Pensando em atender às demandas do público, conectando-se à Era Digital, muitas empresas têm adotado o business intelligence e analytics.

Esses termos se referem a um conjunto de métodos e tecnologias que auxiliam o negócio a entender quais são os seus principais desafios e como fazer ajustes de acordo com o cliente, o que é possível por meio das informações geradas digitalmente.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a relação e a diferença entre o business intelligence e analytics, para que você entenda por que deve adotar ambos na sua empresa. Continue a leitura!

Entenda a diferença entre o business intelligence e analytics

Também conhecido como BI, o business intelligence atua no planejamento estratégico, permitindo a coleta e análise de dados para que o negócio possa avaliar a sua própria performance.

Assim, é possível organizar o futuro de forma mais eficiente, pensando nos erros e acertos para formular as próximas decisões. No entanto, os dados gerados podem ser relativamente complexos, o que pode gerar a necessidade de contar com o business analytics (BA).

Então, o BA facilita o processo de decodificação das informações, o que auxilia na análise dos dados.

Desse modo, o business analytics pode ser visto como uma versão contemporânea do business intelligence. De qualquer forma, é importante ver como ambos se complementam, apresentando apenas abordagens diferentes.

Funcionalidades e aplicações do BI

Os softwares de BI são capazes de realizar a importação, limpeza e análise do banco de dados, respostas de pesquisas, e-mails, entre outros.

Cada plataforma disponibiliza recursos diferentes, mas, em geral, as funcionalidades presentes são:

  • visualização dos dados;

  • painéis personalizados;

  • análise de desempenho dos KPIs;

  • recursos para a mineração de dados mais ágil;

  • análise da qualidade dos dados.

Por meio das funcionalidades dessas plataformas, o BI oferece diversas aplicações práticas no dia a dia do negócio, como:

  • previsão de vendas e lucros;

  • análise do resultado das campanhas;

  • automatização da geração de relatórios;

  • visualização do estoque e das vendas em tempo real;

  • automatização do envio dos relatórios para os interessados.

Por que adotá-lo na sua empresa?

Se você deseja que a sua empresa obtenha crescimento contínuo, deve aprender a ver e entender os dados. Nesse sentido, o BI oferece muitas vantagens. A seguir, veja algumas delas.

Ajuda na tomada de decisões

Quando os gestores têm em mãos informações importantes sobre a empresa, isso possibilita que eles tomem melhores decisões.

Afinal, caso uma ação não tenha dado os resultados esperados, torna-se possível solucionar o problema mais rapidamente.

Sendo assim, o BI possibilita uma visão imediata para os gestores, fazendo com que o negócio não perca tempo.

Possibilita melhor entendimento sobre os dados

O BI transforma dados brutos em dados que podem ser interpretados e úteis para a organização.

Nesse sentido, consegue responder às principais perguntas, o que permite a elaboração das próximas estratégias.

Permite a medição e monitoramento

Para obter sucesso no mercado, é fundamental estar constantemente fazendo a medição e monitoramento das próprias ações. Com isso, é possível descobrir qual é o melhor caminho a ser tomado.

Nesse contexto, o BI possibilita que os gestores identifiquem quais produtos ou serviços estão sendo bem-aceitos, permitindo assim a melhoria do negócio e, consequentemente, aumento das vendas.

Aumento dos lucros

Como você pôde perceber, o uso do business intelligence pode promover o aumento dos lucros, porque facilita a tomada de decisões eficazes para a empresa.

Além disso, possibilita que ela tome as ações com base no que o cliente precisa e deseja, o que pode aumentar o número de vendas e, assim, os lucros.

Conheça o Power BI

Uma das plataformas de business intelligence mais conhecidas é o Power BI, criado pela Microsoft.

Ela permite consolidar e transformar os dados em visuais, fornecendo a criação de painéis personalizados e armazenamento dos dados em nuvem.

Sendo assim, essa plataforma pode ser definida como um conjunto de conectores, softwares e aplicativos que transformam dados brutos em visualmente atraentes.

A plataforma também é disponível em smartphones e tablets por meio do app, que permite a visualização, compartilhamento e comunicação entre gráficos e painéis que estejam no Power BI online.

Podemos dizer, portanto, que o Power BI está disponível em três diferentes modalidades:

  • aplicativo móvel do Power BI: acessado em smartphones ou tablets com Windows ou dispositivos com os sistemas Android e iOS;

  • Power BI Desktop: app que fica na área de trabalho do Windows;

  • Serviço do Power BI: serviço SaaS (Software as a Service) online, armazenado na nuvem.

Desta forma, o usuário pode criar, analisar e compartilhar as informações do modo que preferir.

Inclusive é possível utilizar as três modalidades, como criar as informações no Power BI Desktop, publicá-la no serviço do Power BI e depois compartilhá-la pelo aplicativo móvel.

O Power BI ainda fornece diferentes conectores de dados para que os usuários possam usar diversas fontes em suas consultas.

Além disso, ele permite que planilhas do Excel e dados CSV se transformem em relatórios atraentes que podem ser compartilhados ou publicados. Ou seja, possibilita o fácil acesso e compartilhamento.

Outro ponto atrativo dessa plataforma é a quantidade de visualizações personalizáveis, possibilitando que os usuários organizem os dados de diferentes formas, como histogramas, mapas de calor e bolhas.

Vale destacar que o Power BI pode ser usado tanto de modo simples, para pequenos trabalhos no Excel, até trabalhos grandes de empresas.

Essa plataforma pode ser adquirida gratuitamente ou por um preço bem baixo, conforme a sua necessidade. Além disso, os relatórios podem ser exportados para o PowerPoint, caso você precise utilizá-los em apresentações.

Por ser um importante mecanismo que auxilia na tomada de decisões com base em dados, o Power BI tem se tornando bastante popular entre as empresas, possibilitando a criação de relatórios interativos e painéis personalizados.

Portanto, após saber mais sobre business intelligence e analytics, o próximo passo é implementar esse conjunto de métodos, processos e tecnologias na sua empresa, para que assim ela comece a utilizar as informações a seu favor, possibilitando maior entendimento sobre os dados e, consequentemente, maiores chances de lucros.

Você sabia que a Desk Manager oferece integração com o Power BI, Slemma e Qlik Cloud? Então, com esses softwares, é possível usufruir dos benefícios do business intelligence e analytics. Solicite uma demonstração gratuita e confira!