Cloud Computing: o que é e como garantir a segurança
Segurança Cloud TI

Cloud Computing: o que é e como garantir a segurança

Fabio Teles
Fabio Teles

Tabela de conteúdos

A computação na nuvem é uma das grandes mudanças vivenciadas no ambiente corporativo, diretamente associada à transformação digital.

A verdade é que hoje quase toda empresa já utiliza algum tipo de tecnologia em nuvem, mesmo que não reconheça essa prática pelo nome. Afinal, serviços como Google Drive, Dropbox e Microsoft Office Online, por exemplo, são aplicações da computação em nuvem adotadas na rotina de muitas companhias.

Mas um ponto ainda faz com que muitos fiquem com o pé atrás quando o assunto é cloud computing. Será que a computação em nuvem é realmente segura? É possível manter os dados protegidos nesse tipo de aplicação?

Essas e outras respostas você encontra a seguir. Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre cloud computing.

O que é Cloud Computing?

Para começar a falar sobre a segurança da computação em nuvem, é necessário entender o que ela é e como funciona.

O cloud computing é uma modalidade de oferta de soluções web, ou seja, por meio da internet. Em outras palavras, serviços de computação na nuvem são aqueles que podem ser acessados de qualquer dispositivo, desde que esteja conectado a uma rede.

A tecnologia se tornou um grande interesse das empresas, pois permite que dados e informações essenciais para o negócio sejam compartilhadas e acessadas por diversas pessoas, independentemente do local ou do horário.

Dessa forma, se antes era preciso que a organização demandasse um setor de TI para comprar licenças, instalar, configurar e manter as atualizações em dia para utilizar programas necessários para o trabalho, com a computação em nuvem o processo se tornou mais simples.

Afinal, todo o trabalho ficará nas mãos dos fornecedores do serviço de cloud computing.

Além disso, recursos para armazenar os diversos dados de uma empresa já não são mais necessários, visto que, no cloud computing os arquivos e informações são diretamente encaminhados e salvos na rede.

Quais são as vantagens da computação em nuvem?

Por mais que muitas empresas já façam uso de soluções de cloud computing, para as organizações mais tradicionais, apostar nas transformações digitais pode ser um desafio.

Portanto, se sua empresa ainda não faz uso dessa tecnologia, chegou a hora de descobrir algumas vantagens que a computação em nuvem pode proporcionar.

GUIA COMPLETO SOBRE LGPD

Acesso remoto

Cada vez mais o acesso remoto às soluções e aos programas tem sido uma necessidade do mundo corporativo.

Especialmente agora, em que ao menos 43% das empresas brasileiras já adotaram o modelo de trabalho home office, segundo a consultoria BTA, é importante garantir que, independentemente do local, os colaboradores possam acessar os recursos necessários.

Portanto, esse acesso via web proporcionado pelo cloud computing está, sem dúvida, entre as maiores vantagens da tecnologia.

Redução de custos

Outro ponto que pode ser muito decisivo na hora de optar por utilizar o cloud computing, em uma empresa, é a redução de custos.

Afinal, diferentemente do que acontecia antigamente, quando era preciso envolver diversas etapas para ter, por fim, um software ou programa em funcionamento — sendo necessário investir em compra, implementação e manutenção  —, com o serviço em nuvem esse processo acontece de forma mais rápida, prática e barata.

Assim, sua empresa poderá alocar recursos em outras áreas, ciente de que tudo ficará a cargo da empresa contratada para a implementação da solução web, sob um valor previamente acordado.

Controle de arquivos

Se sua empresa já sofreu com a perda de arquivos importantes por uma falha no backup, por exemplo, certamente o cloud computing pode ser uma alternativa interessante.

Isso porque, exatamente por ser um serviço na rede, há a garantia de que os dados e documentos não serão perdidos. Além disso, todo o processo é realizado com foco em manter a segurança da informação, o que traz tranquilidade para as equipes e gestores.

Maior segurança

Por fim, não podemos deixar o aspecto “segurança” de lado. Afinal, de maneira geral, as aplicações da computação em nuvem são muito seguras.

Assim, por mais que muitos fiquem receosos de ter informações sigilosas da sua empresa compartilhadas na rede, a estrutura realizada para garantir a segurança dos dados é superior aos modelos mais tradicionais.

Além, claro, de existirem diversos pontos que podem ser implementados para garantir uma segurança ainda maior.

Abaixo, vamos falar sobre isso.

Como garantir a segurança das informações ao utilizar cloud computing?

Como falado acima, o cloud computing é sim uma tecnologia muito segura. No entanto, assim como toda a aplicação web, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para garantir, sobretudo, que não ocorra o vazamento de nenhuma informação.

Afinal, por mais seguro que seja, precaver é sempre melhor do que remediar. E, no caso da computação em nuvem, alguns passos são indispensáveis.

Fazer manutenções constantes, por exemplo, é uma prática essencial para minimizar os riscos de ameaças.

Além disso, ter um maior controle de acesso aos dados é muito importante. Afinal, não é apenas porque está na nuvem, em acesso remoto, que as informações mais sigilosas devem estar abertas para qualquer pessoa.

Aplicativo CMDB

Dessa forma, outro passo importante para garantir a segurança das aplicações, é gerenciar o acesso e conceder permissões apenas ao que é necessário para cada colaborador ou cliente.

Outro ponto que também não deve ser esquecido é a criptografia de dados, um dos mecanismos mais utilizados e conhecidos para proteger informações em programas na nuvem.

Assim, sua empresa pode garantir um uso mais seguro da tecnologia em nuvem, aproveitando os seus benefícios sem colocar o negócio em risco.

Como a Desk Manager atua na segurança de dados?

Agora que você sabe o que é cloud computing, como funciona a tecnologia e suas vantagens, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos em segurança da informação e dados, um dos pilares primordiais para as empresas que estão em atuação.

Para a Desk Manager, a segurança de dados é um dos pontos mais importantes e, por isso, prezamos pela confiabilidade.

Portanto, se você já é um cliente Desk Manager ou está interessado em começar a utilizar a nossa solução, confira no blog post “Segurança de dados: conte com a Desk Manager nessa missão” todos os cuidados tomados por nós para garantir que você tenha uma boa experiência com a computação em nuvem.



Junte-se à conversa.