/ Serviços

4 vantagens em terceirizar os serviços de TI da sua empresa

Um dos assuntos em pauta na gestão empresarial de micro e pequenas empresas atualmente é a terceirização dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) nas empresas. Por que os empresários começaram a pensar nesse assunto?

Quando a preocupação com serviços que deveriam ser realizados por técnicos de TI é maior do que o foco nas principais atividades do negócio, a empresa perde recursos e tempo com atividades que poderiam ser terceirizadas.

Terceirizar os serviços de TI é uma solução estratégica que gera diversas vantagens e benefícios para as empresas. Confira a seguir como aumentar o desempenho dos seus colaboradores e multiplicar os lucros do seu negócio com a terceirização dos serviços de TI.

  • Redução de custos

Mesmo em micro e pequenas empresas, ter uma equipe de TI é essencial para o sucesso do negócio. Por outro lado, manter um analista de negócios em TI é inviável para as MPEs. Sem contar que existem muitas especialidades dentro da Tecnologia da Informação. Contudo, terceirizar esse setor da sua empresa traz redução de custos com folha de pagamento e facilita o alcance do retorno do investimento. A terceirização fará sentido em longo prazo.

  • Gestão eficiente do negócio

A missão é focar nas atividades da empresa. Ter o seu negócio alinhado com a TI gera economia e e vantagens em relação aos concorrentes. Dedicar tempo de membros da sua equipe para criar e manter soluções de informática é um desperdício de recursos. Enquanto seus funcionários estão distraídos tentando fazer um download de um programa que gera arquivo PDF, por exemplo, os colaboradores do seu concorrente, que tem serviço de TI terceirizado, estão atendendo de dois a três clientes.

  • Facilidade para gerir os recursos de TI

Manter um inventário dos equipamentos de um escritório com cinco computadores pode parecer desnecessário, se levar em conta a quantidade. Porém, se você pensar no requisito software, licenças de uso e atualização de hardware, faz totalmente sentido.Ter o conhecimento da demanda de processamento e aplicativos é essencial para a melhoria contínua dos processos de sua empresa, por exemplo.

  • Redução de riscos e falhas

Para garantir a qualidade de seus serviços e produtos, é necessário que seus equipamentos tenham alta disponibilidade. Terceirizar sua infraestrutura faz com que sua empresa transfira o risco para o seu prestador de serviços. Em contrato, ele deve especificar qual o tempo máximo para correção de problemas, documento conhecido como Acordo de Nível de Serviço (ANS).

Como você pode perceber, a terceirização de serviços de TI é fundamental para pequenas e microempresas, pois o negócio permanece focado na atividade principal, otimizando os recursos e o tempo colaboradores, e transferindo as funções relacionadas à tecnologia aos técnicos especializados. Você pensa em contratar serviços terceirizados de TI? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Rafael Fialho Teixeira

Rafael Fialho Teixeira

Atua há mais de 5 anos na área de Negócios da Desk Manager Software. Formado em TI e especializado em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success.

Leia Mais