/ Atendimento

Veja como o mundo já faz parte da comunidade do Acesso Remoto

As empresas estão cada vez mais melhorando os seus processos e passando para as equipes de colaboradores as melhores práticas para a gestão do negócio. Os recursos tecnológicos devem ser utilizados da melhor forma possível e serem um aliado em um mercado tão competitivo. Algumas empresas estão se utilizando de uma forma diferente de trabalhar, que é pelo acesso remoto. Essa é uma prática bastante utilizada para diversas atividades, para se conectar a localidades remotas, dar suporte a clientes externos, possibilitar as conexões de clientes e parceiros e etc.

Muitas implantam a chamada “virtual private network” ou VPN, para que o acesso seja feito de forma em que os dados trocados sejam feitos através de criptografia, e que se mantenham seguros. Quando ele se conecta à empresa através da VPN, ele tem acesso as pastas, arquivos, softwares e etc; é como se de fato ele estivesse no local, nas dependências da empresa.

Conheça mais sobre o VPN

A implementação de VPN deve ser feita preferencialmente por um profissional especializado, para que não tenham gargalos na conexão, além do quê, ela deve ser configurada em um equipamento de borda, como um roteador ou firewall. Mas o acesso remoto não precisa ser feito só por esse método, existem programas que facilitam a conexão remota, muitos deles só precisam ser executados.

Com o uso do acesso remoto, algumas empresas estão se utilizando de uma forma diferente de trabalhar, que é o tão comentado “Home Office” ou escritório em casa em tradução livre. Essa é uma prática largamente utilizada em países da América do Norte e Europa, e consiste no colaborador trabalhar em casa, ou seja, ele atende os clientes, cria relatórios, resolve incidentes, responde e-mails em sua própria casa.

É uma modalidade que está ganhando um certo público no Brasil, principalmente na iniciativa privada. Mas também existem os casos onde a empresa já tem toda a sua infra-estrutura na web, e todo o acesso é feito através de um navegador (browser).

Podemos observar que através do home office, tanto os patrões como os empregados tem diversas vantagens, vamos a algumas delas:

Não há a necessidade de tanto espaço físico, já que o empregado não fica nas dependências da empresa;

Não se perde tempo com deslocamento;

O colaborador, segundo as pesquisas, consegue produzir mais;

O nível de estresse diminui;

A produtividade aumenta pois o colaborador fica mais a vontade na sua casa.

Dicas para Home Office

Deve-se ter um planejamento especifico antes de se implantar esse método de trabalho no negócio, já que os funcionários ficaram em tese, fora do alcance de um gestor. Deve-se traçar metas bem estabelecidas e criar métodos de controle, para que o colaborador de fato trabalhe.

Da parte do empregado, ele deve se manter concentrado e não deixar com que os afazeres de casa tomem o seu tempo, deve ser criado um espaço adequado para o trabalho, como um escritório, sem distrações, além de se ter equipamentos adequados, para que nenhum imprevisto técnico atrapalhe o bom andamento do trabalho.

Alguns especialistas dizem que o funcionário deve inclusive se vestir como se fosse a um dia de trabalho no escritório, tudo para manter o foco.

Os resultados são tão positivos que o Home Office está se tornando uma realidade inclusive no setor publico. Muitos órgãos e entidades do governo estão disponibilizando para os seus servidores o home office, para manter uma alta produtividade com um trabalho de qualidade.

Já que você conheceu as principais características e vantagens que o acesso remoto pode trazer para a sua empresa, e que o home office pode ser suportado por essa tecnologia, acesse nossa páginae conheça outros artigos como este!

CTA-DM-1-5

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

Leia Mais