Aplicativo Chat - Integrado ao WhatsApp
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Aplicativo Chat - Integrado ao WhatsApp

Darliane Silva
Darliane Silva

Abril, 2021

Adicionar nome do solicitante na área de envio de mensagem

O recurso exibe o nome do usuário que está em atendimento com você WhatsApp, pela integração do Desk Manager.

Um recurso simples e importante, que ira exibir o nome do usuário, fazendo com que nem “sem querer” erre o nome.

Este recurso se tornou um padrão da integração e pode ser visualizado em qualquer atendimento que realize, conforme imagem:

Chat_nomeaosolicitante


Março, 2021

Histórico dos Chamados do Solicitante

Ao acessar uma conversa no Aplicativo Chat, você observa o histórico de chamados dos últimos 15 dias vinculados a este solicitante.

A idéia é que o operador tenha noção de como foram os atendimentos anteriores deste solicitante.

Ao acessar uma conversa do Aplicativo Chat Integrado com o WhatsApp em andamento, possui atalho para visualizar o histórico de chamados deste solicitante (em ordem de status, fazendo com que os cancelados e finalizados fiquem por último nesta lista).

Historico-de-Chamados-integracao-WhatsApp


Permitir o Bloqueio de Envio de Áudio e Vídeo

O recurso foi desenvolvido para adicionar bloqueios de Áudio, Vídeo, Imagem, PDF e outras Extensões. Desta forma, é possível configurar para que o cliente seja bloqueado para envio destes arquivos pelo chat. Ao enviar o arquivo que consta bloqueado, aparece uma frase padrão "gif file is not allowed", por exemplo.

Para um controle maior do que é enviado pelos solicitantes, onde você pode restringir conforme a sua necessidade.

A configuração do recurso é feita dentro de Configurações de Conversas → Aplicativo Painel, em Bloquear Extensão de Arquivos conforme imagem abaixo:

Bloqueio-Mensagem-Permissao


Bloqueio-Mensagem-Permissao2


Código dos Grupos de Atendimento do BOT

Quando o Solicitante envia uma mensagem para o número de WhatsApp integrado ao Desk Manager, é exibida uma mensagem com os códigos do grupos, para que ele escolha por qual quer ser atendido.

Anteriormente, eram exibidos os códigos originais fazendo com que números muito grandes fossem dados como opção para o usuário.

Agora, você consegue escolher quais números serão exibidos, fazendo referência ao grupo correto.

O ponto mais importante deste recurso é o fato de possibilitar a exibição das escolhas de grupo, assim melhorando a experiência do solicitante quanto a praticidade em chamar um atendimento.

Acesse o Aplicativo Painel → Configurações → Configurações de conversa.

Ao acessar o menu de configurações da conversa, vá até a opção "Avançado" e em "Grupos Personalizados".

Dentro desta caixa, você utilizará o código a seguir, para definir que os grupos assumam o código desejado.

Primeiro deverá preencher com o número de exibição que deseja: "1" depois, coloque o símbolo de "igual" e o código original do grupo: 000856.

Junte todos os códigos para ter a mensagem a seguir: 1=000856.

Veja a imagem a seguir, exemplificando:

Codigo-BOT


Diferenciar Chamados Recém Abertos para Chamados Transferidos

O recurso adiciona uma Tag de “novo” quando um atendimento foi aberto recentemente e não teve contato realizado com o solicitante e adiciona uma tag “transferência” quando o atendimento veio transferido de outro grupo.

Um recurso simples e importante, que ajuda a diferenciar de maneira mais simples os chamados que foram abertos direto para o Aplicativo Chamado Integrado com Whatsapp e os que foram transferidos.

Basicamente, uma tag identificará qual tipo de chamado está no seu grid.

Valide os dois tipos de tag a seguir:

tag conversa


tag conversa1


Contador de Áudio ou Cronômetro

Um cronômetro é exibido no momento da criação de um áudio via Aplicativo Chat na integração do WhatsApp.

Muitos poucos solicitantes sabiam que existia um tempo máximo para a produção do áudio, por isso resolvemos vincular esse timer no momento da gravação do áudio, para que o usuário pudesse se orientar de forma mais simples, sobre o tempo gasto em um áudio.

Acesse o Aplicativo Chat → Selecione a opção de enviar áudios para o cliente.

Neste momento um campo com timer será exibido e quando selecionar a opção de gravação, uma contagem regressiva sera exibida, conforme imagem:

cronometro


Opção para exibir Informações de Solicitantes

Incluímos um ícone em todas as conversas que ao clicar, exibirá os dados do solicitante e cliente vinculados ao atendimento.

Com o objetivo principal de criar um atalho as dados do usuário, o recurso chega para ajudar a encontrar de forma mais rápida e objetiva qualquer dado vinculado ao solicitante e empresa.

O funcionamento é simples, acesse a conversa e busque por este ícone:

informacoes solicitantes


Ao clicar nele, uma janela será aberta com os dados sobre o Solicitante e Cliente vinculado ao Atendimento, conforme imagem:

informacoes solicitantes1


Exibir atalho do WhatsApp no Portal do Cliente

Para clientes que utilizam o Chat integrado com o WhatsApp visualizar o ícone do WhatsApp no portal do solicitante para se iniciar uma conversa ficou mais fácil.

Através do portal do solicitante, é possível visualizar o recurso acessando o portal do solicitante de forma externa e interna.

portal externo


portal interno


Permissão para não contar horas nas interações

O recurso foi criado para desativar o cálculo das horas entre as interações.

Operações que fazem cobrança por franquia de horas, podem ter o seu fluxo prejudicado no WhatsApp pois ele ficará contando o tempo inteiro da interação neste primeiro momento.

Ao acessar as configurações de conversas no Aplicativo Painel, na aba avançado.

calculo de horas


Histórico de Chamados do Solicitante

O recurso agora trás a opção de ver os últimos 15 chamados do solicitante que iniciou o atendimento.

Para que o operador tenha acesso de forma mais rápida a todo o histórico, transportamos ele para dentro do Aplicativo Chat também!

Acesse o Aplicativo Chat → ir no ícone de “dados do cliente”, ao selecionar o ícone observe que no topo do menu existem duas opções, a primeira relacionada aos dados do cliente e a segunda relacionada ao histórico de chamados.

historico de chamados


Dezembro,2020

Permitir excluir um grupo do início de atendimento

Com a chegada do Aplicativo chat integrado ao WhatsApp, agora é possível definir os grupos que serão exibidos para o solicitante, que tenta gerar um atendimento via WhatsApp.

Personalizar quais grupos estão disponíveis para atendimento é primordial, por isso lançamos esta atualização, para que apenas os grupos que você definir, estarão disponíveis para escolha do solicitante que entra em contato via WhatsApp

Acesse: Aplicativo painel - Configuração de conversa.

Ao acessar o menu, você ira visualizar a informação “Grupos BOT”, que justamente define quais grupos estão disponíveis para a integração, desde que analistas desse grupo tenham licença de chat.

excluir-grupo-atendimento


Aplicativo chat: Slide show com suporte a áudio e vídeo

Agora no slide show do Desk Manager, haverá suporte para áudio e vídeo.

Como já sabem, com a chegada do Aplicativo chat integrado com WhatsApp, estamos optimizando o ambiente inteiro, isso inclui o slide show, que agora recebe esses formatos, facilitando a visualização dos dados no relatório.

A utilização é bem simples, basta acessar o slide show de qualquer relatório, que as informações que contenham “arquivos de vídeo” e “arquivos de áudio” se encontram lá!

Envio de e-mail

Habilita o campo de “envio de e-mail” para os chamados que são gerados a partir da integração com o Aplicativo Chat.

O recurso é importante, pois agora é possível fazer com que o envio do e-mail seja uma escolha para o operador que esta tratando o atendimento que chega na integração, o que torna a experiência de contato, bem mais agradável para ambos.

Apenas trouxemos o botão de “enviar e-mail do chamado para cliente‘ ao campo de finalização do chamado via Aplicativo Chat, como mostra o print abaixo.

Envio-de-e-mail-chat


Desativar o BOT

Permite desativar o bot do chat, não trazendo a exibição dos grupos para o solicitante escolher.

Em alguns ambientes, não existe a necessidade de escolher grupos, pois só trabalham com apenas um grupo de atendimento, por isso, ao desativar o BOT, o atendimento cai direto para os analistas deste grupo.

Acesse: Aplicativo painel → Configuração → Configuração de conversas e marcar o campo de BOT com “não”, conforme imagem:

desativar-bot


Suporte a MP4

Agora quando um solicitante encaminha um arquivo .mp4 via chat, o mesmo é exibido na tela do computador, assim como no WhatsApp

Com o objetivo de simular ainda mais a experiencia do WhatsApp, vinculamos o recurso que reproduz vídeos no Aplicativo chamado, e isso é super importante para a utilização do recurso.

Não existe segredo na utilização, todos os Gif´s, imagens e vídeos enviados, são exibidos na tela do atendimento, conforme imagem:

1chat-mp4


chat-mp4


Aba dinâmica - Conversas

Agora a aba de conversas no grid de chamados, ira trazer os chamados gerados pela integração com o WhatsApp e os chamados que tiveram conversas aplicadas a chamados em aberto.

Importante pois, reúne em apenas uma aba do sistema, todos os chamados associados ao Aplicativo chat integrado ao WhatsApp.

Clique no ícone de “Conversa” nas abas dinâmicas, que já serão exibidos todos os chamados em aberto que tenham conversas da integração com o WhatsApp.

aba-dinamica-1


Inserir comentário

Em conversas do Aplicativo chat integrado ao WhatsApp, agora será possível realizar um comentário para os operadores que tem acesso aquela conversa.

Com o objetivo de ajudar o operador na tratativa de um chamado, o comentário serve como uma luva, por isso vinculamos ele a nossa integração.

Acesse uma conversa em aberto realizada pela integração com o Whatsapp, e buscar o campo de “comentário”, conforme mostrado na imagem:

inserir-comentario


Indexar WhatsApp através de código de incorporação

Gerar um script para o solicitante possa colar em seu site/blog para chamar o WhatsApp.

Agora com a integração do Aplicativo chat integrado ao WhatsApp, é possível gerar um script em seu site, que permite o seu solicitante te chamar diretamente no WhatsApp pelo site. S

cript esse, criado pela Desk Manager, facilitando ainda mais a experiência do cliente.

Acesse: Aplicativo painel → Configuração → Configuração de conversa.

Após acessar o menu de configuração, vá ao ícone: “ </> ”, lá você encontrará o script que deverá sem aplicado ao seu site, conforme a imagem:

inserir-comentario


Lembrando que, você deve substituir o campo “seu número” pelo número da integração com o WhatsApp.

Desabilitar um usuário para abrir chamado pelo Aplicativo Chat na integração com WhatsApp

Na lista de spams no Aplicativo painel, é possível agora adicionar um numero para que ele não consiga abrir chamados pela integração com o WhatsApp.

Assim como liberar o acesso ao recurso, bloquear o mesmo para algum cliente também é importante, por isso criamos este recurso, com o objetivo de fazer com que alguns números não consigam acessar a integração.

Acesse: Aplicativo painel → Configurações → Lista de spam.

Para bloquear um número, basta clicar em criar e preencher o campo com o numero do solicitante que não poderá chamar na integração com a opção de “abertura” selecionada.

desabilitar-usuario-whatsapp


Criar TAG de grupos para o bot

O objetivo é criar uma tag chamada (grupos) onde o operador possa colocar na melhor área de sua frase customizada, sendo assim quando informada ela será substituída por informações geradas na hora, geralmente o número do grupo/nome do grupo (offline e estiver).

Com a tag de grupo, você personaliza ainda mais a mensagem de boas vindas ao solicitante que chega no Aplicativo chat integrado ao WhatsApp, por isso é um recurso importante a ponto de otimizar a experiência do usuário.

Acesse: Aplicativo painel → Configuração → Configuração de conversas

Conforme o print, você ira visualizar o campo de preenchimento para exibição da tag grupos, basta personalizar a mensagem como preferir e aplicar a tag no momento que quiser.

tag-para-bot


Atalho para frases prontas

Ao digitar no atendimento do Aplicativo chat integrado ao WhatsApp: /palavra o sistema irá buscar uma frase pronta que tenha a palavra escrita, assim você poderá aplicar a frase pronta na conversa com o Whatsapp.

Importante pois, é mais uma personalização para a utilização Aplicativo chat integrado ao WhatsApp.

Ao acessar uma conversa e digite “/palavra”, logo em seguida, uma pesquisa irá exibir as frases prontas que contenham tal palavra, conforme a imagem:

atalho-para-frase


BOT - Interagir em chamados abertos

Ao entrar em contato com um ambiente que tenha Aplicativo chat integrado ao WhatsApp o solicitante agora tem a opção de associar aquele chat, a um chamado que já esta em aberto.

Como sabem, o Aplicativo chat está em constante evolução, e não é de hoje que comento sobre recursos adicionais dele aqui, então já sabem que” quanto mais funcionalidades, melhor!” e é justamente por esse motivo que o recurso é importante. Personalizar a escolha do solicitante a ponto dele escolher iniciar o chat com o histórico de um chamado em aberto, é incrível!

A entrar em contato, uma lista com os chamados que ele possuí em aberto, será exibida, assim ele pode escolher interagir em um desses chamados, apenas digitando o número do chamado (O Desk identifica o solicitante com base no número que ele utiliza, portanto, deve ser cadastrado antes).

Caso o solicitante não queira interagir em um chamado já aberto, basta ele selecionar a opção de “gerar um novo chamado‘ e continuar o fluxo normal do atendimento.

Além disso, o recurso é configurável de acordo com o BOT, por isso, existe a opção de você desabilitar a escolha de chamados, e o solicitante ir direto para a escolha de grupos, conforme a imagem:

bot-interagir-com-chamados


Marcar primeiro atendimento WhatsApp do sistema

Quando um atendimento chega via integração com o Aplicativo chat integrado ao WhatsApp, o analista manda a primeira mensagem para o cliente é marcado o primeiro atendimento no SLA. Fazendo com que registre o "tempo de primeiro atendimento" de forma correta.

O recurso não é exibido de forma visual, é apenas uma atualização interna que melhora a experiência de utilização do Aplicativo chat integrado ao WhatsApp.



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