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Atendimento ao cliente: Confira 5 dicas para fazer seus clientes mais felizes

Muitos empreendedores sabem como “capturar” novos clientes, mas poucos sabem consolidar e tornar estável a relação da empresa com os consumidores. O mercado está mais competitivo e é importante investir na satisfação do seu cliente para que ele se fidelize à sua empresa.

O bom atendimento ao seu consumidor sempre deixará seu empreendimento um passo a frente do seu concorrente. Por isso não se pode medir esforços na hora de deixar o cliente mais feliz. É preciso usar toda a ajuda possível para que essa estratégia seja eficaz. Desenvolvemos uma lista com cinco dicas para te ajudar a deixar seu cliente mais feliz e satisfeito com seu produto e atendimento.

1. E-mail marketing

Muitos empreendedores têm em mente que o e-mail marketing é apenas uma solução para vender mais produtos ao cliente, porém ele é uma das grandes ferramentas para ajudar a consolidar seu cliente. O e-mail pode ser um instrumento de comunicação muito eficaz com seu cliente. A melhoria da comunicação com seu cliente faz com que a satisfação dele com a empresa cresça fazendo com ele se sinta mais cuidado e ao mesmo tempo mais feliz com o atendimento fornecido por ela.

2. Chat online

O chat já é usado por grandes e pequenas empresas que querem solucionar com agilidade as dúvidas e outros problemas do cliente. O chat pode estar disponível no site e ser um meio para mostrar ao seu cliente o quanto a empresa se importa com seu bem-estar e conveniência. Afinal, ele derruba as barreiras entre as duas partes, deixando-as mais próximas e criando possibilidades de soluções imediatas. A combinação desses itens certamente deixará seu cliente mais satisfeito com o seu atendimento. Os chats podem ser grandes aliados na hora de aumentar a taxa de conversão dentro do seu site.

3. SMS marketing

O SMS marketing é uma boa solução para a empresa que deseja se comunicar com o seu consumidor de forma instantânea e com baixo custo. O uso de dispositivos móveis só aumenta em todo o país e as pessoas passam praticamente o dia inteiro com seus celulares no bolso. O SMS passou então a ser uma grande ferramenta de comunicação, atendimento e consolidação do cliente. A vantagem é que o seu cliente não precisa estar conectado à internet. Bastar ter um celular e uma cobertura de alguma operadora. O impacto positivo proveniente do uso de SMS marketing para uma empresa pode ser um grande negócio. Seu cliente se sentirá exclusivo e mais atraído por seu produto ou serviço, sua satisfação com o atendimento será maior e seu rendimento com a empresa também.

4. Atendimento via telefone

O famoso telemarketing continua sendo um dos maiores conversores de clientes. Apesar do surgimento de novas formas de comunicação e tecnologias, não podemos esquecer o uso dos telefones para abordar o consumidor. Além de ser mais pessoal, o telefone evita muitos ruídos na comunicação. Vale lembrar também que não são todos os clientes que gostam de se comunicar via SMS, e-mail e outras ferramentas digitais. Muitos ainda se sentem mais confiantes em conversas por telefone. O ideal é perguntar ao seu consumidor como ele quer ser abordado, assim você saberá qual a melhor forma de se comunicar com ele.

5. Crie empatia com seu cliente

Para isso, não precisamos do uso de tecnologias. A empatia é, segundo o dicionário, a aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende. Devemos praticar a empatia no momento de atendimento a um cliente. Com ela nos colocamos no lugar do nosso consumidor e captamos um pouco daquilo que ele espera do nosso atendimento. Esse é um dos grandes segredos dos melhores vendedores. A empatia nos leva a saber qual a expectativa envolvida no momento da venda.

Seja perspicaz e esteja sempre a frente do cliente. Entenda-o e faça o melhor para que o seu atendimento seja genuíno. Use das dicas acima e desenvolva novas formas de fazer com que seu contato com ele seja eficaz e totalmente proveitoso.

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Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

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