/ Controle Remoto

Você sabe como usar a área de trabalho remota? Aprenda agora mesmo

O trabalho remoto tem sido muito difundido entre empresas ao redor do Brasil. Essa é uma nova modalidade de trabalho que está ganhando espaço em diversos segmentos do mercado. Nesse sentido, saber como usar a área de trabalho remota é essencial para quem realiza o seu trabalho à distância.

Você realiza o seu trabalho remotamente? Você está buscando implementar o trabalho remoto na sua empresa? Você vai investir nesse modelo de trabalho para se desenvolver pessoal e profissionalmente?

Se você disse sim a pelo menos uma dessas perguntas, continue a leitura desse artigo. Ao final, você saberá a importância do trabalho remoto, o seu conceito e como usar a área de trabalho remota.O entendimento desses termos é essencial para que saibamos como usufruir ao máximo os benefícios do modelo de trabalho remoto. Vamos aprender mais?

Afinal, o que é trabalho remoto?

Para que você aprenda como usar a área de trabalho remota, você deve entender, primeiramente, o que é trabalho remoto, não é mesmo?

Se fôssemos falar o que é trabalho remoto literalmente, iríamos falar que é o trabalho realizado à distância. Simples assim.

Entretanto, sabemos que o conceito de o que é trabalho remoto tem uma abrangência maior que o seu significado literal.

O trabalho remoto não exige a presença física do colaborador dentro da empresa. Dessa forma, é possível que o profissional realize o seu trabalho em diferentes espaços.  

Assim, o trabalho remoto faz com que o profissional encontre grande liberdade para execução de suas tarefas.

Contudo, vale destacar, o trabalho remoto não exclui a necessidade de se realizar um trabalho em equipe.

O profissional que adere à essa modalidade de trabalho, continua, da mesma forma, sendo parte da empresa.

Ele não é um profissional autônomo que conta com as ferramentas para realizar suas tarefas como deseja, ou para se abster da participação na estratégia da empresa.

O profissional que faz trabalho remoto deve fazer parte de um time distribuído. Dessa forma, é possível aproveitar as vantagens do trabalho remoto sem perder os benefícios de uma equipe.

Assim, o trabalho remoto não é utilizado apenas por freelancers, mas por toda uma empresa pode fazer uso desta modalidade de trabalho.

Confira a importância do trabalho remoto

O trabalho remoto é resultado de muitas transformações que vivemos, principalmente a partir da Revolução Industrial.

A Revolução vivenciada foi essencial para o desenvolvimento de tecnologias que, hoje, são indispensáveis para a nossa vida cotidiana.

Contudo, o modelo de gestão hierarquizado que surgiu durante a Revolução Industrial já pode ser considerado obsoleto.

Vivenciamos, então, uma transformação digital que interfere diretamente como fazemos diversas atividades do nosso dia a dia.

Apesar da resistência de alguns empreendedores, novos modelos de gestão e novas formas de trabalho estão ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade.

Nesse sentido, o trabalho remoto tem sido importante porque possibilita uma gama de benefícios relevantes não apenas para o profissional, mas também para as empresas.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Vamos conferir, logo a seguir, alguns desses benefícios para o colaborador que adere ao trabalho remoto:

  • Mobilidade física;
  • Liberdade para construir sua própria carga horária;
  • Autonomia para realizar seu trabalho;
  • Maior qualidade de vida;
  • Possibilidade de investir em práticas mais saudáveis;
  • Melhor gestão de tempo;
  • Possibilidade de investir em outras especializações e estudos, visto que existe a mobilidade física;
  • Otimização do seu tempo;
  • Aumento da produtividade;
  • Entre outros.

Por outro lado, a empresa também sai ganhando com diversos benefícios quando possibilita o trabalho remoto aos seus colaboradores. Confira abaixo:

  • Melhor gestão dos seus colaboradores;
  • Redução expressiva de custos;
  • Melhores resultados;
  • Maior qualidade dos serviços
  • Maior satisfação de seus colaboradores;
  • Equipe mais engajada no propósito da organização;
  • Entre outros.

A nossa realidade de hoje é a conexão, é a autonomia, é a liberdade. O trabalho remoto possibilita tudo isso sem a perda de qualidade, pelo contrário, sabemos que o trabalho feito à distância pode ser cada vez melhor.

Mas então, provavelmente, você deve estar se perguntando: qual a relação dessa modalidade de trabalho com a área de trabalho remota? Continue a leitura e você saberá.

O que é a área de trabalho remota?

Agora que você já sabe o que é trabalho remoto, você podemos falar sobre a definição da área de trabalho remota.

De maneira direta, a área de trabalho remota é a maneira pela qual o trabalho à distância é possibilitado.

Assim, você pode acessar outro computador a partir do seu sem maiores dificuldades. Interessante, não é mesmo?O acesso remoto é feito através de redes privadas, o que chamamos de VPN - Virtual Private Network.

A área de trabalho remoto é o que vai possibilitar que isso aconteça no seu computador; para que você possa acessar outro.

Saber o que é área de trabalho remota é muito importante para aqueles profissionais que usam a modalidade de trabalho à distância.

Você tem interesse em saber como usar a área de trabalho remota? É o que vamos te ensinar logo a seguir.

Com usar a área de trabalho remota?

Você pode fazer uso da área de trabalho remota no seu computador Windows 10, ou no seu dispositivo Windows, Android ou iOS.

Como citamos anteriormente, a área de trabalho remota serve para se conectar a outro computador.

Nesse caso, é preciso configurar o computador ao qual você deseja se conectar. Sendo assim, busque as configurações desse computador e habilite a área de trabalho remota.

Esse computador, ao qual você quer se conectar, receberá um nome para futura conexão. É importante, então, que você guarde esse nome para usá-lo depois.

Posteriormente, no seu computador, que realizará o acesso remoto, precisará também ser configurado para que a conexão seja possibilitada.

No seu computador, basta acessar a “Conexão de Área de Trabalho Remota”, selecionar o computador desejado - utilizando o nome que destacamos que seria necessário guardar - e clicar em conectar.

Se você deseja acessar a área de trabalho remota de um outro dispositivo, é possível fazer download do aplicativo da área de trabalho remota e seguir as mesmas instruções.

A área de trabalho remota é uma das ferramentas mais eficazes para que o acesso remoto seja feito. Se você ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto, entre em contato conosco. Estamos à disposição para te ajudar!

CTA-DM-1-5

Célio Fabiano

Célio Fabiano

Co-fo & CEO da Desk Manager, acelerado com grande experiência na área de TI e Negócios, atuando a mais de 20 anos no mercado. Co-Fo & CEO da Keruak Software

Leia Mais