faz pensar em toda a tomada de decisão que envolve os gestores dessa área.

Falar em tomada de decisão envolve os funcionários que estão nos locais mais altos da hierarquia, mas, normalmente, não envolvia os gestores de TI.

A partir do momento que a área de TI assume um papel estratégico naorganização, ela passa a precisar também de um processo de tomada de decisões certeiro.

A governança de TI surge exatamente para isso, para auxiliar na tomada de decisões e na gestão das ferramentas e recursos da área.

Mas e o tal do COBIT? Você sabe o que é?

O que é COBIT?

COBIT nada mais é que uma estrutura que permite que a governança de TI exista e funcione. É uma sigla para "Control Objectives for Information and related Technology", em português, Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas.

O COBIT é um dos frameworks mais utilizados quando o assunto é governança de TI. Ele foi criado pela ISACA, uma associação internacional que patrocina metodologias e certificações para a área de Sistemas de Informação.

Ele é formada por um conjunto completo de recomendações e boas práticas de governança de TI e é internacionalmente reconhecido.

Esse framework foi criado em 1996, já foi atualizada algumas vezes e atualmente está na sua quinta versão (lançada em 2012).

A grande diferença entre COBIT 5 e os demais é que o COBIT 5 permite uma integração completa com outras metodologias, como o ISO e a ITIL.

Além disso, o Cobit 5 trata a TI como ponto estratégico para a organização. Enquanto nas versões anteriores a TI ainda era tratada por fora.

Vale salientar que o COBIT não é um padrão, como a ISO 9.001, por exemplo. Ele é auxílio de priorização e direcionamento para os recursos de TI, visando sempre os objetivos centrais do negócio.

Se você acha que, utilizando o COBIT no seu negócio, terá o controle total dos seus processos, está enganado.

Porque não é para isso que o COBIT serve e nem para isso que foi criado. O COBIT identificará a efetividade dos processos de TI, fazendo uma gestão de processos e gerenciando os riscos.

As 4 funcionalidades e os 5 princípios do COBIT

O COBIT tem sua arquitetura baseada em quatro objetivos, que podem ser chamados de quatro funcionalidades. Conheça:

  • Planejar e organizar;
  • Adquirir e implementar;
  • Entregar e suportar;
  • Monitorar e avaliar.

Essa composição contém 34 processos e 210 pontos de controle.

Dessa forma, o COBIT garante um foco naquilo que a empresa necessita e, por isso, não é implementada da mesma forma em todo lugar.

Já quanto aos princípios fundamentais, o COBIT 5 gira em torno de cinco:

  1. Satisfazer necessidades das partes interessadas: a parte interessada, nesse caso, é a própria empresa. Sendo assim, o primeiro passo é identificar as necessidades e expectativas da empresa;
  2. Cobrir a organização de ponta a ponta: a solução deve ser completa, ela deve assegurar o bom andamento da empresa de ponta a ponta;
  3. Aplicar um framework integrado e único: a estrutura precisa ser simples e integrada, de forma a facilitar o trabalho dos gestores de TI;
  4. Possibilitar uma visão holística: isso significa enxergar a empresa como um todo, entendendo a comunicação entre as partes e integrando todas as áreas;
  5. Separar Governança do Gerenciamento: entender a diferença entre governança de TI e gerenciamento de TI.

Por que se fala tanto em COBIT quando o assunto é Governança de TI?

Talvez você tenha encontrado dificuldade em entender a relação do COBIT com a Governança de TI , mas não se preocupe, nós explicaremos brevemente a seguir.

Como nós já explicamos aqui no blog da Desk Manager a governança de TI é um conjunto de práticas que tem como objetivo gerenciar as ferramentas e recursos de TI.

Neste contexto, o COBIT é uma forma de trabalhar a governança de TI na sua organização. O COBIT traz uma série de práticas que torna possível gerenciar essas ferramentas e recursos.

Imagine que você é o diretor de uma escola e precisa fazer com que os alunos aprendam em um ambiente saudável e com respeito. Para isso, você utiliza de uma cartilha de regras já existente e que é muito reconhecida.

Nessa analogia, a cartilha de regras seria o COBIT, que seria utilizado para alcançar o objetivo do aprendizado, que no nosso exemplo representa a governança de TI.

Deu para entender ou ficou ainda mais confuso?

Uma forma de garantir o aprendizado em COBIT é tirando a certificação. Veja alguns detalhes a seguir.

A certificação COBIT

As empresas que desejam obter a versão mais atualizado do COBIT, o COBIT 5, podem tirar a certificação COBIT 5 Foundation.

Esse certificado é internacionalmente conhecido e muito recomendado para profissionais que estão começando na área de TI.

Dificilmente encontramos um gestor na área que não possua a certificação COBIT e, mesmo que para cargos menores, ter a certificação pode ser um bom diferencial.

E olha que vale a pena investir no setor!

Segundo a Advance Consulting, nos três primeiros meses de 2017, o setor de TI teve um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2016.

Para os gestores que já possuem essa certificação, vale a pena investir para que seu time também tire essa certificação.

Assim, toda a equipe estará qualificada no assunto e poderá debater melhorias e aprimoramentos, permitindo assim um maior aproveitamento das ideias.

O exame é aplicado pela ISACA, a responsável e criadora desse framework e custa cerca de R$ 800,00.

O exame para a obtenção da certificação COBIT possui 50 questões de múltipla escolha e tem duração de 40 minutos. Para ser aprovado, é preciso acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.

Para saber mais sobre como obter sua certificação COBIT , acesse: Certificação COBIT: o que é e qual a relevância para o setor de TI?

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Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

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