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Acesso remoto: o que é e porque utilizá-lo em outsourcing

O acesso remoto também pode ser entendido como uma conexão realizada à distância.

É uma tecnologia altamente eficaz, disseminada entre muitas empresas da atualidade que buscam expandir seus resultados mantendo a qualidade dos seus serviços e produtos oferecidos.

Saiba como o acesso remoto funciona

Basicamente, o acesso remoto acontece porque é possível acessar um servidor privado a partir de um outro computador que não está conectado , fisicamente, à rede.

Na prática, é o acesso remoto que permite que um técnico em informática entre no computador do seu cliente para solucionar um problema mesmo que esteja a quilômetros de distância.

É possível fazer vários tipos de alterações, edições e formatações com base na permissão do computador que está sendo acessado.

Uma das maneiras mais comuns de realizar o acesso remoto é através de uma VPN ( Rede Privada Virtual, tradução da sigla em português), que consiste em um "túnel" protegido online.

Através desse túnel é possível realizar o acesso com a segurança dos dados envolvidos.

Para criar uma VPN é necessário o fazer através de softwares. A popularização do acesso remoto tem sido tão crescente que programas para VPN possuem até mesmo versões para Android e IOS.

Para continuar sabendo mais sobre os benefícios que o acesso remoto pode trazer, continue lendo nosso artigo!

Por que utilizar o acesso remoto?

Com o avanço da computação em nuvem e dos SaaS, Softwares as a Service, controlar os computadores à distância se tornou muito mais vantajoso.

O suporte contínuo possibilitado pelo acesso remoto é muito importante diante dos imprevistos que podem acontecer com as máquinas que são parte essencial do trabalho de muitas empresas.

Seguem listados abaixo alguns dos benefícios para a empresa que utiliza essa tecnologia:

  • Redução de custos

O service desk é muito eficaz, por contar com um suporte completo em tecnologia de informação, mas também pode gerar muitos custos operacionais.

Trabalhar com o acesso remoto ajuda a minimizar esses custos, pois grande parte dos problemas podem ser resolvidos remotamente , sem a necessidade de um suporte presencial.

  • Facilidade de operação

A facilidade que o acesso remoto proporciona ao técnico que irá solucionar a questão é uma grande vantagem aliada ao monitoramento contínuo existente.

  • Aumento da produtividade

Quando algum problema acontece, o servidor fica fora do ar, por exemplo, os funcionários, muitas vezes, ficam sem poder dar continuidade às atividades que estão realizando.

A agilidade em solucionar problemas remotamente faz com que o suporte aconteça de imediato.

Essa agilidade do suporte é essencial para que as empresas continuem operando da melhor maneira, sem maiores problemas, aumentando a sua produtividade.

Entenda agora o que é outsourcing

Nós já falamos sobre acesso remoto , e agora vamos entender melhor o que é outsourcing e como utilizar dessa forma de acesso pode facilitar o funcionamento das empresas que seguem esse modelo.

Outsourcing, em essência, é uma terceirização. Quando se fala em terceirizar, logo pensamos em contratar pessoas de outras empresas para realizarem certos serviços.

Contudo, a maioria dos serviços que passam pela nossa cabeça que são terceirizados não influenciam diretamente no produto final que se vende.

Por exemplo, muitas empresas terceirizam serviços de limpeza, de transporte e logística. Os serviços de outsourcing são, diferentemente destes, ligados à estratégia e core business da empresa.

A ideia por trás da terceirização desses serviços-chave está no entendimento de que é melhor você focar naquilo que você sabe e transferir aquilo que você não tem domínio para quem tem a habilidade necessária.

Exemplos de serviços de outsourcing

Podemos citar como outsourcing a contratação de terceiros para lidar com os aspectos financeiros da empresa.

Antes, terceirizar a contabilidade era algo impensável para muitos empresários. Hoje é comum.

Outro exemplo seria a força de vendas e prospecção de clientes e os serviços relacionados à TI ( Tecnologia da Informação).

A área de Recursos Humanos e o próprio Planejamento Estratégico também são passíveis de outsourcing.

Mas como saber quando transferir alguns serviços da sua empresa para o modelo de outsourcing?

Aí vão 5 dicas importantes:

  1. Conheça o seu negócio: é necessário que você saiba quais são os processos críticos e gargalos que envolvem a sua produção. Dessa forma você poderá atuar de maneira mais incisiva em cima desses pontos de atenção;
  2. Identifique as oportunidades: saiba quais processos precisam, obrigatoriamente, serem realizados pela sua organização e quais podem ser desenvolvidos por profissionais específicos;
  3. Selecione o fornecedor: é importante buscar referências na hora de contratar; seguir indicações de pessoas confiáveis é um bom caminho;
  4. Prepare a transição: se a área da empresa que for adotar o outsourcing já existe, certifique-se de comunicar a equipe com antecedência e verifique quais talentos podem ser aproveitados;
  5. Acompanhe o desempenho: não é só porque você adotou o modelo de outsourcing na sua empresa que você não vai acompanhar o que está acontecendo.

É importante enxergar esse modelo de serviço como uma parceria estratégica que deve ser monitorada constantemente.

Então, qual é a relação entre outsourcing e acesso remoto?

Agora que sabemos o que é acesso remoto e o que é outsourcing, podemos relacionar esses dois conceitos a partir dos benefícios que suas práticas nos dão como retorno.

O acesso remoto oferece uma velocidade satisfatória na resolução de problemas, o que acaba sendo interessante para toda empresa de outsourcing.

Os clientes que buscam o outsourcing de alguns serviços estão interessados em ter seus negócios, não importando qual parte tenha sido adaptada, geridos da melhor maneira.

A flexibilidade que o acesso remoto proporciona faz com que os acontecimentos na empresa fluam de forma mais eficaz a caminho dos resultados almejados.

Além disso, o modelo de outsourcing é crescente na atualidade. Muitas empresas já o utilizam como forma de aumentar a produtividade de determinadas áreas.

Contratar empresas que oferecem serviços de outsourcing a partir do acesso remoto é uma ótima forma de potencializar os resultados do seu negócio, pois você divide a responsabilidade das áreas estratégicas estratégias com profissionais experts no assunto, melhorando seus resultados.

Interessante, não é? Agora que você já sabe as vantagens do acesso remoto , aprenda como fidelizar os seus clientes de serviços no nosso artigo sobre o assunto. Como fidelizar clientes de serviços: Aprenda em 5 passos infalíveis!

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Fabio Teles

Fabio Teles

Faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI em suas mais variadas formas. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights

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